Defesa de Paolo Guerrero acredita que chá estava contaminado

O exame de doping será analisado por um químico especialista

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Abatido, chateado, mas determinado a provar sua inocência, o atacante do Flamengo, Paolo Guerrero, voltou na segunda-feira do Peru, onde foi preparar sua defesa. Apesar de ter pedido ao laboratório alemão a contraprova, os advogados e o próprio jogador sabem que um falso positivo é improvável. Por isso, a defesa trabalha com a possibilidade de que algum dos chás antigripais e digestivos que ele tomou na concentração da seleção peruana possa estar contaminado com o benzoylecgonina, metabólito da cocaína e do chá de coca.

O exame de doping será analisado por um químico especialista, que apontará os níveis de cada substância encontrada (permitidas e proibidas). Como de todos os componentes que compõem a cocaína, apenas a benzoylecgonina foi identificada, seria possível provar que o problema está na ingestão do chá.

— Ele admitiu que tomou chás. A federação peruana já está mandando todo o histórico do que Guerrero tomou e comeu enquanto estava lá. Vamos investigar ponto a ponto — disse Bichara Neto, um dos advogados do caso.

Contraprova será marcada

A defesa afirma que Guerrero garantiu não ter tomado chá de coca. Diz ainda que, como peruano, ele conhece bem o sabor forte e amargo da infusão, e seria capaz de identificá-lo caso tomasse por engano. A defesa vai pedir para analisar todos os chá consumidos pelo peruano.

A hipótese, considerada muito provável, é que o chá da outra erva que ele tomou possa ter sido produzido no mesmo maquinário que foi feito, em outro momento, o chá de coca, e, por isso, o produto teria sido contaminado — neste caso, a pena pode ser apenas uma advertência, como aconteceu com o campeão olímpico Cesar Cielo, que provou uma contaminação cruzada na manipulação de um suplemento.

A defesa não esclareceu se Guerrero viu o saché sendo colocado na água ou apenas recebeu uma xícara com a infusão já pronta. A lei internacional de doping diz que o atleta é responsável por tudo que entra em seu corpo, mas a pena pode ser mais branda caso ele tenha recebido a infusão já pronta, pelas mãos do médico da seleção.

Ainda esta semana, a Fifa vai dizer quando o laboratório de Colônia, na Alemanha, fará a contraprova. A defesa espera que o caso esteja resolvido até o dia 26 de novembro. Suspenso provisoriamente, Guerrero está fora da repescagem para a Copa do Mundo de 2018, contra a Nova Zelândia. O jogo de ida será na madrugada de sábado, à 1h15, na casa do rival.

Na segunda-feira, ele quebrou o silêncio.

— Estou tranquilo — disse à “TV Latina”, em Lima, manifestando apoio à seleção. — Estou unido com meus companheiros. Eles têm todo o meu apoio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES