Argentina e França duelam pelo sonho do tri da Copa do Mundo; saiba tudo

Apontada como uma das favoritas antes do início do Mundial, a trajetória da Argentina começou com uma surpreendente derrota para a Arábia Saudita

Argentina e França duelam pelo sonho do tri da Copa do Mundo; saiba tudo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Argentina e França decidem neste domingo, às 12h (de Brasília), o título da Copa do Mundo do Catar. A partida no estádio Lusail será transmitida ao vivo por Globo, sportv e Globoplay. As informações são do Globoesporte.

Apenas uma das seleções sairá de campo tricampeã mundial de futebol. Campeã em 1998 e 2018, a França quer consolidar a geração mais vitoriosa da sua história, conquistando o segundo título seguido, feito que ninguém consegue desde as vitórias do Brasil em 1958 e 1962.

Do outro lado está uma Argentina que busca encerrar um jejum de 36 anos sem levantar o troféu mais cobiçado do futebol, já conquistado em 1978 e 1986. Além disso, quer coroar a última partida de Copa do Mundo do craque Lionel Messi com o título que falta a um dos maiores jogadores de todos os tempos. 

Apontada como uma das favoritas antes do início do Mundial, a trajetória da Argentina começou com uma surpreendente derrota para a Arábia Saudita na estreia. Da chance de eliminação precoce na segunda rodada, os argentinos ressurgiram sob o comando da sua maior estrela, Lionel Messi, em uma arrancada e união dignos de um roteiro de campeão.

As vitórias sobre México e Polônia na fase de grupos garantiram a classificação com a melhor campanha do Grupo C. Nas oitavas de final, a Argentina não deu chance para uma nova zebra e eliminou a Austrália.  

O confronto mais emocionante ficou para as quartas de final. Após abrir dois gols de vantagem sobre a Holanda, os argentinos sofreram o empate no último lance do jogo, sobreviveram à prorrogação e garantiram a classificação em uma disputa emocionante de pênaltis.

Diante do rival que eliminou o Brasil nas quartas de final, a Argentina atropelou a Croácia na semifinal e garantiu o direito de disputar a sua sexta final de Copa do Mundo, a segunda de Lionel Messi.

Messi está a 90 minutos da imortalidade na Argentina, algo restrito a Maradona — Foto: Reuters 

A França teve uma trajetória sem tantos sustos no caminho, mas, antes da Copa, havia dúvidas se conseguiria retornar à final após uma série de lesões a jogadores importantes da equipe. O corte mais traumático foi o de Benzema, eleito melhor jogador do mundo neste ano, na antevéspera da estreia.

Porém, os Bleus mostraram a profundidade de seu elenco com uma campanha dominante. Estrearam com goleada contra a Austrália e venceram a Dinamarca em seguida para garantir a classificação às oitavas. O técnico Didier Deschamps se deu ao luxo de escalar os reservas no último jogo do grupo, o que resultou numa surpreendente derrota por 1 a 0 para a Tunísia. 

Mbappé e Griezmann são os dois grandes nomes de um time francês recheado de talentos — Foto: Matthew Childs/Reuters 

Nas oitavas de final, a França voltou a mostrar sua força com uma vitória por 3 a 1 sobre a Polônia e show de Kylian Mbappé, grande concorrente de Messi ao prêmio de melhor da Copa. Nas quartas, um clássico difícil contra a Inglaterra, vencido por 2 a 1 e decidido num pênalti desperdiçado por Harry Kane. Os franceses carimbaram a vaga na final com um 2 a 0 contra Marrocos.

Transmissão:

  • Globo: Galvão Bueno narra, com comentários de Júnior e Ana Thaís Matos.
  • SporTV: o pré-jogo começa 2 horas antes. Luiz Carlos Jr. narra, com comentários de PVC e Grafite. Assinante SporTV também acompanha tudo que acontece após a partida, além de ter acesso às transmissões em 4k, programas especiais, VOD e reprise dos jogos em multiângulo (Globoplay).
  • Hora da Copa: com narração de Daniel Pereira, o Dandan, a transmissão começa às 10h com o pré-jogo. A transmissão ao vivo no Globoplay, no ge e no SporTV 2 tem também a participação de Fernanda Colombo e Lisca.

Escalações

Argentina - Técnico: Lionel Scaloni

O treinador da Argentina não teve medo de mudar ao longo da Copa do Mundo. Variando jogadores, opções e formações táticas, Scaloni construiu o time ideal jogo a jogo. A tendência para a decisão é de um time com três zagueiros, atuando em um 3-5-2.

Deverão ser duas mudanças em relação ao jogo contra a Croácia, na semifinal. Uma delas é a volta de Acuña ao time titular na ala esquerda. Ele estava suspenso na semifinal e deu lugar a Nicolas Tagliafico.

A outra é a saída do volante Leandro Paredes para a entrada do zagueiro Lisandro Martínez, o que faz o desenho tático mudar do 4-4-2 para 3-5-2. Caso opte por voltar a jogar com linha de quatro na defesa, Paredes fica no time e Lisandro Martinez começa no banco de reservas. 

Provável escalação: Emiliano Martínez; Cristian Romero, Javier Otamendi e Lisandro Martínez; Nahuel Molina, Enzo Fernández, Rodrigo De Paul, Javier Mac Allister e Marcos Acuña; Julian Alvarez e Lionel Messi.

Quem está fora: ninguém. 

Provável escalação da Argentina para a final da Copa do Mundo — Foto: Arte ge 

França - Técnico: Didier Deschamps

Nos dias entre a semifinal e a final, um surto de gripe no elenco da França causou preocupação que alguns dos principais jogadores não estivessem à disposição. Varane, Konaté, Tchouaméni, Coman e Theo Hernández não treinaram na sexta-feira e ligaram o alerta.

No sábado, todavia, todos os jogadores participaram do treino e parece não haver mais desfalques para a França na grande decisão. A dúvida de Deschamps para a final é se escala a zaga com Upamecano, titular por quase toda a campanha, ou Konaté, que o substituiu na semifinal e se saiu bem.

No último treino, o técnico também testou Marcus Thuram no lugar de Giroud, como na reta final da vitória sobre Marrocos, mas dificilmente começará a final sem o maior artilheiro da história da seleção.

Provável escalação: Lloris, Koundé, Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni e Rabiot; Dembélé, Griezmann e Mbappé; Giroud. 

Quem está fora: ninguém. 

Provável escalação da França para a final da Copa do Mundo — Foto: Arte ge 

Arbitragem

  • Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
  • Assistente 1: Pawel Sokolnicki (POL)
  • Assistente 2: Tomasz Listkiewicz (POL)
  • Quarto árbitro: Ismail Elfath (EUA)
  • Quinto árbitro: Kathryn Nesbitt (EUA)
  • VAR: Tomasz Kwiatkowski (Polônia)
  • Assistente do VAR: Juan Soto (Venezuela)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES