Quem é Neuza Back, árbitra brasileira que vai compor trio feminino na Copa

Catarinense de 38 anos será assistente junto com mexicana em trio comandado por francesa. Partida de Neuza será Costa Rica x Alemanha, pelo Grupo E.

Quem é Neuza Back, árbitra brasileira que vai compor trio feminino na Copa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma catarinense nascida em Saudades, no Oeste do estado, vai entrar para a história do futebol nesta quinta-feira (1º). Neuza Back, de 38 anos, vai compor o primeiro trio de arbitragem totalmente feminino em uma Copa do Mundo.

Ela será auxiliar na partida decisiva do Grupo E entre Costa Rica e Alemanha no estádio Al Bayt, o mesmo da abertura do Mundial.

Quem é Neuza Back, árbitra brasileira que vai compor trio feminino na Copa

Leia Mais

O trio é composto ainda pela árbitra principal Stéphanie Frappart, da França, e a também auxiliar Karen Diaz Medina, do México.

Neuza é formada em educação física e em 2008 concluiu o curso de arbitragem. Começou nos gramados em jogos do Campeonato Catarinense e no ano seguinte já estava na Série A do Brasileirão masculino.

A influência para entrar na função veio do irmão, também árbitro, o catarinense André Back.

Em 2014, chegou ao quatro de árbitros assistentes da Fifa. Antes de chegar na Copa do Catar teve experiência em outras competições internacionais, como o Mundial de Clubes de 2020 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Também foi pioneira ao integrar a primeira equipe totalmente feminina a atuar no Mundial de Clubes da Fifa e na Libertadores.

No Brasileirão 2020 completou a marca de 100 jogos pela competição.

Em agosto deste ano, em entrevista ao Encontro com Patrícia Poeta, Neuza falou sobre quando recebeu a notícia da Fifa de que integraria o corpo de árbitros da Copa do Catar.

"Todo árbitro quando entra no curso de arbitragem, o sonho é a Copa do Mundo. Para mim não era diferente. Sendo mulher, seria um pouco mais difícil. Passou pela cabeça todas as escolhas, todas as sensações", declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES