Fifa avalia três formatos diferentes para a Copa do Mundo de 2026; entenda

Decisão será tomada no ano que vem, afirma Arsène Wenger, chefe do departamento de futebol da entidade

Fifa avalia três formatos diferentes para a Copa do Mundo de 2026; entenda | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Copa de 2026, a ser disputada nos EUA, no Canadá e no México, ainda não tem formato definido, declarou neste domingo Arsène Wenger, chefe do departamento de desenvolvimento de futebol da Fifa, em uma entrevista coletiva em Doha, no Catar. As informações são do Globoesporte.

Ao responder a uma pergunta do ge sobre o formato da próxima Copa, a primeira da história a ser disputada com 48 seleções, Wenger declarou:

– Nesta Copa do Mundo com 48 seleções, o formato ainda não está decidido. Podem ser 16 grupos com três times, podem ser 12 grupos com quatro times cada um, ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho [da Fifa] no ano que vem. 

Arsène Wenger, da Fifa — Foto: Reuters 

Quando anunciou o inchaço da Copa do Mundo – de 32 para 48 times – em janeiro de 2017, a Fifa divulgou que o torneio seria dividido em 16 grupos com três seleções. E as duas melhores de cada chave avançariam para um mata-mata com 32 classificados.

Este formato cria um problema esportivo: com dois empates, um time está automaticamente classificado, o que poderia estimular um comportamento defensivo na maioria dos times. Além disso, o número impar de times em cada grupo poderia permitir "resultados de conveniência" nas últimas rodadas.

A Copa do Mundo do Catar mostrou que o formato atual – com grupos de quatro times e os dois melhores classificados – permite rodadas finais com drama e emoção, vide o que aconteceu nos grupos E (em que o Japão eliminou a Alemanha) e H (em que a Coreia superou o Uruguai).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES