Jogador Deco recomenda cuidado a Neymar e Ganso

Jogador, que saiu cedo do Brasil, diz que dupla deve evitar empolgação com Europa

O meia Deco disputará a sua segunda Copa do Mundo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Encaminhando-se para sua segunda Copa do Mundo, o meia Deco, nascido no Brasil mas que defende a seleção portuguesa, afirmou ao R7 que o jogo contra a Costa do Marfim será o mais importante para Portugal no Grupo G do Mundial, que também inclui o Brasil. O jogador também comentou sobre o fenômeno da dupla santista Neymar e Paulo Henrique Ganso. Deco recomendou prudência na negociação dos jogadores com o futebol europeu, para que eles façam a escolha correta. Entretanto, o meia disse que os nomes dos brasileiros ainda não viraram febre no continente.

Deco deixou o Brasil muito cedo para jogar na Europa. Diferentemente de muitos brasileiros, conseguiu sucesso no exterior e atualmente já tem dois companheiros nascidos no Brasil atuando na seleção portuguesa: Pepe e Liedson.

Portugal fará seu primeiro jogo na Copa do Mundo contra costa do Marfim, em 15 de junho. Seis dias depois, a seleção vai encarar a Coreia do Norte, adversário mais fraco da chave. Por último, haverá o confronto contra o Brasil, no dia 25.

R7: Geralmente times que foram bem na última Copa ficam ?marcados? e têm dificuldade na seguinte. Você teme que isso aconteça com Portugal?

Deco: Não. Isso não tem nada a ver. Óbvio que depois [de uma boa campanha]a cobrança é muito maior. Portugal fez uma boa Copa [em 2006], mas não ganhou. Acho que não vamos ter problemas. Não acredito que essa lógica funcione.

R7: Você jogou com o Messi no Barcelona e agora joga com o Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa. Você espera que eles sejam os protagonistas da Copa?

Deco: Talvez sejam os dois que neste momento estejam mais em evidência. O [Wayne] Rooney também vem tendo um ano muito bom. Isso vai depender das seleções, depender de até onde elas chegarão, mas com certeza são jogadores que causam uma expectativa grande.

R7: Como a estreia da Copa é contra Costa do Marfim, esse pode ser o jogo principal para Portugal?

Deco: Eu acho que quem perder esse jogo vai ter sérios problemas para classificar, até porque jogar contra o Brasil com a obrigação de vencer se torna mais difícil. Quem perder vai ter obrigatoriamente que ganhar do Brasil. Então o jogo mais importante do grupo, na minha opinião, é esse.

R7: O que você acha de Liedson e Pepe na seleção portuguesa? Como você avalia a participação dos brasileiros no time?

Deco: Normal. O Pepe já jogou o último europeu [Eurocopa] muito bem. Foi um jogador importante e já esta adaptado. O Liedson chegou agora, mas também está tranquilo.

R7: Como você vê a seleção espanhola e a seleção da Inglaterra na África do Sul?

Deco: A Espanha não digo nem que seja a mais forte, mas é a seleção que tem mais soluções. Se você olhar para todas as posições, a Espanha é aquela que tem mais jogadores de qualidade: tem um banco bom, muitos jogadores e por isso foi campeã europeia. A Inglaterra está forte, tem talvez a melhor geração dos últimos anos, um treinador que ganhou tudo por onde passou nos clubes e tudo para ser uma das favoritas.

R7: O Felipão foi o técnico que te bancou na seleção portuguesa. Você ainda conversa com ele? Tem contato? Fala bastante sobre a Copa?

Deco: Sim, falo de vez em quando. Óbvio que cada um está trabalhando, mas a gente é amigo, sim. Temos uma relação de amizade que mantivemos nesse tempo de trabalho juntos, e com certeza ficou carinho e respeito.

R7: Você saiu do Brasil bem novo. Que conselho você dá para jovens talentos que pensam em sair do Brasil? Particularmente no caso de Neymar e Ganso, você acha que é a hora de eles saírem?

Deco: Acho que depende dos lugares para onde esses jogadores vão. Hoje em dia está acontecendo de abrirem outros mercados e às vezes jogadores estão indo. Não desrespeitando Ucrânia e Rússia, mas existem jogadores que não podem ir para esses lugares. A gente vê atleta jovem e que tem talento para jogar em clube grande se perder e desaparecer muito cedo. Óbvio que também existe interesse de empresários e clubes querendo fazer dinheiro, e eles acabam vendendo jogadores cedo.

R7: O que Neymar e Ganso têm feito no Brasil está causando bastante repercussão na Europa? Fala-se muito deles no noticiário e no meio do futebol?

Deco: Não, não falam muito. Algumas coisas têm saído sobre interesse dos clubes grandes neles, principalmente no Neymar. Não sei se o Paulo Henrique já foi vendido ou não. Ouvi história de ele já estar vendido para a Rússia ou para a Ucrânia. O ideal é que eles fossem pra centros bons, Itália, Inglaterra ou Espanha, para que não aconteça o que aconteceu com alguns grandes nomes que saíram cedo do Brasil, estavam arrebentando no Brasil e de repente a gente nem ouve mais falar. Torço para que eles façam boas escolhas.

R7: Após a Copa, o plano é realmente voltar ao Brasil?

Deco: Não tenho plano nenhum neste momento. Tenho contrato com o Chelsea, então agora não falo sobre o meu futuro, até porque tenho contrato com o clube.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES