Desafio das Opalas movimenta competidores no Parque de Sete Cidades dia 26

No domingo, a largada será dada por grupos de categorias às 9h do Centro de Visitantes do Parque Nacional de Sete Cidades.

Ciclista | Márcia Cristina
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Programação, roteiro e todo o circuito de 6 quilômetros já foram demarcados para a grande largada do Desafio das Opalas, prova de mountain bike que acontecerá no próximo domingo (26), valendo pela 5ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Cross Country, dessa vez na disciplina XCO, que é o cross country olímpico. 

Pela segunda vez, a Federação de Ciclismo do Piauí obteve a licença para realizar o desafio dentro da área do Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, que ainda celebra a passagem dos 60 anos de fundação, completados no ano passado. 

A última edição que aconteceu lá foi em 2019, antes da pandemia de Covid-19. A diferença este ano é que a prova não será na disciplina XCM.

Competidor vai encarar prova com vários obstáculos no Parque Nacional de Sete Cidades. (Foto: Márcia Cristina)

No domingo, a largada será dada por grupos de categorias às 9h do Centro de Visitantes do Parque Nacional de Sete Cidades. A premiação acontecerá no mesmo local, a partir de 13h.

O parque que possui uma área de 7.700 hectares protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é cheia de belas paisagens naturais rochosas, além da vegetação de caatinga nativa, cachoeiras e piscinas naturais. 

Leia Mais

O presidente da FCP, Fernando Correia Lima, afirmou que para garantir a segurança do local, as inscrições foram limitadas a 200 atletas inscritos tanto das categorias oficiais, que contam com atletas federados, quanto das abertas, que terá as categorias masculino e feminino, duplas e pesadão. A largada será dada em três baterias: às 9h, 10h e, a última, começando às 11h20.

O circuito deste domingo privilegia um roteiro que passa por cada uma das sete cidades de pedras que caracterizam o parque, as quais foram esculpidas ao longo de milhares de anos pelo calor, sol, chuvas, e criaram naturalmente imagens que lembram figuras humanos, animais, símbolos, além do local ser cercado de mitos e lendas.

O Desafio das Opalas já conta com cerca de 150 ciclistas inscritos. Muitos irão conquistar pontos valiosos para se manterem ou desgarrarem no ranking estadual de MTB XCO. A realização do evento é da Fundação Quixote, com supervisão da FCP e CBC. Coprodução: X-Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES