Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Dia do Atleta: teresinenses descobrem à prática esportiva na pandemia

O momento permitiu a mudança de hábitos de muitos brasileiros. No dia do Atleta, teresinenses relatam que estão cada vez deixando o sedentarismo para cuidar da saúde

Compartilhe

A cabeleireira e maquiadora Elza Nascimento acorda às 3h30 e chega ao trabalho às 5h da manhã. Recentemente, começou a praticar corrida de rua, o que a fez romper a “rotina da pandemia” e colher muitos benefícios para sua vida pessoal. A encruzilhada imposta pelo novo coronavírus e o isolamento social fizeram com que as pessoas repensassem seu estilo de vida e criassem rotinas mais saudáveis. Com isso, muita gente começou a praticar alguma atividade física.  

Hoje, dia 21 de dezembro, é comemorado o dia do Atleta, e a história de Elza ilustra bem isso, o esforço das pessoas que se dedicam ao esporte, seja por hobby ou para manter uma boa qualidade de vida. “Eu queria um exercício que me motivasse e me desafiasse. Resolvi buscar uma assessoria que me desse um foco onde o objetivo, no início, era perder peso e me manter ativa, mas a corrida acabou virando paixão. Juntou-se a pandemia e aí se fez necessário buscar atividade ao ar livre”, disse a cabeleireira.

Elza Nascimento descobriu a paixão pela corrida de rua- Foto: @gilcello e @adrenaphotos

Mesmo com a rotina puxada de mais de 12 horas de trabalho entre o emprego e o seu salão de beleza, Elza Nascimento ainda tem os afazeres de casa. Nas redes sociais, ela serve de inspiração como mãe e atleta, ainda mais nesse período de confinamento.   

“Quando chego em casa cuido dos meus dois filhos e do marido. Quando vou me deitar já são mais de 23h. Se não fizesse uma atividade física não aguentaria. A corrida me mantém no foco, me dá um direcionamento e melhorou muito o meu condicionamento. Eu recomendaria porque me manteve além de disposta e de bom humor”, completa ela que já participou de duas provas de corridas este ano. “Eu fiz uma prova de 5 Km e outra de 10 Km no dia 6 de dezembro onde fui a 10ª colocada e fiquei super feliz. Correr é uma delícia”, definiu. 

Quem também optou por uma mudança na rotina foi a auxiliar administrativa Vanessa dos Santos que vivenciou o lockdown em Teresina e começou a fazer atividades esportivas orientadas em casa adaptando-se à pandemia. 

“Chegava do trabalho e ficava parada, estava aflita com a pandemia, comprei duas caneleiras  e comecei a fazer caminhadas no terraço e no quintal, depois atividades com intensidade de exercícios aeróbicos que acabaram com as dores nas costas e me dão mais disposição para o trabalho no dia seguinte”, conta. 

“O importante é não ficar parado”

A educadora física Dinair Lima, parou de praticar corrida de rua no começo da pandemia. Com as restrições impostas à prática esportiva sem se expor à contaminação pela Covid-19, ela voltou há poucos dias ao esporte e reforça a necessidade de fazer exercícios físicos tomando todos os cuidados. 

“Na pandemia voltei a correr, treino todos os dias, às 6h, no Complexo do Parentão e na Raul Lopes, esses locais estão sendo monitorados, só entra de máscara, tem que higienizar as mãos. Comecei a participar de provas e de um grupo de corrida onde a maioria das pessoas tem mais de 50 anos, temos treinos, pratico o esporte no meu limite e não excedo. Estou trabalhando para fazer meus 10 Km de corrida”, comentou Dinair Lima. 

A educadora física também enfatiza que cada minuto conta quando a questão é manter-se ativo para aumentar a imunidade. “O segredo é fazer qualquer atividade física que a pessoa goste ou se identifique. Do jeito que a população ficou isolada, o importante é não ficar parado para não desencadear alguma doença”, explica. 



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar