Conmebol planeja esticar eliminatórias da Copa do Mundo

A disputa poderá ir até abril de 2022

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Conmebol já planeja esticar a disputa da eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo até abril de 2022, data em que a Fifa tem como plano fazer o sorteio das chaves.

 “Pedimos a suspensão das datas [da eliminatória] em março e pedimos para usar as datas de abril de 2022, que coincidiria, me desculpe se não estou totalmente preciso, com a repescagem ou com o pré sorteio da Copa”, disse Alejandro Domínguez para a SNTV, na última quinta-feira. Informação do site ESPN.com.br

“Então a ideia é que eles nos permitam isso, e façam o calendário mais flexível, para que eventualmente a Conmebol possa estender as Eliminatórias, se necessário”, disse.

Domínguez disse que é prioridade de todo o dirigente de futebol ajudar os clubes e os jogadores nesse momento em que a incerteza causada pela pandemia do coronavírus obrigou uma quarentena mundial. Muitos campeonatos nem sequer sabem se serão concluídos.

“Surpreendeu-me um pouco as palavras do presidente [da Fifa, Gianni] Infantino. Não é hora de falar de planos. Agora temos que falar da importância do momento que vivemos, como ajudar, apoiar jogadores, clubes e membros da associação. Como priorizar a saúde sobre a política”, disse.

“O momento é inoportuno. Ele nunca falou suas ideias para nós. Em particular, se necessário, seria importante para ele falar as ideias, mas não é a hora falar do futuro, porque em qualquer caso é um debate que deve ter lugar por muito tempo”, acrescentou.

O mandatário usou como exemplo medidas inéditas no continente. Ele liberou o pagamento antecipado das cotas de televisão pela transmissão das partidas da fase de grupos do torneio.

“Entendemos que estamos fazendo um controle que nos permite hoje, ter o dinheiro e o fluxo necessário. Parece importante para nós transferir esse dinheiro, mesmo que a fase não tenha terminado. Estamos na fase de grupos da Copa Libertadores e da [fase inicial da] Copa Sul-Americana, e acreditamos que é uma oportunidade para adiantar o dinheiro”, explicou.

“Estamos falando de $65 milhões [R$ 326 milhões], o que representa 60% dos valores de participação nessa fase. Acreditamos que é apropriado, uma demonstração de apoio e prioridades.”

A Conmebol suspendou no início da semana passada todos os jogos previstos para a terceira rodada da Copa Libertadores e também pela as partidas da segunda fase da Copa Sul-Americana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES