Com roupa nova, Flamengo bate o Bahia com gol de Hernane e sobe mais uma posição no Z-4

Rubro-Negro faz 2 a 1 no Maracanã e amplia vantagem para zona antes de fazer dois jogos fora. Tricolor pode terminar rodada perto da degola

Hernane marcou seu 11º gol em 11 jogos no novo Maracanã | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A torcida do Flamengo já pensava na maldição do terceiro uniforme e seu péssimo retrospecto na história - três vitórias em 23 partidas. Mas Hernane mais uma vez mostrou estrela. O artilheiro do novo Maracanã fez um gol salvador aos 40 minutos do segundo tempo - o seu 11º em 11 jogos no estádio - e ajudou o Rubro-Negro a derrotar o Bahia por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, pela 29ª rodada do Brasileiro. Quem também garantiu o resultado foi Felipe, autor de duas defesas salvadoras, uma no último lance do jogo. Paulinho também deixou a sua marca, enquanto Fernandão descontou para o Tricolor. O Maracanã recebeu 8.474 pagantes (12.443 presentes), com uma renda de R$ 361.830.

Pela primeira vez o técnico Jayme de Almeida ouviu os gritos de "burro" da arquibancada ao usar sua última substituição, quando o jogo estava empatado por 1 a 1, para colocar Val no lugar de Elias. O escolhido para entrar seria Rafinha, mas o camisa 8, exausto, pediu para sair. A reclamação durou pouco tempo, menos de dois minutos, até o Brocador fazer seu 13º gol na competição e abraçar Jayme na comemoração.

- Esse gol sem dúvida foi o mais importante para mim, estávamos numa situação difícil. Fiz o gol quando a torcida vaiava o professor Jayme e por isso fui comemorar com ele. O jogo foi muito difícil, sentimos o cansaço, mas o importante é a vitória - afirmou Hernane.

O Bahia poderia ter saído do Maracanã com um resultado melhor, mas a estratégia ofensiva de Cristóvão Borges - depois de perder Wallyson, contundido - não soube explorar a pouca velocidade de André Santos. O jogador foi improvisado na lateral esquerda do Flamengo ainda no primeiro tempo, após a lesão de João Paulo. Quando caiu pelo setor, Wiliam Barbio ganhou fácil do rubro-negro na velocidade, mas o atacante foi mantido do lado aposto do campo para ajudar na marcação.

Com o resultado, o Flamengo subiu para nono lugar com 40 pontos e abriu oito para a zona da degola. Já o Bahia permaneceu com 36 e pode terminar a rodada só dois pontos à frente do Z-4, caso o Vasco derrote o Goiás, nesta quinta-feira, em Macaé. Na próxima rodada, o Flamengo visita o Atlético-MG no domingo, às 16h (de Brasília), no Independência. No mesmo dia e horário, o Bahia recebe o São Paulo, na Fonte Nova.

Lesões atrapalham planos de Fla e Bahia

O Fla de preto apostou na posse de bola: chegou a ter 63% do controle do jogo no primeiro tempo, mas não transformou o domínio em resutado. Com Hernane preso no meio de Lucas Fonseca e Titi, Paulinho era quem aparecia na área para finalizar, mas ora faltava força no chute, ora carecia de pontaria. Já o Bahia jogava suas fichas na velocidade do contra-ataque, com Wallyson e Wiliam Barbio aberto pelas pontas. Foi assim que o segundo teve a melhor chance da etapa: em arrancada desde o campo de defesa, ganhou de Amaral, tabelou com Hélder e saiu na cara de Felipe, mas concluiu em cima do goleiro. O jogo ainda ganhava emoção quando as duas equipes sofreram baixas, antes da metade dos 25 minutos.

O rubro-negro João Paulo sentiu o joelho em dividida com Madson e obrigou Jayme de Almeida - que geralmente só mexe na equipe na metade do segundo tempo e às vezes nem faz as três substituições - a queimar logo de cara uma alteração. Luiz Antonio entrou. Já do lado tricolor, a surpresa Wallyson só teve 22 minutos em campo até sair com dores na coxa para dar vaga a Marquinhos Gabriel. A mudança foi mais prejudicial ao Fla: deslocado para a lateral, André Santos sentiu a falta de velocidade e foi obrigado a parar Barbio com infração. Cristóvão Borges só parecia em dúvida se invertia o veloz atacante para as costas de André Santos ou continuava com ele para ajudar a defesa pelo lado esquerdo.

Ex-rubro-negros viram carrascos, mas Hernane salva o Fla

Para o segundo tempo, Cristóvão optou por manter Barbio na esquerda. Jayme, insatisfeito com o desempenho, mexeu de novo no intervalo, dessa vez por opção tática. Gabriel entrou no lugar de um apagado Carlos Eduardo e passou a dar mais opção pela esquerda. Mas foi quando André Santos chegou à linha de fundo que o gol saiu. Relembrando os velhos tempos de lateral - e sem se preocupar com Barbio, do lado oposto do campo -, o camisa 27 cruzou na medida para Paulinho. E se o atacante estava mal com os pés, usou a cabeça para fazer 1 a 0.

Gabriel irritou a torcida ao sair no mano a mano num contra-ataque e ser desarmado por Feijão. Quando os torcedores do Fla se mostravam confiantes na vitória e pediam até pela entrada de Obina no rival, outros ex-rubro-negros viraram carrascos. Barbio deu lugar a Souza, que rolou para a pancada de Fernandão no ângulo: 1 a 1. Cristóvão resolveu arriscar e sacou Hélder para a entrada de Anderson Talisca. Já os flamenguistas gritaram "burro" para seu treinador, que promoveu a entrada de Val.

Com Paulinho exausto e sem fôlego na frente, a esperança rubro-negra recaiu sobre Hernane, que vinha tendo uma atuação discreta com só duas finalizações. Na melhor delas, viu a bola bater nas duas traves. Mas, aos 40 minutos, a dobradinha do artilheiro com Léo Moura voltou a funcionar: o lateral foi ao fundo, cruzou por baixo, e o Brocador empurrou para a rede. No último lance do jogo, Felipe defendeu uma bomba de Raul e garantiu a sofrida vitória.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES