Com nova série invicta, Palmeiras vive melhor fase com Abel Ferreira

Na atual sequência invicta, um detalhe chama a atenção: exceto pelo jogo com o Athletico-PR, pela ida da Recopa

Com nova série invicta, Palmeiras vive melhor fase com Abel Ferreira | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

DIEGO IWATA LIMA

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

O Palmeiras pode chegar nesta quarta-feira (18), contra o Emelec, a 11 partidas de invencibilidade. O jogo acontece às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, e é válido pela quinta rodada da fase de grupos Copa Libertadores. Se o elenco palmeirense vencer e Flamengo, Estudiantes (ARG) e River Plate (ARG) perderem pontos até o fim da rodada, na quinta-feira (19), o clube alviverde já garante a melhor campanha da fase de grupos da atual edição da Libertadores, sua meta. Uma marca que seria o toque na final da série que já configura o melhor momento do time comando por Abel Ferreira.

O mês é maio, e o Palmeiras só foi derrotado três vezes no ano. Se levado em conta que o revés na prorrogação da final do Mundial de Clubes vale pela temporada 2021, foram apenas duas: São Paulo, na primeira partida da final do Campeonato Paulista(1 a 3), e Ceará, na estreia neste Campeonato Brasileiro (2 a 3).

Esta é a segunda longa sequência invicta do Palmeiras no ano. Justamente entre o jogo com o Chelsea e a partida com o São Paulo, houve 12 jogos em que o time alviverde deixou o campo sem ser derrotado.

A queda diante do clube inglês, aliás, também interrompeu outra série longeva, de dez jogos, iniciada no confronto com o Atlético-MG, pelo Brasileiro de 2021, no empate por 2 a 2 dos reservas contra o então futuro campeão do torneio, em 23 de novembro.

A sequência passou pela final da Libertadores, quatro dias depois -2 a 1 sobre o Flamengo, em Montevidéu (Uruguai). E sobreviveu aos três jogos com atletas da base, que encerram o Brasileiro, e terminou a três minutos do fim da prorrogação da decisão em Abu Dhabi, em 12 de fevereiro.

Crédito: Cesar Greco / Agência Palmeiras 

Na atual sequência invicta, um detalhe chama a atenção: exceto pelo jogo com o Athletico-PR, pela ida da Recopa, que terminou empatado em 2 a 2, o Palmeiras venceu todos os jogos em que anotou gols na primeira etapa. Isso se explica por dois motivos em especial.

Na estratégia de jogo de Abel Ferreira, é recorrente o Palmeiras iniciar as partidas apertando o time adversário, com marcação alta e pressão intensa em caso de perda de bola, com o objetivo de abrir o placar.

Sair na frente dá ao time duas vantagens competitivas. A primeira delas é trabalhar melhor a alternância dentro do confronto, ditar o momento de se compactar mais e adotar um jogo de transição -além, é claro, de forçar o time adversário a ter de se expor mais defensivamente ao adotar uma postura em prol do empate.

A outra é correlata dessa primeira: dosar melhor os recursos físicos dos jogadores. Abel não deixa jamais de fazer as cinco substituições a que tem direito nas partidas, com o objetivo de descansar jogadores, em especial suas peças de ataque, muito exigidas no esquema de jogo do Palmeiras.

Com um gol já na primeira etapa, a chance de o Palmeiras chegar ao quarto final do jogo à frente no placar é maior, e Abel pode sacar Rony, Dudu, Scarpa e ou Veron com menos preocupação de ter de fazer um resultado prescindindo de seus principais jogadores de frente.

Para a partida desta quarta-feira, a tendência é que Abel aproveite o bom posicionamento do Palmeiras no Grupo A e mande a campo um time alternativo, preservando nomes importantes. O time alviverde tem como ausências confirmadas o lateral-direito Mayke e o lateral-esquerdo Piquerez, que se recuperam de lesões, o zagueiro Luan e o atacante Gabriel Veron, que já participam de treinos com a equipe, mas devem continuar em transição física. Em compensação, o atacante Wesley, afastado nas últimas semanas após diagnóstico positivo de Covid-19, está de volta ao time. Com isso, uma provável escalação do Palmeiras tem: Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Gustavo Gómez e Jorge; Gabriel Menino (Danilo), Atuesta e Gustavo Scarpa; Breno Lopes, Wesley e Rafael Navarro.

O Emelec, por sua vez, chega a partida em segundo lugar no Grupo A, com cinco pontos -somente um a mais do que Deportivo Táchira-, e busca manter sua posição para garantir vaga na próxima fase da Libertadores. O técnico Ismael Rescalvo não poderá contar com Joao Rojas, Bruno Pittón e Aníbal Leguizamón, que ainda se recuperam de lesões, e deve ia campo inicialmente com: Pedro Ortíz; Romario Caicedo, Joel Quintero, Eddie Guevara e Jackson Rodríguez; Bryan Carabalí, Dixon Arroyo, Sebastián Rodriguez e Alexis Zapata; José Francisco Cevallos e Alejandro Cabeza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES