Contra o River, volante Ribeiro não precisava cumprir suspensão

O atleta não precisaria cumprir suspensão porque tinha dois cartões

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao contrário do que se pensava, a diretoria do Caiçara não errou ao relacionar o volante Ribeiro para o confronto contra o River-PI, pela semifinal do returno do Campeonato Piauiense de 2015, no último dia 28 de maio. O atleta não precisaria cumprir suspensão porque tinha dois cartões amarelos, e não três.

Cinco minutos antes da partida, o elenco e a comissão técnica do Leão foram informados no vestiário de que Ribeiro não poderia atuar por conta do acúmulo dos cartões. O time precisou então improvisar, e foi derrotado pelo River pelo placar de 3 a 0.

As súmulas disponibilizadas no site da Federação de Futebol do Piauí demonstram, no entanto, que o atleta completou a série de três cartões ainda na segunda rodada do returno, quando o Caiçara empatou com o Piauí em 1 a 1 no estádio Deusdeth de Melo, em Campo Maior, no dia 06 de maio. Na ocasião, Ribeiro foi advertido aos 11 minutos da etapa complementar do jogo, por calçar o adversário.

Com isso, Ribeiro deveria cumprir suspensão na partida seguinte, entre 4 de Julho e Caiçara, no estádio Ytacoatiara, em Piripiri, pela terceira rodada, no dia 09 de maio.

E de fato o atleta não foi relacionado para o jogo. Depois de cumprir a suspensão, Ribeiro voltou ao elenco e foi advertido com cartões amarelos nas duas partidas seguintes do Leão - as duas últimas da fase classificatória.

Na quarta rodada (Caiçara 1 x 1 Parnahyba, em Campo Maior), Ribeiro levou amarelo aos três minutos do primeiro tempo, por “atitude incoveniente”.

Depois, na vitória do Caiçara sobre o Flamengo-PI por 1 a 0 no Albertão na quinta rodada, o volante recebeu amarelo aos 10 do segundo tempo por retardar a colocação da bola em jogo. Ou seja, o jogador somava dois cartões, e não três, quando do confronto contra o River na semifinal do returno.

Diante disso, a diretoria do Caiçara alega ter sido levada ao erro por uma pessoa que compareceu ao vestiário e apresentou documentos que mostrariam que Ribeiro tinha três cartões acumulados.

O clube acusa um cronista esportivo identificado como Francisco Loiola de Pedrosa por ter levado a informação aos jogadores e ao técnico Everton Chulipa, minutos antes do jogo contra o Galo.

Segundo a assessoria do Caiçara, um vídeo comprova a presença do referido cronista no vestiário, mostrando os documentos que alertariam sobre a suposta série de cartões.

Através de seu diretor de registro e tecnologia, Anderson Sousa, a Federação de Futebol do Piauí ressaltou que é de inteira responsabilidade dos clubes o controle da contagem dos cartões amarelos e vermelhos.

Esta determinação está prevista no artigo 23 do regulamento do Campeonato Piauiense. O sistema informatizado de súmulas da Federação confirma que Ribeiro possuía não três, mas dois cartões amarelos.

Ou seja, a diretoria cometeu um erro, mas não o erro que se pensava. O equívoco dos dirigentes do Caiçara foi não ter buscado a confirmação, junto à FFP, da informação recebida no vestiário. Tentamos contato com o presidente do Caiçara, Francisco Ispo, e com o cronista Francisco Loiola, mas não obtivemos êxito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES