Corinthians bate o Atlético-GO e reassume a liderança do Brasileirão

Agora com 18 pontos, o Corinthians está isolado na primeira colocação

Corinthians bate o Atlético-GO e volta a ser líder do Brasileirão | Heber Gomes/AGIF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corinthians está de volta à liderança do Campeonato Brasileiro. Depois de cinco empates seguidos, sendo três pelo Nacional e dois pela Copa Libertadores, o Timão derrotou o Atlético-GO por 1 a 0, neste sábado, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela nona rodada.

Agora com 18 pontos, o Corinthians está isolado na primeira colocação. Tem três a mais que Palmeiras e Atlético-MG, que se enfrentam neste domingo, às 16 horas, no estádio Allianz Parque, em São Paulo. Para terminar a rodada na ponta, o dia seguinte da vitória em Goiânia será de torcida por um empate, já que quem vencer ficará na frente do Timão no saldo de gols.

Leia Mais

Já o Atlético-GO segue na zona de rebaixamento. Tem apenas sete pontos e ocupa a 19ª e penúltima colocação, somente à frente do lanterna Fortaleza, que tem dois. O primeiro fora da degola é o Goiás, que ainda joga nesta rodada, com nove.

Pela 10ª rodada, no meio de semana, o Corinthians terá pela frente mais uma viagem. Encara o Cuiabá, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Atlético-GO segue em casa, na quarta, às 20h30, para enfrentar o Avaí.

Corinthians bate o Atlético-GO  e volta a ser líder do Brasileirão Foto: Heber Gomes/AGIF

O jogo - Com uma formação tradicional, no esquema 4-3-3, mas com Mantuan como lateral direito, o Corinthians começou bem a partida e, fora um chute cruzado de Churín, dominou as ações até os 10 minutos. Não criou chances reais, mas ficou mais tempo com a bola e não deixou o rival ter espaço para armar suas jogadas ofensivas.

No entanto, falhas individuais e de posicionamento, principalmente de Mantuan no lado direito, mudaram o panorama a partir dos 10 minutos. O Atlético-GO tomou para si a iniciativa e logo passou a pressionar o Corinthians. Aos 14, o clube goiano até marcou seu gol, mas por centímetros a posição de impedimento de Jorginho, que cabeceou livre na área, foi marcada pelo VAR.

Nem mesmo esse susto acordou o Corinthians, que seguiu dando espaços para o Atlético-GO atacar, principalmente pelas pontas. O time paulista só reagiu quando conseguiu ter calma para colocar a bola no chão e fazê-la rodar.

Aos 32 minutos veio a prova que isso era o caminho certo. Em sua primeira finalização no gol, após boa jogada de Du Queiroz pelo meio, Lucas Piton ficou com a bola na esquerda e cruzou na cabeça de Gustavo Mantuan, que cabeceou no canto direito do goleiro Ronaldo, que nem se mexeu e viu o Corinthians abrir o placar.

A reta final do primeiro tempo foi novamente de pressão do Atlético-GO, agora de forma mais desorganizada, mas Cássio e a defesa corintiana seguraram a vantagem.

Para a segunda etapa, Vítor Pereira manteve a mesma formação e esquema de jogo para dificultar as coisas para o rival. A estratégia deu certo até quando o fôlego de quem estava em campo aguentou.

A partir dos 20 minutos, o treinador português tirou Renato Augusto e Lucas Piton, bem cansados, e preferiu se resguardar na defesa. Deu campo para o Atlético-GO, que foi todo para o ataque, e esperou alguma chance para matar o jogo em um contra-ataque.

Alguns sustos foram tomados, como em uma cabeçada de Lucas Lima, aos 44 minutos, que passou raspando a trave esquerda de Cássio, e o contra-ataque fatal não veio, mas a vitória foi obtida.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 0 X 1 CORINTHIANS

Local: Antônio Accioly, em Goiânia (GO)

Data: 04 de junho de 2022 (sábado)

Horário: 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)

Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Luiz Claudio Regazone (ambos do RJ)

VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Renda: R$ 503.005,00

Público: 12.089 torcedores

Cartões amarelos: Edson Fernando, Léo Pereira e Jorginho (Atlético-GO); Xavier, Róger Guedes e Fábio Santos (Corinthians)

Gol:

CORINTHIANS: Gustavo Mantuan (aos 32min do 1º tempo)

ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Edson Fernando (Lucas Lima), Edson Felipe, Ramon e Jefferson (Arthur Henrique); Gabriel Baralhas (Shaylon), Marlon Freitas e Jorginho; Airton (Léo Pereira), Wellington Rato e Churín (Luiz Fernando).

Técnico: Jorginho

CORINTHIANS: Cássio; Gustavo Mantuan (Xavier), Gil, Robson Bambu e Fábio Santos; Du Queiroz, Giuliano, Renato Augusto (Cantillo) e Lucas Piton (Bruno Melo); Adson (João Pedro) e Róger Guedes (Felipe).

Técnico: Vítor Pereira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES