Comitê Olímpico do Brasil discute temporada

Ano na vela terá Pan-Americano, Mundial e evento-teste das Olimpíadas

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, a sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu uma reunião entre os principais atletas da vela, representantes da Confederação e do COB, visando alinhar o planejamento para 2019 do Time Brasil. O encontro teve a presença das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, além de Jorge Zarif, Fernanda Oliveira e Patrícia Freitas. Torben Grael (técnico chefe da CBVela) e Jorge Bichara (diretor de esportes do COB) também participaram.

De acordo com os atletas, a troca de informações e ideias foi importante para ajustar detalhes das ações ao longo da temporada. Campeã olímpica na 49erFX ao lado de Kahena Kunza, Martine Grael reforçou todo o planejamento logístico que ocorre antes de os barcos entrarem na água.

- Cada equipe faz um planejamento no ano anterior e temos que ajustar a essa logística, que é bastante detalhada. Nos reunimos várias vezes por ano e ter esses encontros é muito importante para deixar todo mundo alinhado do que está acontecendo. Na vela não é só a gente que está na água, tem toda uma equipe por trás que trabalha para nos ajudar a conquistar nossos objetivos - disse Martine Grael.Já Jorge Zarif reforçou a importância da troca de informações com classes distintas - o brasileiro veleja no Finn - em reuniões como a promovida pelo COB. Para o velejador, que criticou a exclusão de sua classe a partir de Paris-2024, ter o respaldo dos órgãos esportivos garante maior estabilidade.

- Um encontro como esse é muito importante porque você troca informações com outras classes que funcionam em paralelo, mas que tem muito em comum, com competições e logísticas parecidas. E é sempre bom estar em contato com o COB e com a Confederação, dá um respaldo grande para o nosso trabalho. Às vezes, algumas ações planejadas não são possíveis, como, por exemplo, no meu caso em que o Europeu que seria na Itália e está suspenso, e outras sugestões aparecem. Então, essa troca de informações é fundamental para não haver nenhum tipo de desperdício - completou Zarif.

Entre os principais torneios para a equipe de vela no ano estão os Jogos Pan-Americanos de Lima, o evento-teste dos Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo do Japão e o Campeonato Mundial. O Brasil já tem algumas vagas garantidas na vela dos Jogos de Tóquio-2020, com Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX), João Pedro de Oliveira (Laser) e Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino (Nacra 17).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES