Corrida do Milhão: Rubinho supera Camilo e vence prova emocionante

Ex-piloto de Fórmula 1 vai para o tudo ou nada, ganha sua primeira na Stock Car e quebra “maldição”, sendo o único pole a triunfar na prova mais esperada do ano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um milhão de reais. O valor que pode fazer a diferença na vida da maioria das pessoas extrapola os limites do dinheiro quando o assunto é Stock Car. Para os pilotos, faturar a bolada não significa apenas embolsar um prêmio milionário. É também escrever o nome na história da do automobilismo brasileiro. E, neste domingo, no Autódromo Internacional de Goiânia, a honra coube a Rubens Barrichello, que venceu a Corrida do Milhão e, de quebra, subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez na categoria, após uma disputa acirradíssima com Thiago Camilo nas últimas voltas. A conquista foi comemorada ao lado do filho Dudu, de 12 anos, com direito até a dancinha no pódio (veja a festa de Rubinho no vídeo acima; e os melhores momentos da prova abaixo).

Pole position, Rubinho também rompeu com uma espécie de “maldição” existente desde a primeira edição da Corrida do Milhão, em 2008. Até então, o primeiro do grid de largada nunca havia conseguido vencer a corrida - o pentacampeão Cacá Bueno saiu na frente em 2008 e 2012 e bateu na trave nas duas ocasiões, na última delas perdendo a vitória por causa de uma pane seca, na última volta. Além do prêmio milionário, Rubinho leva para casa uma estatueta banhada a ouro do “chefe” Ayrton Senna, concedida pelo melhor tempo no classificatório.

- Eu preciso agradecer à minha equipe e dizer que nós tínhamos um carro excelente desde a pole position de ontem, e a corrida foi se desenvolvendo de forma muito natural. Nas últimas voltas, eu não sabia quantos botões de ultrapassagem o Thiago possuía e me concentrei em utilizar bem os que eu ainda tinha. A utilização foi no momento certo e consegui chegar ao final com uma pequena margem de frente. O sentimento é de muita emoção, principalmente por ter meus filhos na torcida - emocionou-se o piloto de 42 anos.

Com 24 pontos pela vitória em Goiânia, Rubinho assume agora o quarto lugar do campeonato. Único a ter vencido a Corrida do Milhão por duas vezes, Thiago Camilo reconheceu que a estratégia do adversário nos momentos finais da prova fez a diferença. O piloto paulista, que venceu as edições de 2011 e 2012, comemorou o fato de ter somado 20 pontos e se aproximado do topo do ranking. Com 72 pontos, ele está a quatro do líder Átila Abreu, quarto colocado neste domingo. O companheiro de Thiago na RCM, Galid Osman, ficou em terceiro e somou 18 pontos.

- Eu estou feliz porque lutei até o final. É o mesmo discurso da minha corrida do ano passado, quando disse que não estava triste nem chateado, porque tinha dado o meu melhor. E foi o que aconteceu hoje. Dei o meu máximo, a gente foi trocando posições, e a vitória saiu no detalhe. Eu fico satisfeito também por ter o Galid aqui no pódio, é um reconhecimento a todo o potencial dele. A Full Time e o Rubinho estão de parabéns, porque conseguiram colocar na pista um carro realmente muito competitivo - avaliou Thiago.

A Stock segue agora para Cascavel, no Paraná, que será palco da rodada dupla válida pela sexta etapa da temporada. A corrida acontece daqui a duas semanas, no dia 17 de agosto. 

A corrida

O primeiro desafio dos pilotos na pista goiana foi a alta temperatura, na casa dos 48 graus. Barrichello largou bem e fez a melhor parcial nos três últimos setores da pista, acompanhado de perto pelo vice-líder Átila Abreu. Recorrendo aos botões de ultrapassagem, que aumentam a potência do carro, Rubinho ampliou sua vantagem e liderou de forma tranquila até a janela do pit stop, para a troca obrigatória de pneus. O ex-Fórmula 1 não teve problemas em sua parada e voltou em sexto, recuperando a ponta rapidamente.

Vencedor em 2011 e 2012, Thiago Camilo largou em quarto e caiu para sétimo, dando início a uma ofensiva para ganhar posições. O piloto paulista fez uma bela ultrapassagem sobre Allam Khodair e assumiu a terceira colocação. Após a parada para troca de pneus, Camilo passou a atacar Átila Abreu, em segundo. A ultrapassagem aconteceu com o uso do botão de potência, na reta principal do traçado goiano, na 16ª volta.

Um pneu furado de Átila deixou Thiago Camilo ainda mais confortável na segunda posição. A essa altura, o piloto já estava de olho na liderança de Rubinho. Com a ida do pole position aos boxes, para nova troca de pneus, Camilo assumiu a liderança e optou por continuar na pista. O paulista fez o pit stop com 17 minutos para o final, enquanto Barrichello fazia sua escalada de volta ao pelotão de frente. Na briga entre os dois, o ex-piloto da Ferrari levou a melhor e pulou para terceiro, com Thiago logo atrás.

Com a parada de Antonio Pizzonia, Rubinho foi para segundo. A partir daí, a disputa com Thiago Camilo ficou ainda mais acirrada. Em busca do terceiro milhão, Thiago utilizou o botão de ultrapassagem e conquistou a posição. Mas Rubinho não deixou o adversário abrir distância e, na sequência, deu o troco. Com a ida de Lucas Foresti para os boxes, Barrichello retomou a liderança, para ser novamente ultrapassado por Camilo pouco depois.

A menos de quatro minutos para o fim da prova, Rubinho conseguiu ultrapassar Thiago Camilo por dentro. Com o botão de potência extra, Barrichello ampliou a distância de 0s3 para 0s9 e partiu para o tudo ou nada em busca de sua primeira vitória na Stock. O triunfo só foi decidido a poucos metros da bandeira quadriculada, com uma vantagem pífia de 0s186, suficiente para garantir a volta de Rubinho ao lugar mais alto do pódio. 

Confira o resultado da Corrida do Milhão 2014:

1. Rubens Barrichello (Full Time Competições): 36 voltas em 52m22s650
2. Thiago Camilo (RCM): a 0s186
3. Galid Osman (RCM): a 10s258
4. Átila Abreu (AMG Motorsport): a 13s533
5. Julio Campos (Mico's Racing): a 15s607
6. Antonio Pizzonia (Mico's Racing): a 16s18
7. Allam Khodair (Full Time Competições): a 19s388
8. Cacá Bueno (RBR Mattheis): a 20s229
9. Ricardo Mauricio (RC): a 23s008
10. Nonô Figueiredo (AMG Motorsport): a 24s266
11. Sergio Jimenez (VS Racing): a 28s645
12. Max Wilson (RC): a 29s142
13. Diego Nunes (C2 Team): a 30s529
14. Lucas Foresti (Bassani): a 33s429
15. Felipe Fraga (Vogel): a 33s773
16. Denis Navarro (VS Racing): a 33s900
17. Ricardo Zonta (RZ Motorsport): a 38s531
18. Gabriel Casagrande (C2 Team): a 44s078
19. Tuka Rocha (RZ): a 44s534
20. Bia Figueiredo (ProGP): a 45s402
21. Felipe Lapenna (Hot Car Competições): a 54s890
22. Popó Bueno (A. Mattheis): a 1m09s845
23. Wellington Justino (Boettger Competições): a 1m12s084
24. Alceu Feldmann (Cavaleiro): a 1 volta
25. Daniel Serra (RBR Mattheis): a 2 voltas
26. Marcos Gomes (Carlos Alves): a 3 voltas
27. Valdeno Brito (A. Mattheis): a 7 voltas
28. Fabio Fogaça (Carlos Alves): a 7 voltas
29. Luciano Burti (Vogel): a 9 voltas
30. Rafael Suzuki (ProGP): a 29 voltas
31. Vitor Genz (Boettger Competições): a 32 voltas
32. Raphael Matos (Hot Car Competições): a 6 voltas
33. Beto Cavaleiro (Cavaleiro): 17 voltas (desclassificado)

Classificação do campeonato após cinco etapas:

1. Átila Abreu: 76 pontos
2. Thiago Camilo: 72
3. Julio Campos: 71
4. Rubens Barrichello: 69
5. Sergio Jimenez: 68
6. Cacá Bueno: 64
7. Marcos Gomes: 64
8. Valdeno Brito: 62
9. Antonio Pizzonia: 57
10. Felipe Fraga: 55



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES