Conheça as principais propostas do presidente Lula para o esporte

Presidente eleito pela terceira vez recria Ministério dos Esportes e anuncia Ana Moser, medalhista olímpica de vôlei, para comandar a pasta

Lula | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novo presidente do Brasil a partir deste domingo, dia 1º de janeiro de 2023, Lula colocou o esporte em pauta nas suas propostas de governo na época da eleição presidencial. De acordo com o atual executivo, a descentralização do acesso ao esporte, o protagonismo dos atletas e o incentivo ao lazer são parte importante de seu projeto, que contará com Ana Moser, medalhista olímpica de vôlei, para comandar o Ministério dos Esportes, recriado após ter se tornado, por decisão do governo antecessor, uma secretaria especial dentro do Ministério da Cidadania.

Abaixo, o LANCE! apresenta as pautas levantadas por Lula na época da eleição e a fala de Ana Moser, pouco após ser anunciada pelo presidente como a comandante da pasta, que teve o Rei Pelé como primeiro ministro, em 1995.

Lula e sua esposa Janja durante torcida pela Seleção Brasileira na Copa do Catar. (Foto: Reprodução)

Antes de ser eleito o novo presidente do Brasil, Lula colocou em seu plano de governo algumas propostas relacionadas aos esportes. Na época, ele não havia anunciado a recriação do Ministério.

Leia Mais

- A democratização e descentralização do acesso ao esporte e ao lazer promovem desenvolvimento, combatem à violência e constroem a cidadania. Propomos políticas universais de garantia dos direitos ao esporte e ao lazer, de acordo com a Constituição Federal de 1988. O fomento ao esporte e ao lazer será reinserido na agenda nacional, incentivando a atividade esportiva nas suas várias dimensões - ressaltou Lula, em seu plano de governo construído ao lado de seus aliados políticos.

Além disso, o presidente eleito ainda afirmou que o esporte é importante para fomentar a luta contra qualquer tipo de preconceito e quebrar barreiras sociais. 

- Incentivaremos o protagonismo dos atletas e o fortalecimento da gestão pública e transparente do sistema esportivo, contemplando os governos locais e regionais. O esporte e lazer, por meio do fortalecimento do Sistema Nacional de Esportes, serão instrumentos de resgate do orgulho nacional e da construção de uma cidadania democrática e plural, especialmente no combate à desigualdade social, na promoção da cultura da paz e contra qualquer tipo de intolerância e preconceito - finalizou.

Ana Moser será a responsável por comandar o Ministério dos Esportes. Ex-jogadora de vôlei, ela fez parte do primeiro time de vôlei feminino da Seleção Brasileira a conquistar uma medalha olímpica - o Brasil ficou com o bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. A atual ministra também disputou os Jogos em Seul (1988), na Coreia do Sul, e Barcelona (1992), na Espanha.

Após ser anunciada nas redes sociais pelo presidente do Brasil como ministra, Ana Moser comentou sobre a responsabilidade para seus seguidores. A ex-atleta é a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país.

- Recebo esta missão em nome da causa de garantir o direito de todos ao esporte. Este foi pedido: fazer uma revolução do esporte na educação, saúde, municípios e na vida de todas e todos os brasileiros. Nossa proposta será dar prioridade ao atendimento em larga escala, buscar as estratégias, os recursos e as parcerias necessárias para implantar acesso ao esporte e atividade física em todo o Brasil para a maior parte da população que possamos atingir - disse Ana Moser, que escreveu um longo fio no Twitter sobre a sua trajetória até o primeiro cargo político de sua vida profissional.

O governo Lula se iniciou neste domingo, dia 1º de janeiro, e se encerra no dia 31 de dezembro de 2026. Esse é o terceiro mandato de Luiz Inácio como presidente do país: foi eleito nas eleições presidenciais de 2002, 2006 e 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES