Daniel Dias vence os 200 m livre e leva sua 11º medalha de ouro

A medalha foi a 16ª de Daniel Dias em Jogos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maior medalhista do Brasil na história dos Jogos Paraolímpicos, Daniel Dias, 28, conheceu nesta quinta-feira (08) o pódio da Rio-2016. O nadador venceu os 200 m livre da categoria S5, prova em que detém o recorde mundial e já havia conquistado o ouro em Pequim-2008 e Londres-2012. Com isso, abriu caminho para a meta pessoal de se tornar o recordista de pódios nas piscinas paraolímpicas em todos os tempos.

"A vibração da torcida foi a maior emoção que senti na piscina. Meu coração parecia que ia subir pela garganta e sair pela boca", descreveu o brasileiro à reportagem após a prova.

Foi o segundo ouro do Brasil na Rio-2016 (o país também conseguiu uma prata). A meta do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) é incluir entre os donos da casa entre os cinco primeiros no quadro de medalhas orientado pelo número de vitórias.

A medalha foi a 16ª de Daniel Dias em Jogos (11 ouros, quatro pratas e um bronze). O brasileiro está inscrito em nove provas da Rio-2016 e precisa chegar ao pódio em todas se quiser ultrapassar o australiano Matthew Cowdrey, dono de 23 láureas, que é o atual recordista da natação paraolímpica e não disputa a Rio-2016.

O plano de bater Cowdrey começou com perfeição nesta quinta-feira. Ovacionado pela torcida desde o momento em que entrou na área da piscina, Daniel Dias abriu vantagem logo nos primeiros metros e nadou na frente em toda a prova. O brasileiro completou os 200 m livre em 2min27s88, pouco acima dos 2min27s83 que haviam rendido o ouro em Londres-2012.

Natural de Campinas, no interior de São Paulo, Daniel Dias nasceu sem pés e mãos. Aprendeu a nadar apenas em 2004, aos 16 anos, e estreou em Jogos Paraolímpicos em Pequim-2008. Saiu da competição na Ásia com nove medalhas (quatro ouros, quatro pratas e um bronze).

Em Londres-2012, Dias foi ainda melhor. Coletou seis medalhas (todas de ouro) e se consolidou como o brasileiro com mais pódios em Jogos.

Além dos pódios paraolímpicos, Daniel Dias já obteve 30 medalhas em Mundiais, 27 em Jogos Parapan-Americanos e seis recordes mundiais. O brasileiro já ganhou três vezes o prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES