Doria cede volta das torcidas aos estádios após pressão dos clubes

O torcedor deverá apresentar comprovante de vacinação, com as duas doses de Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, ou a dose única da Janssen.

Doria cede volta das torcidas aos estádios após pressão de clubes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após pedido dos cincos times paulistas que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A e da Federação Paulista de Futebol (FPF), o comitê científico do estado deu o aval, na noite desta quinta (23), para a volta do público aos estádios de futebol a partir do dia 4 de outubro.

A medida foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) em sua conta no Twitter, às 22h24. Até o dia 14 de outubro, os estádios poderão receber até 30% da sua capacidade de público. Na sequência, o limite será de 50%. A partir de 1º de novembro, a liberação será de 100%.

O torcedor deverá apresentar comprovante de vacinação, com as duas doses de Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, ou a dose única da Janssen.

Doria cede volta das torcidas aos estádios após pressão de clubes

Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal deverá ter tomado ao menos uma dose de vacina e apresentar um teste negativo com validade de 48 horas para os do tipo PCR ou 24 horas para os de antígeno.

O uso de máscara é obrigatório em todos os setores do estádio.

Com isso, Doria abre caminho para o futebol depois de ter anunciado, em agosto, que a realização de jogos com a presença de público, assim como shows e pistas de dança, seria liberada somente a partir de 1º de novembro.

Após a publicação desta reportagem, a assessoria de imprensa do governo afirmou, em nota enviada à Folha de S.Paulo, que a decisão de antecipar a volta do público se deve à diminuição dos números de casos e internações ligadas à Covid-19.

"O Governo de SP informa que a decisão de antecipar a volta do público aos estádios de futebol não ocorreu devido à pressão dos clubes como relatado na reportagem. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira pelo Comitê Científico e em acordo com a Federação Paulista de futebol, e foi levada em consideração a constante queda dos números de casos e internações da Covid-19 no estado", afirma a nota.

Governador de São Paulo, João Dória - Foto: Ascom 

"Para se ter uma ideia, nesta semana, SP apresentou o menor número de internados desde o monitoramento da pandemia."

No conselho técnico do próximo dia 28 na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), representantes das 20 agremiações da Série A voltarão a deliberar sobre o tema. A tendência é que a maioria dos dirigentes vote pela volta da torcida a partir da rodada do dia 2 de outubro, a 23ª da Série A.

Até o início da noite de quinta, além dos times paulistas, somente o Bahia não tinha o aval das autoridades sanitárias para receber torcedores no mês que vem. O Sport conseguiu a liberação do governo de Pernambuco durante a tarde.

No último conselho técnico da CBF, no dia 8, representantes de 19 times concordaram com a manutenção do veto sob a alegação de defender a isonomia na competição. Havia também a intenção de impedir o avanço do Flamengo, que obteve decisão favorável, em caráter liminar, do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Otávio Noronha, presidente do órgão, disse que cabia ao poder público o veto aos torcedores, não à CBF.

Com essa decisão, o time rubro-negro nem sequer participou da reunião com os demais times e a confederação. No dia 15, recebeu o Grêmio pela Copa do Brasil diante de 6.446 pessoas no Maracanã (6.277 pagantes).

Horas depois do confronto, o auditor Felipe Bevilacqua, do STJD, suspendeu, até a data do conselho técnico (28), os efeitos da liminar concedida ao Flamengo. Bevilacqua acatou um pedido de 17 clubes da Série A e da CBF. Atlético-MG e Cuiabá também ficaram fora da solicitação.

Esses dois clubes não quiseram se opor ao Flamengo no STJD porque possuem liminares semelhantes e o aval das autoridades locais. Líderes do Campeonato Brasileiro, os atleticanos deixaram claro que, se o time carioca recebesse torcedores contra o Grêmio, fariam o mesmo na rodada seguinte, em Belo Horizonte.

Na tentativa de apagar o incêndio, a diretoria rubro-negra não recorreu ao STJD e encarou o Grêmio de portões fechados no último domingo (19), pelo Brasileiro.

A pouco mais de dois meses do término da temporada, os dirigentes ouvidos pela reportagem apostam que, com mais de dez times aptos a receber o seu torcedor, o argumento da isonomia cairá por terra no conselho técnico da semana que vem.

"Para a partir do dia 2, somos favoráveis e vamos votar assim. Cada clube tem que resolver o mais rápido possível em suas praças, porque não faz mais sentido governo e prefeito deixarem de liberar", diz o presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES