Desafio das Opalas consagra novos campeões piauienses

Ciclista de Floriano vence no geral o Desafio das Opalas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi radical, foi com muita coragem e resistência que os mais de 200 bikers encararam 80 km do Desafio das Opalas – o Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona, uma vez que os campeões já se consagraram automaticamente campeões piauienses, valeu ainda pela 5ª etapa do Piauiense de MTB e pontos máximos do ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), na classe XCM1. Na prova, que largou e chegou do povoado Serra dos Matões, em Pedro II, participaram ciclistas do Piauí, Maranhão, Ceará e de Pernambuco. A prova, que largou oficialmente neste domingo (03), teve o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Setur, apoio da Prefeitura de Pedro II, tendo inclusive a presença do prefeito para a premiação dos campeões.

Além de uma camisa personalizada de campeão piauiense para os atletas de todas as categorias oficiais, a organização do evento também ofereceu uma premiação em dinheiro para os três primeiros colocados de cada categoria, uma joia em opala e prata para cada campeão, já que o evento aconteceu em Pedro II, conhecida como a terra da opala, a pedra preciosa que engrandece a economia da região, além de acontecer paralelamente ao Festival de Inverno de Pedro II.

O campeão, primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta de 43 anos de Floriano Adelmar Andrade de Carvalho, que, automaticamente, e o campeão piauiense também na categoria Master B-1.  O segredo para despontar na frente de tantos feras foi administrar o ritmo da prova. “Eu não largo forte, sempre do meio da prova para o fim é que eu já fico mais aquecido e aumento o ritmo. A minha estratégia é ir bem na subida, que é onde eu rendo mais. Vim eu no pelotão junto com o Gerson, Antunes e o Vinicius Salomão. Eu me distanciei deles nos últimos 20 km, faltando seis km eu ultrapassei o Lindomar (adversário de Altos na mesma categoria M B-1) e aí só liderança”, disse o atleta da Equipe Floriano Ride. Adelmar, que é atleta amador há 10 anos, já faturou o título de campeão do Picos Pro Race 2017 e ainda o 3º no geral, e a prova Floriano Ride, no ano passado.

O público esperava uma briga acirrada envolvendo o campeão piauiense de 2017 por ranking, atleta da categoria Elite Francisco Édio Neves da Silva (Equipe MR Peças), mas não foi dessa vez. O atleta correu o Desafio machucado, resultado de uma forte queda na última etapa do Piauiense de Estrada, ocorrida no final de semana anterior, os 100 km Oswaldo Marques. “Eu já larguei com a mão esquerda e a perna com dores da prova Oswaldo Marques. Levei uma queda e saí da prova de ambulância.  De domingo até a quarta-feira, eu não consegui nem caminhar, aí quinta tive uma melhora e consegui vir. Mas eu já sabia que não iria render.  É o tipo de prova preferido, com descidas e subidas, mas não estava no meu melhor fisicamente e ainda tive um pneu furado, o que faz a gente perder em média  10 minutos e também vinha esvaziando e sempre parava para encher. Tudo isso prejudica”, explicou o atleta.

Entre as mulheres, não teve muita zebra e a campeã piauiense Karine Frota, categoria Elite, subiu no posto mais alto do pódio. “Passei a semana doente com gripe, eu larguei forte, depois que eu consegui uma distância boa das meninas, fiquei administrando com medo do corpo sentir o desgaste da gripe. Muitas subidas duras, algumas descidas tão longas que se tornam bastante técnicas também”, disse a atleta que além de campeã piauiense de MTB maratona no Desafio, também vem liderando o campeonato por ranking. Próxima prova de Karine é o Picos Pro Race. Depois, a fera vai para São Paulo correr a clássica corrida de speed 9 de Julho, que é a modalidade em que Karine corre com mais força, tanto é que ela também é a líder do ranking estadual de Estrada.

RESULTADO DO 2º DESAFIO DAS OPALAS – O CAMPEONATO PIAUIENSE DE MTB MARATONA

ELITE MASCULINO

1º - Celso Pereira Nunes

2º - Antonio Marcelo Trindade

3º - Mateus Ferreira Sousa

4º - Daniel Pires Rebelo da Costa

5º - Fábio Lafael da Costa

ELITE FEMININO

1º -Karine de Macedo Frota

2º - Venilda Eli

3º - Cristiany Siqueira Dantas

4º - Annanda Costa

5º - Suelen Alves de Sousa

MASTER FEMININO

1º -Antonia Luíza Rodrigues dos Santos

2º - Maria Jucilene de Alencar Pereira

3º - Layane Lima de Sousa

4º - Leila Sousa Nascimento

5º -

MASTER A-1 MASCULINO

1º - Antunes Sousa da Silva

2º - Vinicius Salomão Ferro Gomes

3º - Luís Macedo da Silva Júnior

4º - Samuel dos Santos

5º - Francisco Daniel Melo Américo

MASTER A-2 MASCULINO

1º - Gerson de Albuquerque Alves

2º - Rogério Ferreira do Nascimento

3º - Delano Rocha

4º - Raimundo Nonato Júnior

5º - Fernando Veras

MASTER B-1

1º - Adelmar Andrade de Carvalho

2º - Lindomar Ferreira dos Santos

3º - Francisco Clemilton de Abreu

4º - Celso Henrique Patrício Franco

5º - César Triballes

MASTER B-2 MASCULINO

1º -Júlio César Cabral Furtado

2º - Reinaldo Soares de Oliveira

3º - Francisco Durval do Nascimento

4º - Ernani de Castro Costa

5º -Bonifácio Teixeira Lima

MASTER C-1 MASCULINO

1º -Fernando Soares de Oliveira

2º - Joselito Gomes da Silveira

3º - Paulo Cesar Ferreira da Silva

4º - Francisco Edmar Carvalho

5º - Henrique Rocha

MASTER OVER MASCULINO

1º - Antonio Francisco de Oliveira

2º - João de Deus Soares Filho

3º - Aldo Ferro e Silva Neto

4º - Edvaldo Santos Silva

5º - Valdir Soares Silva

MASTER SUB-30 MASCULINO

1º - Elionai Costa de Sousa

2º - Aloísio Ernesto de Andrade

3º - João Alves da Silva Neto

4º - Fernando Rocha Barbosa

5º - Renato Sousa Fontes

JÚNIOR MASCULINO

1º - Talisson de Castro Souza

2º - Luís Gustavo da Silva Santos

3º - Brenno Jhesnneir Araújo Costa

JUVENIL MASCULINO

1º -Girleno Castelo Branco Oliveira

2º - Matheus Rodrigues Martins

3º - João Victor Magalhães Pessoa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES