De onde vem o dinheiro do Al-Nassr, que quer contratar Cristiano Ronaldo

Como indicam os valores, o clube da Arábia Saudita é apontado como um dos mais ricos do mundo.

De onde vem o dinheiro do Al-Nassr, que quer contratar Cristiano Ronaldo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (UOL - FOLHAPRESS) - Astro do futebol mundial, Cristiano Ronaldo tem um acordo com o Al-Nassr e vai ser o jogador mais bem pago do mundo, segundo aponta o jornal "Marca". Os números envolvidos na transferência são exorbitantes, com 200 milhões de euros por ano, cerca de R$ 1,1 bilhão. Como indicam os valores, o clube da Arábia Saudita é apontado como um dos mais ricos do mundo.

O clube foi fundado em 1955, na cidade de Riad, capital do país, e funcionou como amador até 1960, quando houve a aproximação do príncipe Abdulrahman bin Saud, que esteve à frente da instituição em três oportunidades e financiou a ascensão no esporte. Algumas publicações o tratam como "padrinho" ou até mesmo "verdadeiro fundador".

De onde vem o dinheiro do Al-Nassr, que quer contratar Cristiano Ronaldo

Abdulrahman bin Saud morreu em 2004, em decorrência de uma parada cardíaca. Mesmo após o adeus, o Al-Nassr manteve relações próximas com a realeza da Arábia Saudita.

Potência econômica dentre os países árabes, a Arábia Saudita tem grande parte de suas finanças baseada no petróleo. O país tem a maior reserva de petróleo do mundo e é o maior produtor e exportador mundial.

De acordo com informações da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, "o petróleo é responsável por cerca de 75% a 80% das receitas do Reino, 90% a 95% das suas exportações e (em conjunto com o gás natural) cerca de 45% do PIB".

Ainda segundo a publicação da instituição, "o setor energético não se esgota no petróleo. O país detém as sextas maiores reservas de gás natural do mundo sendo este um setor em claro desenvolvimento, assim como os da energia eólica, solar e nuclear. Trata-se, pois, de uma potência energética ainda em crescimento e com enorme potencial. Os recursos minerais são outro dos pontos fortes do país, especialmente tratando-se de ferro, ouro e cobre".

Além disso, segundo o "The Guardian", uma parcela das quantias oferecidas a Cristiano Ronaldo "está sendo colocado por patrocinadores", mas o veículo não entra em detalhes.

Atualmente, a equipe é considerada a mais cara do campeonato local pelo site "Transfermarkt". O elenco está avaliado em 62,1 milhões de euros (R$ 340 milhões na cotação atual) e é comandado pelo técnico Rudi Garcia, francês que já passou por times como Lyon, Olympique de Marselha e Roma.

Ao longo do tempo, Al-Nassr se colocou como um dos principais times do país. Desde o começo do campeonato nacional da Arábia Saudita, soma nove títulos e só fica atrás do Al-Hilal, que tem 17 conquistas.

Diversos nomes conhecidos do futebol brasileiro passaram por lá como, por exemplo, Marcelinho Carioca, Denilson 'Show' e Paulo Nunes. Atualmente, o elenco conta com o atacante Anderson Talisca (ex-Bahia) e os volantes Anselmo (ex-Sport) e Luiz Gustavo (ex-Bayern de Munique e seleção brasileira). Entre os treinadores, Mano Menezes, Joel Santana e Ricardo Gomes já trabalharam no clube.

Em 2000, o Al-Nassr foi um dos clubes convidados para disputar o Mundial de Clubes da Fifa no Brasil. Naquela ocasião, caiu no mesmo grupo de Real Madrid, Raja Casablanca e Corinthians. O time saudita acabou sendo eliminado ainda na primeira fase após perder para espanhóis e brasileiros e vencer os marroquinos.

Cristiano Ronaldo está livre no mercado desde o último dia 22, quando o Manchester United, da Inglaterra, anunciou a rescisão em comum acordo e com efeito imediato.

Um atrito com Ten Hag fez com que Cristiano deixasse o clube de forma antecipada. A crise já dura meses. Ainda na pré-temporada, em junho, o jogador decidiu não viajar com o elenco em uma excursão à Ásia. De lá para cá houve alguns episódios que fizeram com que as partes entrassem em rota de colisão.

CR7 está no Qatar, onde defende Portugal na Copa do Mundo. A equipe lusa entra em campo hoje (6), contra a Suíça, em luta por vaga nas quartas de final.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES