Com resposta da Fifa, CBF vê tema VAR superado

a visão na CBF é que pelo menos valeu a pena marcar posição

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da carta enviada pela Fifa, na qual a organizadora da Copa do Mundo nega o fornecimento dos arquivos de conversa entre os árbitros de vídeo e de campo no empate, a CBF trata o assunto como encerrado nos bastidor político do Mundial.

Ainda que o resultado não tenha sido o esperado - a obtenção do conteúdo e uma admissão da Fifa de que os erros contra o Brasil ocorreram -, a visão na CBF é que pelo menos valeu a pena marcar posição institucionalmente.

Em documento assinado pelo chefe de delegação do Brasil e futuro presidente da CBF, Rogério Caboclo, a entidade pontuou o entendimento de que houve erro de interpretação em dois lances contra os suíços - empurrão em Miranda no gol de Zuber e pênalti sobre Gabriel Jesus -, solicitando ainda a gravação das conversas entre a equipe de arbitragem.

Pierluigi Collina, chefe do comitê de arbitragem da Fifa, e Zvonomir Boban, secretário-geral adjunto da mesma entidade, enviaram a resposta na qual citam o acordo feito antes do Mundial de que as interações entre a turma do campo e do vídeo não seriam divulgadas. Os dirigentes da Fifa acrescentam que o árbitro de vídeo tem como intuito evitar "erros claros e óbvios" e "sérios incidentes". Desta forma, a Fifa indica que o que aconteceu no jogo do Brasil não se enquadra nesse quesito.

Sem querer se alongar no tema nos bastidores, a CBF ficou satisfeita por ter encontrado algumas vozes de apoio entre outros cartolas. Apesar da reclamação da arbitragem, há, sim, o entendimento de que o time de Tite ficou devendo no primeiro jogo em solo russo. O próprio treinador admitiu a decepção após a partida e, indagado, reforçou a leitura de que viu falta no lance do gol da Suíça.

Com o episódio superado, o Brasil pelo menos conseguiu, entende a CBF, chamar a atenção para a necessidade de uso devido do VAR. Mas o foco principal agora passa a ser o confronto de sexta-feira, contra a Costa Rica, em São Petersburgo. A vitória é uma necessidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES