Dorival Júnior terá grandes desafios à frente do Flamengo; veja a lista

Novo técnico tem missão de resolver problemas dentro e fora de campo, melhorar a classificação no Brasileiro e, no intervalo de um mês, manter o time vivo na Libertadores e Copa do Brasil

Dorival Junior | Gilvan Souza - Flamengo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Confirmada a saída de Paulo Sousa, a próxima oficialização no Flamengo será a de Dorival Júnior, nesta sexta-feira. Será a terceira passagem do técnico no clube, e ele sabe que terá desafios e cobrança proporcionais ao tamanho da torcida e do investimento feito na montagem do elenco.

Os torcedores rubro-negros estão incomodados com o desempenho do time, refletido na classificação ruim no Brasileiro - 14º lugar. Há pouco tempo para treinar e será necessário conquistar os resultados desde já.

No intervalo de um mês, o Flamengo vai decidir seu futuro na Libertadores (dias 29/06 e 06/07, contra o Tolima) e Copa do Brasil (semanas de 22 de junho e 13 de julho).

Dorival Júnior terá um grande desafio à frente do Flamengo. (Foto: André Durão)

Leia Mais

Os primeiros desafios de Dorival no Flamengo:

1 - Montar uma comissão técnica

Com a saída de Paulo Sousa e os seis integrantes de sua comissão técnica, Dorival vai precisar montar sua equipe de trabalho. Ele chega com seu filho/auxiliar Lucas Silvestre e o preparador físico Celso Rezende. Vai precisar, junto com a cúpula do futebol, se cercar de profissionais gabaritados para preencher as muitas lacunas deixadas.

2 - Ajustar a gestão do grupo

Os fracassos recentes e o estilo de comando de Paulo Sousa criaram algumas situações de desgaste no Ninho. Para ter sucesso, será importante para Dorival recuperar a unidade do elenco para que os jogadores voltem a ter um nível alto de satisfação em grupo.

Um dos trunfos para o novo comandante é já ter trabalhado em 2018 com jogadores como Everton Ribeiro, Diego, Vitinho, Arão, Rodinei e Diego Alves (um caso à parte), que já conhecem sua metodologia de trabalho.

3 - Fazer o time voltar a fazer gols

O DNA do Flamengo desde que o grupo foi montado, em 2019, foi a capacidade de ser ofensivo e marcar muitos gols, algo que foi ficou de lado recentemente. No Brasileiro, a equipe é atualmente o quarto pior ataque.

No último jogo, contra o Bragantino, por exemplo, o Flamengo teve apenas três finalizações certas. Gabigol, artilheiro do time nos últimos anos, só teve uma tentativa de chute, que foi bloqueado.

Experiência será um fator decisivo para Dorival Júnior no Flamengo. (Foto: Gilvan Souza - Flamengo)

4 - Deixar clara a situação dos goleiros

Quatro goleiros atuaram pelo Flamengo este ano. Antes da lesão de Santos, Paulo Sousa fez um rodízio entre ele e Hugo, que passou a ser utilizado em todas as partidas e foi muito criticado por falhas. Diego Alves atuou em apenas dois jogos e teve uma pubalgia, mas desde o início ficou claro que não teria muito espaço. Matheus Cunha, o mais jovem, atuou nas duas primeiras rodadas do Carioca.

A posição gerou muita instabilidade para o time este ano, e será importante para Dorival criar uma hierarquia mais clara para tentar diminuir as oscilações.

A relação com Diego Alves é um caso à parte depois do problema que tiveram em 2018. Por divergências, o goleiro foi afastado do elenco em 2018. Aparar as arestas, se ainda existir alguma mágoa, pode ser um bom primeiro passo de Dorival no comando do time.

5 - Definir esquema tático e base do time

Paulo Sousa iniciou o ano com uma formação tática na cabeça, com a saída de bola com uma linha de três zagueiros, e terminou sua passagem com uma linha de quatro defensores mais tradicional. Um dos pontos negativos do trabalho do português foi ter feito muitas mudanças a cada jogo, o que dificultou ao time criar uma identidade mais clara.

Então, um dos desafios de Dorival é dar novamente a alma perdida do time, com ideias claras e com os jogadores nas funções que conseguem render mais.

6 - Não podar a garotada

Um dos pontos mais elogiados no trabalho de Paulo Sousa foi dar espaço e confiança a alguns jovens revelados no clube, como Marcos Paulo, Lázaro, Victor Hugo e Matheus França.

Dorival tem a missão de dar continuidade neste trabalho, não só pelo que a garotada pode dar de retorno esportivo quanto também financeiro.

7 - Conquistar a simpatia da torcida

Conhecer as características do Flamengo e de sua torcida é uma arma importante para todos que chegam ao clube, e com Dorival não será diferente. Em sua terceira passagem, precisará conquistar a empatia da arquibancada.

Por característica, alguns sucessores de Jorge Jesus não tiveram muito sucesso neste quesito, como Dome e Rogério Ceni.

Com informações GE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES