Confira a meteórica ascensão de Cortês à Seleção Brasileira

Destaque na vitória de 2 a 0 sobre a Argentina, conheça mais sobre o lateral-esquerdo do Botafogo

Cortês chegou ao Botafogo em abril | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São 19 horas de uma terça-feira de maio na sede do Botafogo, em General Severiano, zona Sul do Rio de Janeiro. Enquanto a maioria dos jogadores se dirigem ao estacionamento, entram em seus carros importados e vão para suas casas após mais um dia de treinamento, Cortês, arrastando os chinelos, sobe as escadas para um dos quarto no CT do clube carioca. Liga o videogame e escolhe a seleção brasileira para uma partida de um jogo de futebol. Tenta as principais jogadas com Ronaldinho Gaúcho. ?Ele joga demais, né? Ninguém tira a bola dele?, comenta com o volante Lucas Zen, que acompanha a partida.

Quatro meses depois, quase com a mesma facilidade da partida de videogame, Cortês realiza lances similares ao lado do atacante do Flamengo. Desarma, ataca, dribla e corre sem parar. Desta vez, porém, ao invés de Lucas Zen, são mais de 40 mil pessoas que observam o garoto de Campo Grande no estádio Mangueirão, em Belém. O real supera o virtual e o tiete se torna tão protagonista quando o ídolo dentuço. Ao ser substituído no segundo tempo, já com câimbras, é ovacionado e tem o nome gritado pela torcida paraense.

Destaque da vitória de 2 a 0 do Brasil sobre a Argentina, no Superclássico das Américas, na noite da última quarta-feira, o estreante com a camisa da seleção brasileira completou parte de um ciclo meteórico na carreira. Em menos de um ano foi eleito melhor lateral-esquerdo do Campeonato Carioca pelo Nova Iguaçu, foi contratado pelo Botafogo, se firmou como titular e peça importante da equipe e ganhou a primeira oportunidade com Mano Menezes na seleção.

?É uma felicidade muito grande para mim poder representar a seleção. Fiquei bem à vontade, todos os companheiros me deram muito apoio, o professor Mano também me apoiou bastante. Acho que estou bem solto, tranquilo. A rapaziada tem me deixado bem à vontade. No início fiquei um pouco nervoso, mas depois ajudei a equipe a sair com um bom resultado?, disse Cortês após a partida, com o jeito humilde que já é característico.

Mas antes de ter uma noite de heroi e realizar o sonho de defender o país, Cortês enfrentou inúmeras dificuldades para alcançar o sucesso. A história de superação é parecida com a de tantos outros jogadores do futebol brasileiro, mas poucos conseguiram vencer de maneira tão rápida e com bom humor os obstáculos da vida. Começando pelo falecimento prematuro da mãe, Raquel, quando o garoto tinha apenas 12 anos. Sem conhecer o pai, se dividiu entre a casa de tias maternas e de vizinhos da família Constermani, que praticamente o adotaram.

Início no futebol e Catar

Aos 19 anos, depois de desistir do sonho de ser bombeiro ou militar, Cortês foi descoberto por olheiros quando atuava na escolinha do Arturzinho (ex-jogador do Botafogo e Bangu). Atuando como meia ou ponta, o jogador foi defender o Al Shahaniya, do Catar. A esperança da independência financeira e mudança de vida acabou durando apenas quatro meses, mesmo com o jogador adaptado ao país do oriente médio.

"Queriam que eu assinasse um contrato de três anos, mas acabou não acontecendo o acerto. Eu estava adaptado, queria dar conforto para a família e foi duro. Fiquei triste de voltar, mas entendi que não era para ser. Isso me deu mais força para buscar meus objetivos. Treinei firme sempre e hoje tenho a recompensa", disse Cortês, que voltou para o Rio para defender o Castelo Branco e o Quissamã, da segunda divisão do Campeonato Carioca, até chegar ao Nova Iguaçu em 2011.

Sucesso rápido no Botafogo

As boas atuações do jogador no Carioca, contra Vasco e Flamengo, logo despertaram a atenção dos grandes clubes. O time da Gávea chegou a sondar o jogador, durante reunião entre o técnico Vanderlei Luxemburgo e o presidente do Nova Iguaçu, Janio Morais, mas o Botafogo foi mais rápido, ofereceu uma proposta e conseguiu o empréstimo com opção de compra do lateral-esquerdo.

A estreia como titular aconteceu no empate de 1 a 1 contra o Avaí, pela Copa do Brasil, na partida marcada pela confusão entre jogadores após o apito final. Já começou o Campeonato Brasileiro como titular e só deixou a equipe quando sofreu um edema ósseo, ficando mais de um mês parado.

Leia mais sobre o lateral-esquerdo Cortês

De volta ao time, foi o destaque na goleada sobre o Vasco, por 4 a 0. Menos de um mês depois veio a primeira convocação. Ao saber do chamado do técnico Mano Menezes para enfrentar a Argentina na primeira partida do confronto do Superclássico das Américas, o jogador se ajoelhou e chorou, relembrando das dificuldades do começo da carreira.

?Passei por muita dificuldade, jogava em campos ruins, a alimentação era difícil. Joguei num clube que a gente tinha que levar o uniforme para casa para lavar, não tinha almoço lá, então de vez em quando a gente ficava duas ou três horas para chegar em casa e se alimentar. Isso tudo faz uma diferença muito grande, por isso agradeço muito e trabalho para continuar crescendo cada vez mais", disse Cortês quando foi chamado pela primeira vez para a seleção.

Casamento em rede de fast-food

Além do futebol, Cortês também chamou a atenção de torcedores de outras equipes pela festa de seu casamento, realizada no dia 5 de agosto, em uma filial da rede de fast-food Habib?s, em Campo Grande. Cerca de 60 pessoas compareceram. Do Botafogo, apenas o volante Lucas Zen foi convidado para a "boca livre".

?Foi lá no Habib"s porque foi muito rápido, não deu tempo de planejar nada. A gente só ia casar no cartório, no civil, pela maratona de jogos. Disse para minha noiva que depois a gente faria uma festinha maior. Meu empresário foi e conversou com o gerente de lá e ele me convidou. Fiquei feliz, foi simples, mas todo mundo gostou. Não deu para chamar todo mundo, mas vou fazer outra festinha, estou devendo para o pessoal?, disse Cortês.

A festa é apenas mais um dos exemplos de humildade do jogador. Para o técnico Caio Júnior, esse é o motivo do sucesso do lateral, que em 20 jogos com a camisa do Botafogo, soma 10 vitórias, seis empates e quatro derrotas.

?Isso é muito legal, essa subida rápida dele, um crescimento profissional tão grande em pouco tempo. Nós temos que ajudar muito, porque não é fácil estar na pele do Cortês. É muita coisa na cabeça dele, muita coisa nova acontecendo, gente em volta, mas ele assimila bem, responde bem. É um menino muito humilde e por isso acho que vai ter sucesso na carreira?, declarou o treinador do Botafogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES