Confira a situação dos candidatos de Felipão para disputar a Copa

A última convocação será em fevereiro, para o amistoso do dia 5 de março contra a África do Sul.

Felipão | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Felipão só tem mais uma chance de testar jogadores antes de convocar os 23 eleitos para disputar a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A última convocação será em fevereiro, para o amistoso do dia 5 de março contra a África do Sul. Quem não entrar na lista até esse dia dificilmente entrará mais tarde.

Hoje há 17 dos 23 convocados para a Copa praticamente certos. E disputas em quatro posições. O técnico da seleção brasileira não tem certeza de quem será o terceiro goleiro, abaixo de Júlio César e Jefferson. A disputa inclui Diego Cavalieri, do Fluminense, e Victor, do Atlético-MG.

Felipão também tem dúvida sobre qual zagueiro deve ocupar a quarta vaga entre os inscritos. Thiago Silva, David Luiz e Dante estarão na Copa. Marquinhos, do Paris Saint-Germain, Dedé, do Cruzeiro, Réver, do Atlético-MG, e Henrique, do Palmeiras, disputam o lugar.

A última dúvida é no ataque. É o caso mais complexo. O treinador definiu Fred como o centroavante titular, mas não confia totalmente em Jô, seu reserva.

Autor de cinco gols em nove jogos desde que Felipão reassumiu a seleção, há um ano, Jô tem jogado mal no Atlético-MG durante o Brasileiro. Também não convence quando é escalado pela equipe nacional.

O técnico queria testar Diego Costa, do Atlético de Madri. O atacante sergipano preferiu jogar pela Espanha. Por isso, resolveu testar Robinho, do Milan. Ele não é centroavante, mas ocupou a função nos dois últimos amistosos --contra Honduras e Chile--, marcou um gol e participou de outros dois. Ganhou a confiança do treinador.

Mas ter Robinho como reserva de Fred e não convocar outro centroavante é um risco. Fred tem um enorme histórico de lesões. Se em cima da hora não puder jogar a Copa, será preciso mudar o sistema de jogo. É arriscado.

Convocar Robinho e não levar outro centroavante para Copa será uma situação avaliada até o fim, o que coloca sob risco um dos jogadores que atuam na posição de segundo volante --Paulinho, Ramires e Hernanes.

Dos três, Paulinho é indispensável, e Ramires foi perdoado depois de não atender a uma convocação. Hernanes é o mais ameaçado.

ÚLTIMA ESPERANÇA

Na quinta, a Folha divulgou que Felipão incluiu Kaká e Ronaldinho Gaúcho numa lista prévia de 45 jogadores enviada à Fifa. Suas chances são quase nulas.

Há doze anos, quando também era técnico da seleção brasileira, às vésperas da Copa de 2002, Felipão incluiu jogadores de última hora, como o próprio Kaká e Kleberson. Isso pode se repetir.

Mas a chance de alguma surpresa na lista final é a lesão de um dos 28 mais prováveis convocados.

Confira abaixo a situação de cada um dos candidatos de Felipão a disputar a Copa do Mundo de 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES