Doha respira futebol às vésperas do sorteio da Copa do Mundo de 2022

Cerca de 200 torcedores se reuniram junto à emblemática Corniche (a orla da cidade) para ver o hasteamento e a interpretação dos respectivos hinos nacionais.

Copa do Mundo | Alexandre Loureiro-Getty Images for adidas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto o planeta do futebol volta os olhos para o Catar diante do esperado sorteio da Copa do Mundo de 2022 nesta sexta-feira, o hasteamento das bandeiras dos últimos nove países classificados nesta quarta já dava detalhes de como será o evento neste pequeno país do Golfo que sediará o torneio de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Por alguns dias, as ruas do bairro de West Bay, centro nevrálgico de Doha, onde o sorteio será realizado, foram decoradas nas cores das seleções que se conseguiram passagem para a grande festa do futebol mundial.

As bandeiras de Camarões, Canadá, Equador, Gana, Marrocos, Polônia, Portugal, Senegal e Tunísia juntaram-se às dos outros países já classificados em torno do relógio que marca os 235 dias que faltam para o início da competição.

(Foto: Alexandre Loureiro-Getty Images for adidas)

Diante dos olhos da polícia e em um evento inusitado num país pouco habituado a aglomerações públicas, cerca de 200 torcedores se reuniram junto à emblemática Corniche (a orla da cidade) para ver o hasteamento e a interpretação dos respectivos hinos nacionais.

Leia Mais

As autoridades do Catar, sensíveis às questões de segurança, tentam manter os torcedores longe do local da cerimônia.

"Devido à falta de espaço, fomos informados de que os espectadores não poderão participar", escreveu a embaixada canadense nas redes sociais, mas isso não impediu que cerca de quinze cidadãos desse país se juntassem ao grupo.

"Dia de festa"

"É um dia de festa", comemorou Adnan Zakaria, um dos 20.000 marroquinos que vivem no Catar, vestindo a camisa de sua seleção, que se classificou para o evento na noite de terça.

"Há apenas 250 senegaleses aqui, mas nosso povo virá do Senegal e de outros países do Golfo. As pessoas nos ouvirão quando o torneio começar", disse o embaixador deste país africano, Mouhamed Habibou Diallo.

"Isso dá uma ideia do que é uma Copa do Mundo", destaca Nasser Al Khater, diretor do comitê organizador. "É emocionante. Há muita empolgação, um pouco de apreensão também, mas é normal".

O Catar prevê que mais de 1,2 milhões de pessoas visitarão o pequeno mas rico estado naquela que será a primeira Copa do Mundo organizada em um país árabe.

A Fifa anunciou nesta quarta que mais de 800 mil ingressos foram vendidos durante a primeira fase da venda, de 19 de janeiro a 8 de fevereiro. Os dez países com maior demanda de passagens foram Catar, Estados Unidos, Inglaterra, México, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Índia, Brasil, Argentina e Arábia Saudita.

Segundo a entidade que rege o futebol mundial, são mais de 17 milhões de pedidos de ingressos, embora apenas dois milhões estejam disponíveis.

"Al Rihla", o nome da bola

A próxima fase de venda será aberta no dia 5 de abril, às 6 horas (horário de Brasília), e já será possível escolher partidas com base nos jogos conhecidos após o sorteio.

Os 27 países já classificados (de 32) prendem a respiração antes de conhecerem os seus adversários na primeira fase, mas pelo menos sabiam com que bola o torneio vai ser disputado.

Predominantemente branca com listras cruzadas em azul, além de tons vermelhos e dourados, com o logotipo da Adidas, a bola batizada com o nome 'Al Rihla' (A Viagem), permitirá "as trajetórias mais rápidas já registradas e contribuirá para o ritmo e a qualidade das partidas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES