Corpo do Rei Pelé chega para velório no estádio da Vila Belmiro

Velório será aberto ao público e começa às 10h; carro com o caixão deixou o Hospital Albert Einstein, em SP, às 2h

Corpo do Rei Pelé chega para velório no estádio da Vila Belmiro | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Súditos entram na Vila Belmiro para se despedir do Rei

O caixão foi colocado em uma tenda no meio do gramado por volta das 9h30. O ex-atacante Pepe, parceiro histórico de Pelé com a camisa do Santos, foi um dos primeiros a se aproximar.

Pouco antes, o sistema de som da Vila tocou o hino do Santos e uma música cantada pelo Rei, em que ele dizia que era o Pelé e que havia vindo de Três Corações (MG).

O gari Saulo Duarte Soares, 36, de Juquiá (SP), chegou a Santos na sexta-feira (30) exclusivamente para participar do funeral.

Súditos entram na Vila Belmiro para se despedir do Rei - Foto: Twitter / Henrique_Toth

Antes de entrar na fila, viu a homenagem com drones ao Rei na virada do ano, na Praia do Gonzaga

Nesta terça iria ver Pelé pela segunda vez. A primeira foi quando era ainda adolescente, na inauguração de um ginásio em sua cidade.

"Vou entrar na fila quantas vezes conseguir até amanhã [terça]", afirmou o gari, que disse contar com a colaboração de vizinhos da Vila para ir ao banheiro, comer e tomar banho.

O velório vai sem interrupção, até as 10h desta quarta (3), quando sairá o cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde mora dona Celeste, mãe de Pelé.

Zé Roberto e Edinho levam caixão de Pelé ao gramado da Vila Belmiro

O caixão com o corpo do Rei Pelé foi colocado no centro do gramado da Vila Belmiro para o começo da despedida do maior jogador de todos os tempos. Zé Roberto e Edinho foram dois dos responsáveis por carregar o caixão até o local onde ficará durante o velório, que será aberto ao público a partir das 10h desta segunda-feira. As informações são do Globoesporte.

Diferente do que era a expectativa inicial, o caixão ficará aberto. Quem quiser se despedir passará por um caminho formado por grades no gramado e ficará a cinco metros de onde está o corpo de Edson Arantes do Nascimento. 

Corpo de Pelé é colocado no campo da Vila Belmiro para funeral — Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte

Ao redor da Vila Belmiro, filas já foram formadas com centenas de fãs querendo se despedir do Rei. A segurança no local está reforçada, já que a cerimônia contará com a presença de autoridades de vários países e entidades.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, falou sobre as homenagens ao Rei Pelé

"Hoje é um momento de dor para todos os fãs do futebol. Estou aqui para reverenciar a memória desse ídolo de todos nós. Quero reafirmar aqui que a CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno. Uma das minhas missões na CBF a partir de agora será a de preservar a sua história e perpetuar o seu legado", disse.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, falou sobre as homenagens ao Rei Pelé - Imagem: Reprodução/Globoesporte

Gilmar Mendes, do STF, chega ao velório de Pelé

Torcedor do Santos e amigo de Pelé, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes foi a primeira autoridade a chegar para o velório do Rei do futebol, que começa às 10h desta segunda-feira (2) no estádio da Vila Belmiro, em Santos.

Ele lembrou que os dois fizeram parte do governo de Fernando Henrique Cardoso -Mendes foi advogado-geral da União, e Pelé, ministro dos Esportes.

"Fizemos a Lei Pelé e eu não queria me furtar desta última homenagem", afirmou.

Gilmar Mendes chega na Vila Belmiro para velório de Pelé - Foto: Globoesporte

Mendes disse ter várias camisas autografadas do Rei em seu gabinete no Supremo e que eles falavam ao telefone.

"Depois do 7 a 1 [derrota do Brasil para a Alemanha], ele me ligou e perguntou o que havia acontecido. Respondi dizendo que não sabia, mas, eu como santista, lembrei que o Santos de Pelé havia perdido por 6 a 2 para o Cruzeiro no mesmo Mineirão. Ele falou que havia esquecido", brincou.

Gilmar lembrou uma frase do ex-presidente americano Barack Obama de que Pelé é insubstituível. "Não sou santista, mas pelesista."

Presidente da Fifa pedirá a todos os países que tenham estádio com nome de Pelé.

"Com muita emoção, tristeza, mas também com sorriso porque ele nos deu muitos sorrisos. Como Fifa, vamos homenagear o "Rei" e pedimos para que o mundo inteiro respeite um minuto de silêncio", disse Gianni Infantino ao chegar para o velório do Rei. 

Gianni Infantino presidente Fifa funeral velório Pelé (Foto: Bruno Giufrida) 

Filho de Pelé mostra detalhe de caixão

Edinho, filho de Pelé, que morreu aos 82 anos na última quinta-feira (29), mostrou detalhes do caixão em que o Rei do Futebol será velado na Vila Belmiro, em Santos, nesta segunda-feira (2), em vídeo no Instagram. A cerimônia acontece a partir das 10h, no gramado do estádio, e será aberta ao público. 

"Chegamos em casa", escreveu Edinho, assim que chegou na Vila Belmiro.

Edinho mostra o caixão do pai, Pelé Reprodução/Instagram 

O filho de Pelé também compartilhou registros do caminho do corpo do Camisa 10, que deixou o Hospital Albert Einstein na madrugada, até o estádio. "Levando o nosso rei pra casa", disse Edinho, em um vídeo de dentro do carro.  

Velório e Homenagens

O corpo de Pelé chegou ao estádio da Vila Belmiro, na cidade de Santos (SP), às 3h55 desta segunda-feira (2). O velório do Rei do Futebol terá início às 10h e tem previsão de durar 24 horas. As informações são do Portal R7.

O carro que levou o corpo de Pelé até o litoral saiu do Hospital Albert Einstein, localizado na zona sul da capital paulista, às 2h e foi acompanhado por batedores do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar. Torcedores do Santos e fãs do Rei aguardavam a chegada do carro e homenageram o ídolo com bandeiras na entrada da cidade e na rua que dá acesso ao estádio.

Corpo de Pelé chegou a Vila Belmiro por volta das 4h da manhã - REUTERS/CARLA CARNIEL - 02.01.2023

Na terça-feira (3), às 10h, o corpo do Atleta do Século será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros para um cortejo saindo da Vila Belmiro, que fica no canal 1, vai até o canal 6, para passar em frente à casa de Dona Celeste, mãe de Pelé, que está viva e completou em novembro passado 100 anos, e depois vai para o Memorial Necrópole Ecumênica, onde o Rei será sepultado.

A viagem foi feita pela Rodovia Anchieta e as escoltas fúnebres foram realizadas por batedores do 2º Batalhão de Choque em São Paulo e em Santos, e por agentes do Policiamento Rodoviário. Equipes do Policiamento de Trânsito fizeram as intervenções no trajeto para melhor fluidez e menor impacto para os motoristas.

Corpo de Pelé chega para velório na Vila Belmiro - Foto: Reprodução

A intenção da organização é que seja feita uma operação similar à organizada no funeral da Rainha Elizabeth 2ª, por isso, na Vila Belmiro, os torcedores serão organizados em filas e passarão por onde estará o corpo.

A entrada dos fãs acontecerá por meio dos portões 2 e 3, próximos à entrada principal do estádio. Ninguém poderá pisar no campo. A organização instalou um piso especialmente para o velório para que as pessoas percorram pela parte externa da lateral e se dirijam até a proximidade do caixão. A saída será pelos portões 7 e 8.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES