Começa a cerimônia de abertura do Pan no Rio de Janeiro

Começa a cerimônia de abertura do Pan no Rio de Janeiro

Começa a cerimônia de abertura do Pan no Rio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Come?ou ?s 17h58 a cerim?nia de abertura dos Jogos Pan-americanos no Maracan?, na Zona Norte do Rio. Ao ser anunciado o nome do presidente Luiz Inacio Lula da Sulva, houve vaia.

Foram chamados 4,5 mil volunt?rios, entre dan?arinos e m?sicos, que foram ensaiados pelos core?grafos brasileiros Renato Vieira, Carlota Portela e Lola Gabriel e pelos americanos Bryn Walters e Doug Jack.

O presidente Luiz In?cio Lula da Silva est? no est?dio acompanhando a cerim?nia, junto com outros chefes de estado, e o prefeito C?sar Maia, o governador de S?o Paulo Jos? Serra, de S?o Paulo e o ministro dos Esportes, Orlando Silva. Cerca de 90 mil pessoas assistem ao espet?culo. A seguran?a no est?dio foi feita com 112 detectores de metais, al?m de aparelhos de raio-x.

A Cerim?nia

O show ter? 5,365 mil fantasias completas de 56 modelos diferentes e 155 alegorias em 24 modelos. Ser?o mil luzes movidas por computador e 11 mil disparos de fogos de artif?cio de 127 pontos. Atletas de 41 esportes desfilar?o na cerim?nia. A comiss?o Argentina ser? a primeira a desfilar, por ter sido a primeira sede dos Jogos, em 1951. Depois o desfile seguir? a ordem alfab?tica, sem o Brasil, que ser? o ?ltimo no desfile.

O Palco e Figurino

O palco da abertura do Pan tem uma base estrutural com o formato helicoidal (caracol). Com a ajuda c?nica de luzes, o palco vai assumir outras formas no espet?culo. O cen?grafo e designer Luiz Stein, diretor art?stico da cerim?nia, ? um dos envolvidos na cria??o da base, que tem diversas rampas para a performance dos bailarinos. S?o 28m de di?metro por 5m de altura.

As cores da bandeira brasileira s?o destaque no figurino da abertura do Pan tanto para os bailarinos quanto para os atletas. Os uniformes da delega??o brasileira s?o ?bem brasileiros?. As cores predominantes s?o o verde, para simbolizar a natureza, e o branco, significando a paz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES