Conheça as maiores torcidas dos principais países do futebol europeu

Levantamento mostrou quais times têm maior contingente de torcedores na Europa; veja

| reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diferentemente do que ocorre no Brasil, que conta com várias pesquisas de muita credibilidade nos últimos 30 anos (LANCE! Ibope, Datafolha e Instituto Gallup, todas colocando como as cinco maiores Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco, nesta ordem), na Europa estes estudos são bem mais raros. Mas existem e são reconhecidos. É através deles que vocês conhecerão as maiores torcidas da Alemanha, Escócia, Espanha, França Inglaterra, Itália e Portugal. Informações do Lance.

Reprodução/Lance

Bayern e Borussia Dortmund brigam pelo primeiro lugar. O Bayern aparece na frente com 23,6%, com o rival da Westfalia (Noroeste, a região mais rica do país) em segundo com 22,1%. Porém, o que há de mais relevante é a queda constante e vertiginosa do Schalke 04, que sempre apresentou empate técnico com os líderes Bayern e Dortmund e, de 2010 para cá, ano a ano vê a dupla manter a dianteira enquanto o "time do povo" perde o seu maior trunfo: o fator de ter grande número de torcedores por todo o país e não apenas na sua região. O Schalke aparece com 11,1% e viés sempre em queda. Em quarto, e muito próximo de assumir o terceiro posto está o Borussia M`Gladbach (10%), que superou o Hamburgo, tradicionalmente o quarto entre as quatro grandes torcidas e que está na Segundona (9%). 

Não houve surpresa: deu Real Madrid na cabeça, com 32,4% e vantagem muito confortável para o Barcelona, com 24,7%. O Atlético de Madrid segue consolidado em terceiro, com 7,6%. Em seguida, duas grandes torcidas de regiões importantes do país: Valencia (4,1%) e Athletic Bilbao (3,9%). A curiosidade na pesquisa é que,diferentemente de outros países, é muito comum o torcedor ter um segundo time de preferência. E o Atlético de Madrid ficou em primeiro como o "time B" dos espanhóis.

França - A disputa pelo primeiro lugar geral é ferrenha. Historicamente, o Olympique de Marselha, que é um time que fica no Sul do país mas com torcida em todo o território francês, é o líder e manteve a ponta na pesquisa que o Instituto Kantar realizou em 2015, com margem muito apertada para o Paris Saint-Germain: 13% a 12%. Porém, numa pesquisa pedida pela Liga Profissional do Futebol em 2019, os números foram incrivelmente mais relevantes, com o PSG sendo colocado com 22% contra 20% do Olympique. Entenda isso nos próximos gráficos. 

Itália - A pesquisa recente mais relevante sobre as maiores torcidas da Itália foi divulgada pela Gazzetta Dello Sport em 2019 e tinha como base o trabalho do Instituto Ipsos. A publicação preferiu colocar em número de torcedores.

 

Portugal - Uma pesquisa encomendada pela Federação Portuguesa de Futebol em 2013 para a empresa O&O performance foi realizada com 1.500 pessoas por amostra estratificada (por região e idade ). Esta foi a fonte do gráfico acima.

Inglaterra - O caso inglês é o mais complexo desta galeria. Embora haja unanimidade em considerar que Manchester United, Liverpool e Arsenal formam o Top3 - ocupam esse posicionamento em todos os estudos - o que ocorre é que, exceto por uma pesquisa feita em 2004 pelo Instituto Roy Morgan, não há na Inglaterra um estudo nos moldes de Ibope ou Datafolha e quase todas as análises se baseiam no número de torcedores que os times possuem nas redes sociais. Por isso, os números geram discussão e polêmica. Afinal, se considerarmos o Facebook, o Manchester United tem a maior torcida inglesa no planeta (74 milhões). A população da Inglaterra é de 55 milhões. A soma é inflada pela popularidade do time em países como Japão, China, Índia e EUA. Levando em conta apenas as pesquisas no território inglês, a realizada em 2016 pela Plusnet (empresa de banda larga do Reino Unido) é a mais próxima da realidade. Assim, apresentamos a seguir a prestigiada (mas bem antiga) pesquisa do Roy Morgan e a não tão precisa pesquisa da Plusnet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES