mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Conheça as maiores torcidas dos principais países do futebol europeu

Levantamento mostrou quais times têm maior contingente de torcedores na Europa; veja

Diferentemente do que ocorre no Brasil, que conta com várias pesquisas de muita credibilidade nos últimos 30 anos (LANCE! Ibope, Datafolha e Instituto Gallup, todas colocando como as cinco maiores Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco, nesta ordem), na Europa estes estudos são bem mais raros. Mas existem e são reconhecidos. É através deles que vocês conhecerão as maiores torcidas da Alemanha, Escócia, Espanha, França Inglaterra, Itália e Portugal. Informações do Lance.

Reprodução/LanceReprodução/Lance

Bayern e Borussia Dortmund brigam pelo primeiro lugar. O Bayern aparece na frente com 23,6%, com o rival da Westfalia (Noroeste, a região mais rica do país) em segundo com 22,1%. Porém, o que há de mais relevante é a queda constante e vertiginosa do Schalke 04, que sempre apresentou empate técnico com os líderes Bayern e Dortmund e, de 2010 para cá, ano a ano vê a dupla manter a dianteira enquanto o "time do povo" perde o seu maior trunfo: o fator de ter grande número de torcedores por todo o país e não apenas na sua região. O Schalke aparece com 11,1% e viés sempre em queda. Em quarto, e muito próximo de assumir o terceiro posto está o Borussia M`Gladbach (10%), que superou o Hamburgo, tradicionalmente o quarto entre as quatro grandes torcidas e que está na Segundona (9%). 

Conheça as maiores torcidas dos principais países do futebol europeu - Imagem 2Não houve surpresa: deu Real Madrid na cabeça, com 32,4% e vantagem muito confortável para o Barcelona, com 24,7%. O Atlético de Madrid segue consolidado em terceiro, com 7,6%. Em seguida, duas grandes torcidas de regiões importantes do país: Valencia (4,1%) e Athletic Bilbao (3,9%). A curiosidade na pesquisa é que,diferentemente de outros países, é muito comum o torcedor ter um segundo time de preferência. E o Atlético de Madrid ficou em primeiro como o "time B" dos espanhóis.

Conheça as maiores torcidas dos principais países do futebol europeu - Imagem 3

Conheça as maiores torcidas dos principais países do futebol europeu - Imagem 4

França - A disputa pelo primeiro lugar geral é ferrenha. Historicamente, o Olympique de Marselha, que é um time que fica no Sul do país mas com torcida em todo o território francês, é o líder e manteve a ponta na pesquisa que o Instituto Kantar realizou em 2015, com margem muito apertada para o Paris Saint-Germain: 13% a 12%. Porém, numa pesquisa pedida pela Liga Profissional do Futebol em 2019, os números foram incrivelmente mais relevantes, com o PSG sendo colocado com 22% contra 20% do Olympique. Entenda isso nos próximos gráficos. 

Conheça as maiores torcidas dos principais países do futebol europeu - Imagem 5

Itália - A pesquisa recente mais relevante sobre as maiores torcidas da Itália foi divulgada pela Gazzetta Dello Sport em 2019 e tinha como base o trabalho do Instituto Ipsos. A publicação preferiu colocar em número de torcedores.

 Conheça as maiores torcidas dos principais países do futebol europeu - Imagem 6

Portugal - Uma pesquisa encomendada pela Federação Portuguesa de Futebol em 2013 para a empresa O&O performance foi realizada com 1.500 pessoas por amostra estratificada (por região e idade ). Esta foi a fonte do gráfico acima.

Conheça as maiores torcidas dos principais países do futebol europeu - Imagem 7

Inglaterra - O caso inglês é o mais complexo desta galeria. Embora haja unanimidade em considerar que Manchester United, Liverpool e Arsenal formam o Top3 - ocupam esse posicionamento em todos os estudos - o que ocorre é que, exceto por uma pesquisa feita em 2004 pelo Instituto Roy Morgan, não há na Inglaterra um estudo nos moldes de Ibope ou Datafolha e quase todas as análises se baseiam no número de torcedores que os times possuem nas redes sociais. Por isso, os números geram discussão e polêmica. Afinal, se considerarmos o Facebook, o Manchester United tem a maior torcida inglesa no planeta (74 milhões). A população da Inglaterra é de 55 milhões. A soma é inflada pela popularidade do time em países como Japão, China, Índia e EUA. Levando em conta apenas as pesquisas no território inglês, a realizada em 2016 pela Plusnet (empresa de banda larga do Reino Unido) é a mais próxima da realidade. Assim, apresentamos a seguir a prestigiada (mas bem antiga) pesquisa do Roy Morgan e a não tão precisa pesquisa da Plusnet.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail