Japão vence Espanha, se classifica e pode cruzar caminho do Brasil na Copa

Seleção japonesa buscou virada por 2 a 1 com gols de Doan e Tanaka; Morata fez o gol espanhol

Japão vence Espanha, se classifica e pode cruzar caminho do Brasil na Copa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Japão vence a Espanha por 2 a 1 e garante classificação nas oitavas da Copa do Mundo como primeiro colocado do Grupo E, com sete pontos. Com gols de Doan e Tanaka nos cinco primeiros minutos do segundo tempo, a seleção  irá enfrentar a Croácia na próxima fase, às 12h de segunda (5). E, se avançar às quartas, pode aparecer no caminho da Seleção Brasileira caso o time de Tite fique em primeiro e passe também pelas oitavas.

Para enfrentar a poderosa Espanha, os japoneses apostaram em uma linha de cinco defensores e apenas um atacante. O time europeu preservou alguns titulares como Laporte, Alba, Ferrán Torres e Asensio e mandou a campo Pau Torres, Balde, Nico Williams e Álvaro Morata. Mas, no primeiro tempo, a estratégia japonesa não funcionou e os espanhóis dominaram a partida, com posse de bola e toques rápidos.

Japão vence Espanha, se classifica e pode cruzar caminho do Brasil na Copa (Foto: Giuseppe Cacace / AFP)A primeira boa jogada de ataque surgiu aos cinco minutos, mas Busquets chutou para fora. O Japão respondeu com perigo pouco depois, em uma das únicas subidas ao ataque no primeiro tempo, mas Ito finalizou à direita do gol defendido por Unai Simón. 

Não demorou para que o domínio espanhol virasse bola na rede. Aos 10, o artilheiro Álvaro Morata abriu o placar. Azpilicueta cruzou na medida e o centroavante, que chegou ao terceiro gol na Copa, cabeceou para fazer 1 a 0 para a Espanha. Mesmo com a vantagem, a equipe europeia não mudou a estratégia. Seguiu no ataque, tocando bola, sem precisar arriscar. Aos 22, Morata teve a chance para ampliar, mas chutou em cima de Gonda. Em seguida, foi a vez de Dani Olmo errar o alvo.

Era superioridade completa da Espanha. O Japão, a essa altura do jogo, não chegava à marca de 15% de posse de bola. Parecia roda de bobinho. Não à toa os espanhóis trocaram mais de 500 passes no primeiro tempo, obrigando os japoneses a fazerem falta e tomarem cartões amarelos para tentar recuperar a bola.

Japão vence Espanha, se classifica e pode cruzar caminho do Brasil na Copa (Foto: Giuseppe Cacace / AFP)Mas o segundo tempo foi outro. Nem tanto pelas trocas das duas seleções. Na Espanha, Carvajal foi a campo no lugar de Azpilicueta. Já no time japonês, entraram Doan e Mitoma nos lugares de Kubo e Nagatomo. Mas a mudança foi de postura. Aos dois minutos, o Japão aproveitou uma saída apertada do goleiro Simón com o lateral-esquerdo Balde e Ito roubou a bola. Ela sobrou para Doan, que cortou para a esquerda e bateu forte para empatar o jogo. 

O resultado já colocaria o Japão nas oitavas. Mas a equipe queria mais e, aos cinco, Tanaka virou o jogo. Ele aproveitou passe que veio da linha de fundo e só teve o trabalho de escorar para as redes. Inicialmente, a arbitragem havia anulado o gol por entender que a bola tinha saído, mas com a ajuda do VAR o gol foi validado e o placar mostrava 2 a 1 para os japoneses.

Imediatamente entraram Ferrán Torres e Asensio, titulares da seleção espanhola. Do lado japonês, Asano foi a campo na vaga de Maeda, um atacante por outro. Por mais que a Espanha tivesse o domínio das ações, não conseguia ameaçar a meta japonesa.

Japão vence Espanha, se classifica e pode cruzar caminho do Brasil na Copa (Foto: Giuseppe Cacace / AFP)Para pressionar ainda mais, Luis Enrique colocou Ansu Fati e Alba. E o Japão respondeu com a entrada do lateral Tomiyasu na vaga do atacante Kamada. Tudo era defesa para a equipe asiática, que passou a defender com duas linhas de cinco, dificultando a vida espanhola. O tempo passou e o Japão soube segurar a vantagem. Os samurais azuis conseguiram uma proeza: venceram Alemanha, na primeira rodada, e Espanha na terceira. A derrota para a Costa Rica foi um deslize, mas a liderança de um grupo com duas gigantes campeãs do mundo mostra que é preciso abrir o olho com os japoneses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES