Com golaço de Martinez, Náutico derrota o Bahia por 1 a 0 , veja o golaço de Martinez

Timbu só consegue marcar perto do fim do jogo, aos 42 minutos, com chute do “meio da rua” do volante

Náutico e Bahia fizeram jogo equlibrado, mas Timbu foi premiado no final | Aldo Carneiro/Pernambuco Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Náutico fez mais uma vítima no "caldeirão dos Aflitos" ao vencer o Bahia por 1 a 0 em casa na noite deste sábado. O Timbu não mostrou o mesmo futebol arrasador do último jogo, quando venceu fácil o São Paulo diante do torcedor alvirrubro, mas teve gás suficiente para garantir outra vitória e passar de 20 para 23 pontos no Brasileirão. A vitória pernambucana ocorreu graças ao volante Martinez, que arriscou de fora da área e surpreendeu o goleiro Marcelo Lomba no fim da partida.

O Bahia bem que tentou aproveitar o fato do Náutico jogar desfalcado de cinco jogadores para conseguir uma inédita segunda vitória consecutiva no Brasileirão, mas foi impedido. Com a derrota, o clube segue com 16 pontos e pode cair para a zona de rebaixamento no complemento da rodada neste domingo. A equipe atualmente está na 15ª colocação. O público presente à partida foi de 14.358 pessoas.

- Estava com dor e ia sair, mas escutar a torcida gritando o nosso nome não tem preço - disse Martinez, o autor do gol alvirrubro.

Na próxima rodada, o Náutico jogará fora de casa, mas não sairá do Recife. O Timbu iré encarar o Sport na Ilha do Retiro no dia 26 às 18h30m. Pela frente, os alvirrubros terão o rival comandado pelo técnico Waldemar Lemos. O treinador, que dirigiu o Náutico no Pernambucano, estreará no Leão.

Já o Bahia, depois de jogar em Campinas (contra a Ponte Preta) e o Náutico, voltará ao estádio Pituaçu. Também no domingo às 18h30m, os baianos irão receber o Atlético-GO, atualmente o vice-lanterna do Brasileirão com 12 pontos.

Jogo equilibrado nos Aflitos

Náutico e Bahia entraram em campo com desfalques. O Timbu pisou no gramado dos Aflitos sem cinco jogadores considerados titulares (Kieza, Souza, Elicarlos, Patric e Ronaldo Alves) e promoveu a estreia de dois reforços: Dadá e Rogerinho. O Bahia, por sua vez, estava sem Zé Roberto e sem o técnico Caio Júnior no banco de reservas. Comandado pelo auxiliar Eduardo Barroca, o tricolor baiano começou a partida fechado e sem dar muitas opções de ataque aos donos da casa.

O ferrolho montado pelo Bahia deu certo e até os seis minutos, mesmo com o apoio da torcida, o Náutico ainda não havia chegado ao ataque. O primeiro chute a gol foi dos visitantes com Hélder, mas a bola passou longe do gol de Gideão. Na sequência da jogada, Rhayner respondeu pelo lado dos alvirrubros, mas também sem perigo. Um minuto depois foi o estreante Rogerinho, em cobrança de falta, que obrigou o goleiro Marcelo Lomba afastar o perigo com um soco na bola.

Após os dez minutos, o jogo caiu de qualidade, com as equipes mantendo o mesmo equilíbrio. Os principais lances de chutes a gol saíram de bolas paradas, em cobranças de falta. Os chutes, no entanto, não chegaram nem perto de assustar os goleiros adversários. Com dificuldades para imprimir velocidade, o Náutico passou por um sufoco aos 18 minutos quando Souza apareceu sozinho diante de Gideão, mas o juiz assinalou impedimento.

O Bahia voltou a assustar aos 25 minutos, com Gabriel. O volante Martinez falhou na saída de bola, o camisa 1 do Tricolor de Aço se aproveitou do vacilo pelo lado esquerdo, avançou para ficar cara a cara com Gideão e finalizou errado. Até então essa foi a chance de gol mais clara da partida nos Aflitos. O troco do Náutico veio com Rhayner aos 30 minutos. Ele pegou a bola no meio-campo, saiu costurando os adversários e arriscou, mas o chute esbarrou no goleiro Marcelo Lomba.

Depois desse lance, o jogo voltou a ficar equilibrado. Aproveitando-se dos erros na saída de bola do Náutico, o Bahia rondou a área adversária com perigo. Em um dos lances, já perto do apito final, o goleiro Gideão precisou sair da área e ir até à intermediária para evitar que Souza se aproveitasse de uma sobra e abrisse o placar. Em compensação, à miníma postura ofensiva dos visitantes, o Timbu respondia com alguns contra-ataques. No final das contas, o placa seguiu inalterado.

Prêmio pela ousadia

A segunda etapa começou para o Náutico com a mesma formação do primeiro tempo. Já o Bahia tirou o Hélder para a entrada do meia Lulinha, procurando uma postura mais ofensiva. A alteração quase surtiu efeito logo aos dois minutos quando o tricolor assustou o Timbu em uma cobrança de falta que só não terminou em gol graças a uma excelente defesa de Gideão.

O goleiro do Náutico voltaria a aparecer em outros momentos do jogo. Aos seis minutos, ele precisou sair novamente da área e trocar as mãos pelos pés para afastar o perigo. O técnico Alexandre Gallo sentiu o bom momento do Bahia e promoveu mudanças no time para tentar ajustar os setores defensivos e de ataque. Rogerinho deu lugar a Lúcio e Kim saiu para a entrada de Rico.

As mudanças deram um pouco mais de velocidade ao Náutico, mas o time não conseguia chegar de maneira organizada ao ataque. O Bahia seguia empreendendo contra-ataques e dando calafrios na torcida alvirrubra. Aos 34, minutos, no entanto, quase os donos da casa abrem o placar em uma jogada inusitada. Victor Lemos tentou tirar a bola da área, mas a pelota resvalou em Rhayner e encobriu o goleiro Marcelo Lomba, já "vendido" no lance. Para sorte dos baianos, a bola morreu nas redes, mas pelo alto e pelo lado de fora.

Aos 39 minutos, o Náutico fez uma blitz na área do Bahia e teve diversas chances de abrir o placar com Araújo, Rhayner, Martinez e Araújo. Apesar do vacilo da zaga baiana, faltou objetividade aos alvirrubros mesmo com a bola sobrando livre no campo de defesa adversário. Aos 42 minutos, Martinez resolveu arriscar de fora da área e foi recompensado pela ousadia. O chute venceu o goleiro Marcelo Lomba e alcançou o ângulo do tricolor baiano para alegria dos cerca de 14 mil torcedores que foram aos Aflitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES