Cruzeiro marca nos acréscimos e vence a Caldense de virada pelo Mineiro

O resultado fora de casa fez o Cruzeiro assumir a liderança provisória do Campeonato Mineiro, agora com nove pontos, e a garantir no mínimo a continuidade no G4 no desfecho da quarta rodada.

Cruzeiro | Wagner Sidney Silva / Caldense
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Cruzeiro fez a sua torcida explodir de alegria ao vencer a Caldense de virada, por 2 a 1, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Depois de um primeiro tempo muito ruim em que saiu atrás no placar - gol de João Diogo aos 12 minutos -, o time celeste melhorou a produtividade na etapa final, especialmente com a entrada do lateral-esquerdo Rafael Santos, e batalhou pela vitória até os últimos instantes do confronto deste sábado, no estádio Dr. Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas. 

O empate veio com Giovanni, em cobrança de falta aos 28 minutos. A virada ocorreu aos 52, em finalização de Edu.

O resultado fora de casa fez o Cruzeiro assumir a liderança provisória do Campeonato Mineiro, agora com nove pontos, e a garantir no mínimo a continuidade no G4 no desfecho da quarta rodada. O próximo compromisso é na quarta-feira, às 19h30, contra o Democrata de Governador Valadares, no Mineirão, em Belo Horizonte. O zagueiro Mateus Silva, advertido com o terceiro cartão amarelo, e o meia Giovanni, expulso, vão cumprir suspensão na partida. Em compensação, Waguininho ficará novamente à disposição.

Caldense e Cruzeiro se enfrentaram neste sábado pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. (Foto: Wagner Sidney Silva / Caldense)

O jogo

O técnico Paulo Pezzolano precisou modificar a formação do Cruzeiro em razão dos vários desfalques. Ele não contou com Rômulo e Willian Oliveira, em isolamento devido à COVID-19, e Sidnei, com lesão na coxa direita. Outras baixas foram no ataque: Waguininho tomou cartão vermelho na derrota por 2 a 0 para o América, quarta-feira, no Mineirão, e Vitor Leque segue fora das atividades por causa de dores no tornozelo direito.

Ao definir a tática para enfrentar a Caldense, Pezzolano distribuiu a equipe em um 4-1-4-1, com Adriano à frente dos defensores Gabriel Dias, Maicon, Mateus Silva e Matheus Bidu; João Paulo, Giovanni, Pedro Castro e Marco Antônio em linha no meio-campo; e Thiago no ataque. Só que o gramado alto do estádio Ronaldão tornou o duelo truncado no meio-campo e deixou a saída de bola celeste bastante lenta.

Como se não bastasse a falta de criatividade ofensiva, a Raposa deu azar na retaguarda aos 12 minutos, quando João Diogo recebeu passe na ponta esquerda, levou a bola para o meio no contrapé da marcação de Pedro Castro e finalizou rasteiro. A bola foi chutada sem tanta força, porém desviou no zagueiro Maicon no meio do caminho e enganou o goleiro Rafael Cabral, que não chegou a tempo de fazer a defesa: 1 a 0.

Em desvantagem no placar, o Cruzeiro manteve uma posse de bola improdutiva e sem repertório para se livrar da marcação da Caldense. Mesmo com três armadores em campo - Marco Antônio, João Paulo e Giovanni -, a bola não sobrou limpa uma vez sequer para Thiago. A equipe da capital insistiu em arremates de longa distância e cruzamentos da intermediária, além de calcular mal os passes em profundidade.

Defensivamente, o time também falhou bastante. Como aos 25 minutos, quando Mateus Silva ficou indeciso para tirar a bola de cabeça e permitiu que Douglas Skilo escapasse pela ponta direita. O zagueiro, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta no atacante da Caldense. O árbitro Felipe Fernandes de Lima apenas assinalou a infração, o que gerou críticas da comissão técnica da Veterana.

Pezzolano percebeu a insegurança de Mateus Silva e colocou Eduardo Brock em seu lugar aos 29 minutos. Apesar do “alívio” por evitar o risco de uma expulsão, a equipe continuou estéril do meio para a frente. A única conclusão na etapa inicial foi nos acréscimos, aos 47 minutos, em falta cobrada por Marco Antônio. A bola passou com perigo rente ao ângulo esquerdo de Renan Rinaldi.

O Cruzeiro voltou do intervalo com duas substituições: Gabriel Dias, que não foi bem na marcação, e Thiago, isolado entre os defensores da Caldense, deram lugar a Geovane Jesus e Edu. Quem assustou primeiro, contudo, foi a equipe da casa: Alemão carregou a bola no meio campo, soltou a bomba da entrada da área e obrigou Rafael Cabral a espalmar no canto direito.

Aos 13 minutos, Pezzolano acionou Rafael Santos na vaga de Marco Antônio e reposicionou Matheus Bidu como ponta. O lateral-esquerdo emplacou bons cruzamentos com efeito para o centro da área. Em um deles, Pedro Castro apareceu sozinho, porém pegou de canela na bola e perdeu gol incrível.

Rafael Santos continuou sendo a grande opção ofensiva do Cruzeiro. Aos 27 minutos, ele fez bom passe para Bidu, que protegeu a bola e sofreu a falta. Na cobrança, Giovanni optou por um chute baixo com efeito e mandou a redonda no canto direito de Rinaldi: 1 a 1. Três minutos depois, quase veio a virada: Rafael tentou o cruzamento, a bola desviou em Yuri Ferraz e explodiu no travessão.

A última alteração feita por Paulo Pezzolano foi a troca de Bidu pelo jovem Daniel, do sub-20, que fez boa jogada no ataque que terminou em “furada” de Edu aos 42 minutos. Na sequência, aos 44, Rafael Santos bateu escanteio, e Eduardo Brock cabeceou com força no canto esquerdo para grande defesa de Rinaldi.

No fim, uma confusão resultou nas expulsões de Paulo Vitor, da Caldense, e Giovanni, do Cruzeiro. Isso fez com que a arbitragem adicionasse oito minutos além dos 45. Deu tempo para que Edu, aos 52, anotasse o gol da vitória azul e branca. Ele mostrou o faro de artilheiro da Série B de 2021 pelo Brusque (17 gols em 33 jogos) ao dominar a redonda de barriga após cabeceio de Maicon e encher o pé sem chances para Renan Rinaldi: 2 a 1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES