Dos 171 atletas brasileiros garantidos em Tóquio, 80 são mulheres

Com várias campeãs mundiais em 2019, a expectativa é de uma participação marcante das mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Atletas | Wander Roberto/Exemplus/COB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Celebrado mundialmente no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher marca a luta por igualdade de gênero e de direitos em todos os setores da sociedade. No esporte, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reconhece a importância da mulher e exalta as atletas brasileiras em competições internacionais. Com várias campeãs mundiais em 2019, a expectativa é de uma participação marcante das mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Até o momento, já são 80 mulheres com vagas garantidas na delegação brasileira, de um total de 171 atletas.

“Em consonância com os pilares do Movimento Olímpico, o COB tem realizado nos últimos anos uma série de ações para criar uma cultura inclusiva, desafiando a desigualdade de gênero não apenas na organização, mas em todo o esporte no Brasil. Nosso compromisso é em construir um ambiente melhor para as mulheres no esporte”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

A primeira participação feminina em Jogos Olímpicos aconteceu em 1900, em Paris, quando apenas 22 mulheres competiram no tênis e no golfe, enquanto 975 homens participaram do evento. Na última edição dos Jogos Olímpicos, no Rio 2016, a presença feminina representou cerca de 45% do total de atletas. Para Tóquio 2020, o Comitê Olímpico Internacional anunciou que todos os 206 países participantes devem ter ao menos um homem e uma mulher em suas delegações.

No Brasil, a representatividade das mulheres vem aumentando a cada edição de Jogos Olímpicos, desde a participação da nadadora Maria Lenk em Los Angeles 1932, primeira sul-americana disputar o maior evento esportivo do mundo. No Rio 2016, de um total de 465 atletas, 45% eram mulheres.

“A performance esportiva das mulheres tem evoluído tecnicamente nos últimos anos. Tivemos várias brasileiras medalhistas olímpicas e mundiais, como Mayra Aguiar, no judô, Beatriz Ferreira, no boxe, Martine e Kahena, na vela, e Duda Amorim, há anos entre as melhores do handebol mundial. São vários nomes que vem a consagrar uma história que o Brasil possui no esporte feminino, desde Maria Lenk, Aída dos Santos passando por Hortência Marcari, Magic Paula, Jackie Silva, entre tantas outras atletas fantásticas que abrilhantaram a nossa história”, destacou o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.

O aumento do número de atletas do sexo feminino que representam o país nos Jogos Olímpicos também traz atenção especial no campo do bem-estar das atletas. Não é por acaso, portanto, que desde 2012 o Brasil se tornou um dos primeiros Comitês Olímpicos Nacionais do mundo a contar com uma ginecologista esportiva em suas delegações.

“O Brasil é destaque no cenário internacional no esporte feminino e é inegável que nos últimos anos a performance feminina evoluiu tecnicamente, o que cria uma expectativa de um bom desempenho nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Existe uma atenção do mundo onde há potencial de disputa de medalhas e uma visão de que o esporte feminino ainda tem muito o que crescer. É natural que os países foquem seus investimentos onde existem essas oportunidades. Algumas provas permitem esse crescimento maior. E no Brasil isso aconteceu, seja no caso da Ana Marcela Cunha ou da Ana Sátila, por exemplo, ou do apoio direto ao surfe feminino. Onde existe o potencial de resultado, existe o foco de investimento e de atenção”, observou Mariana Mello, gerente-executiva de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB.

Além de contribuir para a maior participação feminina dentro do campo de jogo, o COB estimula a presença da mulher também no ambiente corporativo, atuando como líderes na gestão esportiva das entidades. Dentro de sua estrutura, as mulheres são maioria. Entre os funcionários da entidade, quase 55% são mulheres. Além disso, nos cargos de gerência, são seis mulheres e cinco homens. A diretoria da entidade conta com duas representantes femininas. om uma qualificação profissional cada vez maior de mulheres nos esportes olímpicos, incentivadas também pelos cursos de capacitação do Instituto Olímpico Brasileiro, o Brasil enviou a primeira missão na história inteiramente feminina a liderar a delegação brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Praia em Rosário 2019, com nove mulheres responsáveis por todas as áreas da operação.  

Outra ação relevante do COB foi o lançamento da "Política de Combate e Prevenção ao Assédio e Abuso Moral e Sexual", em outubro de 2018, que contempla todas as esferas do esporte nacional. A elaboração destas diretrizes contou com a colaboração da ONU Mulheres e faz do Brasil um dos únicos cinco Comitês Olímpicos Nacionais a ter esse tipo de documento publicado. Com um canal de ouvidoria em funcionamento, ele tem ajudado meninas e mulheres a notificar qualquer abuso sofrido.

“O nosso papel é desafiador e exige muita coragem. Estamos tendo mais liberdade, por conta de outras mulheres que lutaram para essas conquistas, mas ainda assim temos muitos desafios para mostrar que os valores femininos fazem a diferença no esporte. Meu grande sonho é a igualdade em todos os esportes”, defendeu a nadadora campeã mundial Etiene Medeiros.

A parceria com a ONU Mulheres começou em 2015, quando a organização esteve presente pela primeira vez durante os Jogos Escolares da Juventude no Brasil, impactando na ocasião mais de 8.000 meninos e meninas com o tema equidade de gênero. Desde então, todos os anos a ONU tem desempenhado um papel importante no evento. Esse relacionamento deve ser duradouro: atualmente o COB é signatário do programa “Eles por Elas”.

“É um dia para ser comemorado. Lutamos muito pelos nossos direitos e pelo papel que desempenhamos na sociedade. No esporte, demos um salto muito grande nos últimos anos. Temos conquistado nosso espaço e mostrado do que somos capazes. Os Jogos Pan-americanos mostraram isso muito bem. Servimos como referências para as meninas da nova geração, que estão iniciando no esporte e se espelham nas nossas conquistas”, afirmou Ana Sátila, da canoagem slalom, que conquistou duas medalhas de ouro nos últimos Jogos Pan-americanos, em Lima. Nesta competição, por sinal, o desempenho feminino foi histórico. As brasileiras conquistaram 20 ouros e 67 pódios no total. Em Toronto 2015 foram 13 e 63, em Guadalajara 2011 foram 6 e 21, e no Rio 2007 foram 15 e 57. (COB)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES