Com título no futebol, Brasil bate recorde de ouro em uma olimpíada

Essa edição olímpica foi a que mais subiu ao pódio em olimpíadas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A medalha de ouro conquistada pelo futebol masculino neste sábado (20)  fez o Brasil quebrar recorde: a Rio-2016 é a edição olímpica em que o país subiu mais vezes ao topo do pódio na história dos Jogos. Foram seis vezes, e a marca anterior, de Atenas-2004, era de cinco títulos.

Além da seleção do técnico Micale e do capitão Neymar, a judoca Rafaela Silva, o pugilista Robson Conceição, o saltador Thiago Braz, a dupla de vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt e a dupla de velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze também levaram ouros no Rio.

A atual edição olímpica, ademais, agora é oficialmente a que o Brasil mais conquistou medalhas, também considerando pratas e bronzes – são 17 conquistas, o mesmo que em Londres-2012. Vale lembrar: o vôlei de quadra masculino está na final, a ser disputada na tarde do próximo domingo (20), e tem medalha garantida. O número chegará a 18, portanto, e a marca será superada.

A sede de bater desempenho da edição anteriores não é novidade. Na história, o contrário aconteceu apenas três vezes: EUA (101 medalhas em Atlanta-1996 contra 108 de Barcelona-1992), Finlândia (24 em Londres-1948 e 22 em Helsinque-1952) e França (42 na Antuérpia-1920 e 41 em Paris-1924).

A “fórmula do sucesso” para o Brasil o aumento de modalidades em que seus representantes subiram no pódio. Pela primeira vez, o número de esportes com medalhistas olímpicos chegou aos dois dígitos.

O futebol masculino foi o décimo esporte a “medalhar” no Rio: antes, canoagem de velocidade (com Isaquias Queiroz e Eron), atletismo (Thiago Braz), vôlei de praia (Alison/Bruno e Agatha/Bárbara), boxe (Róbson Conceição), ginástica (Arthur Zanetti, Diego Hypólito e Arthur Nory), judô (Rafaela Silva, Rafael Silva e Mayra Aguiar), maratona aquática (Poliana Okimoto), vela (Martine Grael e Kahena Kunze) e tiro (Felipe Wu) foram ao pódio. Com o vôlei masculino de Bernardinho, chegará a 11.

Quando o Comitê Olímpico do Brasil (COB) fizer o balanço dos Jogos, as quebras de recorde deverão ser comemoradas. Deve-se lembrar, no entanto, que a meta estipulada pelo próprio comitê dificilmente será batida. A ideia era ficar entre os 10 do quadro de medalhas por total de medalhas.

Neste momento, o país é o 15º na soma de pódios. E só conseguirá entrar no top 10 se ganhar medalha em praticamente todas as modalidades que disputar neste sábado e domingo. São disputas no taekwondo, 4x400 m no atletismo e na maratona.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES