Especialista critica falta de psicólogo na Seleção durante a Copa do Mundo

Comissão técnica do Brasil optou por não levar psicólogo para o Mundial do Catar

Neymar e Dani Alves | Reprodução Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comissão técnica de Tite comandou a seleção brasileira em duas Copas do Mundo. Em ambas, optou por não levar um psicólogo do esporte “A cultura dos treinadores brasileiros ainda é refratária às questões psicológicas”. disse o doutor João Ricardo Cozac, Presidente da Associação Paulista de Psicologia do Esporte.

“As categorias de base da seleção têm trabalho psicológico, mas por algum motivo interno na CBF, a principal não tem. O Tite normalmente fala que é por causa de tempo. Talvez ele não conheça o modelo de grandes seleções”, completa, em entrevista à Betway, site de apostas esportivas.

Holanda, França e Inglaterra são exemplos de equipes que têm um departamento de psicologia com vários profissionais e um chefe de departamento, que trabalham junto às seleções principais não apenas na Copa do Mundo, mas durante todo o processo.

Neymar chorou após derrota o Brasil e foi amparado por Daniel Alves. (Foto: Reprodução - Twitter)

Leia Mais

Sem um psicólogo, a comissão técnica do Brasil utilizou outras maneiras de conversas com os atletas. Espalharam frases como “Mentalmente fortes” e “Aproveitem o momento de confiança” no Centro se Treinamento do Brasil no Catar. Na sala de musculação, estavam estampadas palavras como coragem, equilíbrio, força e determinação. Tudo em verde e amarelo. Estratégia que não empolga o especialista: “Isso é a velha guarda do futebol brasileiro. É impessoal. Às vezes o atleta não está em um bom dia, ou está convivendo com uma pressão que precisa de um trabalho diferente de uma simples conversa com o treinador.

Doutor João Ricardo afirma também que Casemiro tem mais perfil de capitão do que Thiago Silva: “Principalmente no contexto da comunicação, do controle emocional, da segurança e da consistência em campo. O Casemiro tem uma roupagem para capitanear mais desenvolvida que o Thiago Silva”. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES