Conmebol suspende Brasil x Argentina e decisão sobre jogo caberá à Fifa

No início da tarde, a Anvisa chegou a emitir um comunicado no qual apontou “risco sanitário grave”.

jogo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Conmebol informou, por meio de nota, na tarde de domingo, a suspensão do jogo entre Brasil e Argentina, e acrescentou que caberá à Fifa decidir o futuro do confronto. A partida, válida pelas Eliminatórias da Copa, foi suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por quebra de protocolos sanitários por quatro jogadores argentinos

A paralisação do jogo ocorreu com a bola rolando, aos seis minutos. Foi quando agentes da Anvisa e da Polícia Federal entraram em campo para retirar os atletas da Argentina do gramado da na Neo Química Arena, em São Paulo. Após a paralisação, ocorreu uma indefinição sobre a continuidade da partida. Argentinos foram para o vestiário, enquanto brasileiro permaneceram no gramado, sem notícias sobre a retomada do jogo. Em seguida, as delegações tiveram a confirmação de que o jogo seria suspenso.

Às 16h58, a Conmebol divulgou nota, em suas redes sociais, confirmando a suspensão da partida, por decisão do árbitro do jogo, e acrescentou que caberá à Fifa se posicionar sobre o que acontecerá com confronto. 

Leia a nota completa: 

"Por decisão do árbitro do jogo, o encontro organizado pela FIFA entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo foi suspenso.O árbitro e o delegado do jogo apresentarão um relatório à Comissão Disciplinar da FIFA, que determinará os próximos passos a seguir. Estes procedimentos estão em estrita conformidade com os regulamentos em vigor. As Eliminatórias para a Copa do Mundo são uma competição da FIFA. Todas as decisões relativas à organização e desenvolvimento são exclusiva responsabilidade da FIFA."

Os jogadores da Seleção Brasileira permaneceram no gramado fazendo trabalhos leves com bola e vão aproveitar o tempo para realizar um treinamento.

No início da tarde, a Anvisa chegou a emitir um comunicado no qual apontou "risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro".

Anvisa e Polícia Federal invadiram o campo durante o jogo - Foto: Bruno Cassucci 

Segundo a Anvisa, os quatro jogadores declararam não ter passagem por nenhum dos quatro países com restrições nos últimos 14 dias — entre eles a Inglaterra. Os viajantes chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos. Porém, notícias não oficiais chegaram à Agência dando conta de supostas declarações falsas prestadas por tais viajantes. 

A CBF intercedeu junto ao Governo Federal em apoio à Conmebol e à AFA e tinha como garantido um acordo com as autoridades, tanto que os argentinos escalaram como titulares três dos quatro que vieram da Inglaterra a menos de 14 dias: o goleiro Emiliano Martínez, o zagueiro Romero e o volante Lo Celso. 

Funcionários da Anvisa chegaram logo no início da partida - Foto: Nelson Almeida/AFP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES