Corinthians quer liderança geral da Libertadores

Time paulista faz 2 a 1, e se isola na liderança do grupo 1 da Copa Libertadores

Ronaldo ganha beijo de Roberto Carlos. | R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (1), o Corinthians poderia ter vencido o Cerro Porteño, do Paraguai, no Pacaembu, sem passar por apuros. Mas não foi assim. O time do técnico Mano Menezes abriu 2 a 0 no placar, levou o primeiro gol aos 35min do segundo tempo e sofreu para manter a vitória.

O atacante Ronaldo abriu o caminho para a vitória de sua equipe sobre o Cerro Porteño, por 2 a 1. Chicão ampliou em cobrança de falta, e Julio dos Santos descontou.

Com o resultado, o Corinthians recuperou a liderança isolada do grupo 1, com 10 pontos ganhos, e poderá garantir a sua vaga já na próxima rodada. O adversário do dia 14 de abril, no Uruguai, será o Racing, segundo colocado com 7 pontos. Já o Cerro Porteño soma apenas um e está virtualmente eliminado. Visitará o Independiente Medellín na semana que vem.

O Corinthians ainda ganha ânimo para buscar um lugar nas semifinais do Campeonato Paulista. Na quinta colocação do Estadual, o time de Mano Menezes enfrentará o Ituano neste domingo, em São José do Rio Preto, torcendo por tropeços de Grêmio Prudente e São Paulo.

O jogo

O Corinthians entrou em campo com jaquetas vermelhas, em sinal de engajamento na campanha de combate à Aids promovida pelo cantor Bono Vox. A novidade fez alguns torcedores brasileiros se confundirem. Alguns acharam que aquele era o time do Cerro Porteño e chegaram a vaiar.

Logo, no entanto, a festa começou. Com balões e fogos de artifício (também com cores vermelha e até verde), o Corinthians foi recepcionado com animação pelo público presente - muita gente ainda não estava no estádio naquele momento, pois o jogo foi marcado para as 19h15. O verdadeiro Cerro Porteño subiu no gramado pouco depois.

Quando a partida começou, o Cerro não se comportou como visitante. A situação desesperadora na tabela de classificação fez com que os paraguaios buscassem o ataque já nos primeiros minutos. Enquanto a torcida corintiana ainda recolhia o maior bandeirão do mundo nas arquibancadas, aos 3min, Roberto Nanni escorou um cruzamento de primeira e assustou o goleiro Rafael Santos.

O Corinthians tentou controlar a partida com muita troca de passes no meio-campo, embora o trio de volantes formado por Ralf, Jucilei e Elias não demonstrasse a mesma precisão do clássico contra o São Paulo. Os laterais Roberto Carlos e Moacir decidiram encurtar o caminho para o gol com chutes de longa distância, a maioria deles para fora.

As duas melhores oportunidades criadas pelo Corinthians, no entanto, foram em velocidade: Elias e Dentinho esbarraram no goleiro Diego Barreto quando driblaram em direção à área. Pelo alto, Jucilei foi o jogador mais acionado na primeira etapa, mas também não levava perigo com as suas cabeçadas.

Diante do ímpeto do Corinthians, restava ao Cerro Porteño se contentar com os contra-ataques. Pablo Zeballos lutava bastante por cada bola que recebia. Tanto que precisou trocar a camisa rasgada por uma nova. Aos 31min, Rafael Santos quase colaborou com os paraguaios ao vacilar em uma finalização de Ernesto Cristaldo. Alguns corintianos se lembraram das falhas contra o São Paulo e ofenderam o novato.

Mas logo a torcida ganhou um motivo para vibrar. Aos 36min, Moacir fez boa jogada pela direita e cruzou com efeito. Diego Barreto se esforçou para evitar o gol. A bola sobrou para Ronaldo, sumido em campo até então, completar para as redes com um toque sutil. Foi o terceiro gol do atacante em 2010, o segundo sobre o Cerro Porteño.

Já no início do segundo tempo, o Corinthians tirou proveito da vantagem no marcador para administrar a partida. Não abdicou do ataque, como quando vencia o mesmo Cerro Porteño no Paraguai, mas conseguiu conter a maioria das investidas dos paraguaios. O técnico Pedro Troglio reagiu e trocou Jorge Núñez por Julio César Irrazábal. Não adiantou.

Pouco depois da alteração do Cerro Porteño, o Corinthians ampliou. Chicão cobrou falta com perfeição, no ângulo, aos 18min: o goleiro adversário e a bola foram parar dentro do gol. Animado pelo placar favorável, o time comandado por Mano Menezes passou a pressionar os paraguaios. Entre os torcedores, até os mais comportados pulavam e cantavam na área VIP do Pacaembu.

Pedro Troglio gastou as suas últimas cartadas na Libertadores: Sebastián Ereros e Luis Henrique Cáceres entraram nos lugares de Roberto Nanni e Jorge Núñez. Funcionou. Aos 35min, o Cerro Porteño conseguiu silenciar momentaneamente os brasileiros quando Pablo Zeballos ajeitou a bola para Julio dos Santos chutar rasteiro e descontar.

Os paraguaios esboçaram uma pressão nos minutos de finais da partida. Mano Menezes respondeu com a mudança de sua dupla de ataque. Jorge Henrique e Iarley substituíram Dentinho e Ronaldo, que não produziu muito depois de marcar o seu gol. Mesmo assim, o Fenômeno fez as pazes com a torcida ao sair aplaudido de campo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES