Corinthians e Santos decidem quem será o campeão paulista de 2009 no Pacaembu

Ao longo da semana, o Corinthians tratou de afastar o clima de “já ganhou”

Corinthians enfrenta o Santos na grande final | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jogar no Pacaembu em 2009 vem sendo sinônimo de vitória para Corinthians e Santos. Mas, neste domingo, às 16h, apenas um dos dois clubes vai comemorar o título do Campeonato Paulista no mais tradicional estádio de São Paulo. Mais próximo disso está o Timão, que venceu o primeiro duelo por 3 a 1, na Vila Belmiro, e pode perder por até dois gols de diferença para ser campeão invicto, o que não acontece no estado desde 1972. Ao Peixe resta apenas lutar por um milagre. A Rede Globo transmite a partida, e você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.

Ao longo da semana, o Corinthians tratou de afastar o clima de "já ganhou". Curiosamente, o Timão passou por um susto semelhante ao que não pode ter no final de semana. Jogando muito mal, chegou a estar perdendo por 3 a 0 (resultado que daria a taça ao Santos) para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil. Entretanto, reagiu nos minutos finais e diminuiu para 3 a 2, ficando perto da vaga nas quartas-de-final.

- O sinal dos 3 a 0 é bom para não deixarmos passar nada em branco em uma hora como essa, ainda mais em uma semana tão importante. O futebol nos deu um recado e vamos ser inteligentes o suficiente para interpretar isso ? disse o técnico Mano Menezes.

O técnico Vagner Mancini, aliás, trabalhou o lado psicológico dos atletas durante os últimos dias. Mais do que trazer novamente a confiança depois da derrota em casa, o treinador também teve que manter viva a chama da esperança no título. Para que ele vá à Baixada Santista, o Peixe precisa vencer por três gols de diferença.

- O jogo não acabou e o Santos está de pé ainda. Sabemos que não será fácil, mas o futebol mostra que não é impossível ? afirmou o treinador.

O Corinthians, porém, não sabe o que é perder em casa por três gols de diferença desde o dia 25 de março de 2007, quando foi batido por 3 a 0 pelo Cruzeiro, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro, resultado que derrubou o técnico Paulo César Carpegiani. Sob o comando de Mano Menezes, o Timão nunca foi batido desta forma.

O Santos se apega também ao bom retrospecto jogando no Pacaembu em 2009. Em quatro partidas no estádio, foram três vitórias, uma delas exatamente pelo placar necessário agora, 3 a 0 sobre o Mogi Mirim, além de Botafogo (1 a 0) e Oeste (2 a 1). A única derrota foi justamente contra o Corinthians, 1 a 0, gol marcado por Dentinho.

Mas foi no Pacaembu que o Peixe obteve uma das mais importantes vitórias de sua história. No dia 10 de dezembro de 1995, o time precisava de um milagre semelhante contra o Fluminense para ir à final do Campeonato Brasileiro depois de perder por 4 a 1, no Maracanã. E conseguiu. Com uma atuação magnífica de Giovanni, o Alvinegro praiano goleou por 5 a 2 e garantiu a vaga, .mas perdeu na decisão para o Botafogo.

Para azar do Santos, não é por acaso que o Pacaembu é considerado a casa do Corinthians. Em dez partidas no local pelo Paulistão, foram sete vitórias e apenas três empates. O último resultado negativo diante da Fiel aconteceu no dia 19 de julho do ano passado, 1 a 0 diante do Bahia, pela Série B do Campeonato Brasileiro, competição no qual o Timão se sagrou campeão e pôde voltar à elite do futebol nacional.

- Jogar no Pacaembu está sendo muito bom para a gente, principalmente porque temos sempre a maioria nas arquibancadas. Contra o Santos, fizemos uma boa vantagem na Vila, mas não podemos facilitar. Será um jogo muito difícil porque o adversário tem qualidade e virá para cima ? lembrou o lateral-esquerdo André Santos.

Como de costume, o técnico Mano Menezes não revelou a escalação do Corinthians para a partida. O atacante Dentinho cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo e tem retorno garantido. O problema é quem sai: o meia Morais, o mais provável, ou o atacante Jorge Henrique. O segundo, mesmo tendo treinado normalmente na sexta-feira, ainda sente dores musculares na coxa direita.

Já Ronaldo, que sofreu uma pancada no tórax na derrota para o Atlético-PR, treinou bem neste sábado e provavelmente será escalado. Confirmada apenas a saída do zagueiro Chicão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, para a entrada do garoto Diego.

No Santos, Vagner Mancini poderá contar com o atacante Neymar. O jogador sofreu um pisão no pé esquerdo no treinamento de quinta-feira, mas vai para o jogo. Já o volante Rodrigo Souto, que se recupera de lesão muscular, ficará no banco de reservas. Ele se machucou na antevéspera do segundo jogo da semifinal, contra o Palmeiras.

- O pisão que o Neymar levou foi em cima da unha. Doeu na hora, mas ele já está bem e vai jogar normalmente. O Souto está liberado para o jogo. Acho difícil ele iniciar a partida, mas estará entre os 18 - explicou Mancini.

O zagueiro Fabão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, deve ser substituido por Domingos. O jogador iniciou todos os treinamentos como titular, mas sempre deu lugar a Astorga no segundo tempo. No meio-de-campo, Roberto Brum, outro que cumpriu suspensão por acumulo de advertências, volta na vaga de Pará.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES