Disputa entre Flamengo e Globo pode afetar o futuro do Estadual.

Mais do que isso, sem o time campeão na principal tela, o Carioca perde bastante em divulgação e se torna uma competição até meio clandestina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O início da temporada é marcado pela falta de acordo entre Flamengo e Globo para a venda dos direitos de transmissão do Carioca. O motivo para o impasse é o abismo financeiro entre as propostas dos dois lados, a emissora oferecendo cota de R$ 18 milhões e o time rubro-negro pedindo dezenas de milhões de reais a mais. Para além dessa diferença, o imbróglio ameaça ter um efeito colateral: colocar em questionamento a própria existência dos Estaduais nos moldes atuais dentro do calendário. As innformações são do site UOL

Por que? Ora, o argumento do Flamengo para pedir um aumento no pagamento pelo Estadual é de que quer ganhar proporcionalmente o valor que arrecada pela venda do Brasileiro, considerando que um ocupa o dobro do período na temporada. Dirigentes rubro-negros alegam, por exemplo, que a Globo paga oito meses de Pay-per-view para os clubes referentes aos meses da Série A, e não o faz nos quatro meses do Carioca porque inclui os direitos do ppv em sua cota fixa. Isso ocorre em todos os Estados.

á uma defesa da Globo de que a arrecadação do ppv cai durante os Estaduais. Mas a real é que esta ganha dos assinantes do pacote durante as competições. A questão é: os regionais valem como o Brasileiro? Se não valem igual, valem quanto? Pelo menos por enquanto, a Globo está dizendo ao mercado que não paga mais de R$ 18 milhões no Rio.

Bom, se o principal player diz que não paga mais pelo Carioca e mantiver essa posição, o Flamengo e os outros clubes em geral chegarão à conclusão óbvia de que precisarão reduzir essa competição e aumentar o Brasileiro se quiserem incrementar receitas de televisão. E isso provavelmente vai se estender a outros mercados. Ressalte-se que essa não é a posição atual do clube que defende a validade do Carioca.

Mais do que isso, sem o time campeão na principal tela, o Carioca perde bastante em divulgação e se torna uma competição até meio clandestina. Fluminense, Vasco e Botafogo, por maior tradição e grandeza que tenham, não possuem times atrativos para o público fora de suas torcidas pelas crises financeiras que atravessam. Se confirmar seu favoritismo no campeonato, com o impasse com a Globo mantido, o Flamengo jogará finais e jogos decisivos em inéditos apagões de televisão.

É claro que isso afeta a competição. Basta ver o início deprimente do torneio, cheios de reservas nos times e baixíssimo nível técnico - os times foram obrigados a botar suplentes pelo início muito cedo da competição. A longo prazo, o efeito será tornar mais irrelevante o Carioca, por mais que o Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco queiram promove-lo. E, se o Carioca perde a força, e o Paranaense também, daqui a pouco só restará o Paulista com algum interesse do público.

Neste cenário, será decisiva a renovação do contrato do Paulista após 2021 e a postura da Globo. Se a emissora for austera e não fizer loucura na proposta, e se não houver concorrência forte, será mais uma competição desvalorizada. Mas, se diversos veículos entrarem na concorrência e o valor subir, aí o Estadual se solidifica.

Certo é que o impasse entre Flamengo e Globo é a ponta de um iceberg prestes a bater no calendário do futebol brasileiro. Pode ser que o navio desvie na última hora e a CBF consiga manter o status quo do inchado calendário nacional. Mas, se o navio bater, as consequências do que vêm por aí em termos de alterações no país são imprevisíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES