Desafio Enduro do Jenipapo foi misto de beleza e trechos desafiadores

Destaque, mais uma vez, para o campeão piauiense de enduro de regularidade da temporada de 2022, Lenilson Viana, de Teresina, que venceu o Jenipapo na categoria Graduado

piloto | Geirlys Silva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com muita segurança e belezas naturais de encher os olhos, a organização do 36º Desafio Enduro do Jenipapo concluiu neste domingo (19), a 36ª edição do enduro mais antigo do Norte e Nordeste do Piauí, o Desafio Enduro do Jenipapo, prova off road que leva esse nome em homenagens aos homens e mulheres que lutaram e morreram na Batalha do Jenipapo na região de Campo Maior, município a 90 Km de Teresina. 

A competição que nasceu e cresceu sendo uma prova de enduro de regularidade, desde o ano passado incluiu a modalidade mountain bike, sendo duas competições em uma. A prova de bike teve 220 atletas individuais inscritos e 25 duplas. Nas motos participaram 28 pilotos. A prova foi encerrada para ambas as modalidades no Monumento Batalha do Jenipapo.

As motos abriram o Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, evento da Federação de Motociclismo do Piauí – FMP. A largada foi na zona leste de Teresina com deslocamento até uma trilha de morro com descida e subida, onde os pilotos aferiram o GPS para largarem para valer. Foi uma prova mais dura na primeira parte até Altos, com trechos mais técnicos, de muita navegação, veredinhas, serras, passagens por fazendas e vilarejos de muita beleza. Nenhum incidente aconteceu e a planilha estava bem justa. O diretor de prova foi o piloto Tafarel Araújo. A segunda parte foi mais trilhas de estradão e estradinhas, em trecho mais plano.

Piloto enfrentou trecho com muita lama durante prova. (Foto: Geirlys Silva)

Destaque, mais uma vez, para o campeão piauiense de enduro de regularidade da temporada de 2022, Lenilson Viana, de Teresina, que venceu o Jenipapo na categoria Graduado, seguido por Lauro Rodolpho Lopes, Gilmar Cipriano, em 3º, e Luiz Lobão Filho, em 4º.  Na categoria Intermediário, vitória para Francisco Matos Araújo; Jadson Luz venceu na Novato; Ciro Barros faturou na categoria Moto Rally e na categoria Duplas, os amigos de São Raimundo Nonato, da Equipe Trilheiros da Caatinga, José Victor e Flávio Marcílio venceram. A equipe teve ainda o piloto Márcio Emídio, na Moto Rally. Eles viajaram mais de 540 km até Teresina e depois até Campo Maior para fazerem o que mais gostam, off road.

Leia Mais

Na categoria Graduado, um veterano que não consegue deixar o esporte por nada, o piloto de Teresina Luiz Lobão Filho. Esta foi a sua 18ª participação no Enduro do Jenipapo, mostrando que tem história e paixão pelo enduro. “Comecei a disputar a prova em 2004. Corri algumas com meu pai, Luiz Lobão, e é sempre muito boa. Esse ano, de novo muita navegação e alguns trechos molhados que têm mais risco de quebra do equipamento, mas consegui terminar”, disse Lobão Filho que é hexa campeão piauiense de enduro de regularidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES