Brasil e Equador ficam no empate

O Brasil não costuma dar sorte quando joga no Equador

Brasil cede empate ao Equador | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil sofreu com os avanços do Equador e com a altitude dos 2850m de Quito, palco do jogo deste domingo, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, abriu o placar com um gol de Júlio Baptista, que tinha acabado de entrar em campo, mas cedeu no fim o empate por 1 a 1 aos donos da casa. Na partida, os brasileiros sofreram um "bombardeio" da equipe adversária e, não fossem as defesas do goleiro Júlio César e o gol do meia-atacante da Roma, certamente o time verde e amarelo conheceria sua segunda derrota.

O Brasil não costuma dar sorte quando joga no Equador. A última vitória verde e amarela em solo equatoriano havia sido durante a Copa América de 1983, quando Roberto Dinamite marcou o único gol do confronto diante dos donos da casa.

Durante a semana, os jogadores do Brasil garantiram que o assunto altitude seria esquecido no duelo. O time brasileiro, porém, se esqueceu de jogar futebol, já que pouco criou no ataque e ainda foi dominado pela ofensividade do Equador, autor de 33 chutes a gol (contra 10 dos visitantes) e dono de 58% da posse de bola na partida.

O time da casa, embalado pela euforia da torcida - que gritava "si, se puede" (algo como "sim, é possível") a cada chance desperdiçada pelos jogadores equatorianos -, partiu para cima do Brasil e criou boas chances para abrir o placar, mas errou os arremates e, quando acertou, viu o goleiro Júlio César, da Inter de Milão, brilhar.

Na melhor chance equatoriana da etapa inicial, nem Júlio César conseguiu parar o chute de Valencia, e sim o travessão defendido pelo arqueiro brasileiro. Aos 21min, o meio-campista do time da casa pegou uma sobra da entrada da área e chutou forte, mas não abriu o placar.

O segundo tempo seguiu da mesma forma, com o Brasil recuado no campo de defesa e o Equador atacando o time verde e amarelo. Mais chances foram criadas, Júlio César brilhou como na primeira etapa e o Brasil optou por se recuar.

Aos 25min, Dunga tirou Ronaldinho para colocar Júlio Baptista e o ex-são-paulino quase decidiu o confronto. No minuto seguinte, o jogador recebeu passe de Robinho na área e, em seu primeiro lance, chutou forte. A bola bateu na trave, nas costas de Cevallos e foi para a rede do Equador.

A vantagem do Brasil, porém, acabou aos 44min do segundo tempo, quando Mendez fez uma bonita jogada individual, passou por dois marcadores e cruzou rasteiro. Benítez deu um leve desvio e Júlio César espalmou para o meio, mas Noboa ficou com o rebote e completou.

Na próxima quarta-feira, o Brasil voltará a campo pelas Eliminatórias para enfrentar a seleção do Peru, às 22h10 (de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre. O Equador, por sua vez, jogará outra vez diante de sua torcida, contra o líder Paraguai, também nesta quarta, às 18h20.

Gols

Equador: Noboa, aos 44min do 2º tempo

Brasil: Júlio Baptista, aos 26min do 2º tempo

Polêmicas

- Declarações antes da partida do técnico do Equador, Sixto Vizuete, minimizando o poder do time comandado por Dunga.

- Ausência de Kaká, que não se recuperou a tempo de enfrentar o Equador e ficou no Brasil para tratar de uma lesão no tornozelo.

Deslizes da arbitragem

- Falta não marcada pelo árbitro do zagueiro brasileiro Lúcio, no primeiro tempo, da entrada da área.

Ponto Forte do Equador

Saída de bola, troca de passes no campo de ataque e arremates à distância

Ponto Forte do Brasil

Defesas do goleiro Júlio César e "estrela" de Júlio Baptista

Ponto Fraco do Equador

Falta de pontaria dos atacantes

Ponto Fraco do Brasil

Falta de criatividade do meio-campo e pouco poder ofensivo

Personagem do jogo

Júlio César

Destaque negativo do jogo

Contusão do lateral-direito Maicon, ainda no primeiro tempo, que pode tirá-lo da partida desta quarta-feira, contra o Peru

Comentários sobre o jogo

"Eles (equatorianos) tiveram um pouco mais de posse de bola que a gente", do meia Elano, sobre o domínio do adversário do Brasil no primeiro tempo do confronto.

Esquema Tático Equador

4-4-2

Cevallos; Reasco, Ivan Hurtado, Espinoza e Ayovi; Castillo, Mendez, Guerrón (Noboa) e Valencia; Benitez e Caicedo (Palacios). Técnico: Sixto Vizuete

Esquema Tático Brasil

4-4-2

Júlio César, Maicon (Daniel Alves), Luisão, Lúcio e Marcelo; Gilberto Silva, Elano (Josué), Felipe Melo e Ronaldinho (Júlio Baptista); Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga

Cartões Amarelos

Equador: Ayovi

Brasil: Daniel Alves, Marcelo, Gilberto Silva e Elano

Árbitro

Carlos Chandia (CHI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES