Copa do Mundo: Marta é confirmada como titular em jogo contra a Itália

A atleta não se garante o jogo todo

| Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como já era de se esperar, Marta vai para o jogo contra a Itália. Depois de atuar 45 minutos na derrota para a Austrália, a craque brasileira começará novamente no último jogo do Grupo C da Copa do Mundo - um empate classifica a Seleção para as oitavas de final e até uma derrota pode servir. Com informações do Globo Esporte.

Não significa, no entanto, que ela possa atuar o jogo todo. Tudo vai depender de como ela se sentir e, claro, do que a partida vai exigir.

- Estou pronta para jogar. Quanto tempo a gente vai ter que sentir no decorrer de tudo isso. A vontade é e estar dentro do jogo e ajudar o máximo possível e ver quantos minutos dá para jogar - disse a camisa 10, em entrevista coletiva na véspera do duelo, em Valenciennes.

- Obviamente ela sai jogando. O tempo vai depender da intensidade dela. Não dá para prever. Atletas que tiveram lesão estamos tomando cuidado para prolongar o máximo possível. Esperamos que ela possa jogar um pouco mais (que 45 minutos). No intervalo vamos conversar e saber como está. Não vamos fazer nenhum tipo de loucura - completou Vadão.

O tema sobre as condições de Marta foi longe. Emily Lima, a antiga treinadora, citou em entrevista recente ao site ''Uol'' que não levaria a camisa 10 se ela não estivesse 100% recuperada. A jogadora respondeu quando questionada sobre isso.

- Foi uma declaração sem conhecimento nenhum. Sem dúvida alguma não estava acompanhando o meu trabalho no meu time. O Orlando Pride fez seis jogos antes da liberação para as seleções. Joguei todos os 90 minutos. Foi uma declaração sem conhecimento. Mas já esperava isso dela, pois sempre que tem a oportunidade ataca no sentindo de desmerecer um trabalho que a gente procura fazer com respeito.

- Eu estou bem. Quando você fica sem treinamento intensivo sente. Mas acho que vocês puderam sentir a minha vontade, a minha garra e meu desempenho. E tenham certeza que independentemente de ter perdido alguns treinos estou procurando sempre estar bem fisicamente - contou a rainha de 33 anos.

Getty Images 

Andressinha no lugar de Formiga

O Brasil tem um desfalque confirmado: Formiga, suspensa por dois cartões amarelos. Em seu lugar jogará Andressinha, nome confirmado pro Vadão na coletiva, fazendo o "segundo elemento do meio-campo".

- É difícil substituir a Formiga. Ela tem uma leitura de jogo que poucas no mundo têm. Sabe o momento de antecipar, afastar, empurrar a equipe na marcação. Tem comando, liderança e leitura realmente impressionantes. As mais jovens ficam impressionadas com a capacidade dela. Vai fazer falta indiscutivelmente, mas estamos confiantes em cima disso. É uma substituição obrigatória, esperamos que não seja sentida e que ela esteja no próximo jogo - opinou Vadão.

- A Formiga é insubstituível. Ela é diferente, de outro planeta, os números não escondem. Tem uma longevidade fora de série. A gente perde, mas ao mesmo tempo damos oportunidade a atletas que estão com sangue nos olhos. Estou confiante de que vamos dar conta e buscar essa classificação contra uma equipe que está crescendo devido ao desenvolvimento que está acontecendo no seu país - afirmou Marta.

Igualdade

Marta subiu o tom ao pedir por igualdade de gênero na comemoração de seu gol contra a Austrália e também em entrevista ao "Fantástico" no último domingo. Ela reforçou o coro na coletiva.

- São oportunidades que a gente precisa agarrar com unhas e dentes. Sempre defendi muito a igualdade em todas as minhas falas. Faço isso desde o momento que decidi praticar esse esporte e quero passar para as meninas essa luta. Buscar sempre o desenvolvimento. Significa uma oportunidade de estar sempre lutando em buscar do que acredita. Deixando não só dentro de campo, mas também fora um legado para que elas sigam.

- Cada uma faz seu manifesto da maneira que acredita. Estou à frente da campanha, mas não obrigo ninguém a tirar foto. Tem que ser algo espontâneo. A gente está sempre buscando. Esse também não é o momento de chegar e cobrar isso delas. Temos que estar focados no nosso trabalho. Há pessoas por trás me ajudando a isso chegar mais distante. Preciso estar focada aqui também - prosseguiu.

Futebol italiano

Sobre o adversário, Marta disse contar com a ajuda de Thaisa, meia do Milan.

- Ela volta e meia comenta sobre como está o desenvolvimento do futebol feminino na Itália. Joga lá e deve permanecer por algumas temporadas. Estamos sempre perguntando como ela está lá, apontando alguma outra atleta que tem se destacado. Nosso foco é na equipe inteira, a gente sabe que vai ser um jogo difícil, mas estará preparada.

Derrota para Austrália

Vadão foi perguntado sobre a mudança de postura do Brasil do primeiro tempo para o segundo (vencia e cedeu a virada) diante da Austrália, pela segunda rodada.

- Eu não senti um desequilíbrio emocional no segundo tempo. Senti mudança brusca de característica. Ter uma Formiga e Marta, ter que tirar no segundo tempo? Você perde duas atletas de nível. Não houve desequilíbrio. O time estava ajustado, acertado. Fizemos um primeiro tempo perfeito, tentamos nos arrumar da mesma forma, só que com características diferentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES