Dos 200m para os 400m: Victória Sena muda de prova e de perspectiva

Filha do ex-recordista dos 400m, Inaldo Sena, que também é seu treinador, a atleta integrou a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Doha, no Catar

Victória Sena | Divulgação/CBAt
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No início do ano passado, Maria Victória Belo de Sena fez um balanço da curta carreira e resolveu trocar os 100 m e os 200 m, provas que disputava havia três anos, pelos 400 m. A mudança deu resultado. A atleta paulista, da Associação Prudentina de Atletismo (APA), teve um ano inesquecível em 2019. Foi campeã brasileira e sul-americana sub-20 e, a maior comemoração, integrou a delegação brasileira adulta no Campeonato Mundial de Doha, no Catar, como corredora do revezamento 4x400 m misto.

Victória, que completa 20 anos na terça-feira (14/7), terminou a temporada na liderança do ranking brasileiro sub-20 e em terceiro lugar no ranking adulto, com a marca de 52.60, que também é recorde brasileiro até 19 anos.

“Desde que iniciei no atletismo comecei com os 75 m e os 250 m. A partir de 2015 fui para os 100 m e 200 m, onde fiquei até o início de 2019. Eu não estava tendo resultados tão expressivos nessas provas, então fui para os 400 m. Em março comecei a competir e os resultados apareceram”, lembrou a corredora, filha de Inaldo Sena, ex-recordista sul-americano dos 400 m e ganhador da medalha de bronze na antiga Copa do Mundo de Atletismo, em Londres, em 1994. Inaldo Sena também é o treinador de Maria Victória.

Victória ganhou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, em Bragança Paulista (53.68), e no Sul-Americano de Cáli, na Colômbia (53.80) e bateu o recorde brasileiro da categoria nas semifinais do Campeonato Pan-Americano de San José, na Costa Rica (52.60). Na final, terminou na sexta colocação (54.21).

A convocação para o Mundial Adulto foi marcante. “Foi sensacional, tanto pelo que consegui aprender com todos os atletas que pude ver competir, treinar, aquecer. O clima da competição é algo incrível. E os aprendizados que tive a oportunidade de ter vão além de tudo que já presenciei” disse a atleta. “Estar lá me deu mais vontade de seguir em frente, pois me fez querer estar no próximo Mundial. Agradeço muito a todos da seleção que me receberam muito bem e me ajudaram muito, atletas, treinadores e equipe multidisciplinar.”

Em época de pandemia da COVID-19, Victória tem tido dificuldades para treinar. “Está sendo um tanto complicado, mas estamos tentando dar o nosso melhor. Estou treinando num parque perto de casa e meu pai abre uma academia só para os atletas fazerem os exercícios”, comentou. “Agora com 20 anos, aumenta a responsabilidade, e quero conseguir bons resultados e superar meus próprios objetivos. Já venho competindo com as adultas e isso me ajudou muito.”

Para Inaldo, o objetivo é que Victória alcance o recorde pessoal ainda em 2020. “O ano está complicado. Além da pandemia, ela teve uma lesão no início da temporada e precisou parar com as atividades. Agora, está totalmente recuperada e treinando bem. Espero que possa competir ainda este ano para tentar bater o recorde pessoal e entrar bem na busca do índice olímpico em 2021”, afirmou Inaldo. (Fonte: CBAt)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES