Disputa: Flamengo x Corinthians nas piscinas

Este ano a competição terá 434 nadadores inscritos de 41 clubes de todo o país

Cielo, o principal nome da natação brasileira. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 50° Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu Maria Lenk 2010 começa a partir das 17h (no horário de Brasília) desta segunda-feira (3), em Santos (SP).

Além dos melhores atletas da natação brasileira, o Maria Lenk terá também a disputa Flamengo x Corinthians nas piscinas. Os dois adversários que se enfrentam no futebol pela Copa Libertadores na próxima quarta-feira (5), no estádio Pacaembu, se encontrarão também na natação.

O Flamengo contará com o fenômeno Cesar Cielo e o Corinthians terá Poliana Okimoto, campeã mundial da maratona aquática em 2009 e que vai disputar em Santos os 400 m, 800 m e 1.500 m. A maior contratação corintiana este ano, Thiago Pereira, competirá pelo Minas, por causa de um acordo que fez com o antigo clube, do qual se despede no Maria Lenk.

A competição deste ano conta com 434 nadadores inscritos de 41 clubes de todo o país e inaugura também os eventos de natação com finais, semifinais e finais no Brasil.

As provas de 50 e 100 m terão as três etapas. A partir dos 200 m, apenas eliminatórias e finais. O programa de provas da eliminatória terá na estreia as provas femininas e masculinas de 200 m peito, 50 m livre, 200 m costas e a séries fracas dos revezamentos 4x50 m livre, 800 m livre feminino e 1500 m livre masculino.

Logo no primeiro dia, destaque para o trio que estreia pelo Flamengo - Cesar Cielo (50m livre), Nicholas Santos (50m livre) e Henrique Barbosa (200m peito).

O Maria Lenk servirá de seletiva para duas competições: Campeonato Pan-Pacific, em Irvine (EUA), de 18 a 23 de agosto, e o inédito Torneio das Quatro Nações de Natação, que reunirá nadadores da Austrália, Brasil, Canadá e França, em Victoria (CAN), nos dias 5 e 6 de agosto.

Ao final da competição em Santos serão formadas duas equipes. A primeira vai para o Campeonato Pan-Pacific, principal meta da seleção adulta de natação na temporada porque reúne em piscina olímpica grandes nomes das piscinas internacionais.

A segunda, formada pelos 28 melhores índices técnicos (14 no masculino e 14 no feminino) entre os que não forem convocados para o Pan-Pacific, viajarão para o Torneio das Quatro Nações.

O Brasileiro Absoluto torna-se importante pois ambas as competições - Pan-Pacific e Torneio das Quatro Nações - valerão como seletivas para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em 2011.

E o torneio da FINA será válido para obtenção de índices para provas individuais nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, e definirá os países que disputarão os revezamentos nesta Olimpíada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES