Duda é eleita melhor do mundo pela 2ª vez; Evandro vence melhor saque

A divulgação do prêmio individual foi realizada pela Federação Internacional de Voleibol (Fivb), que confirmou mais dois prêmios: melhor saque feminino, que também ficou com Duda

Duda venceu pela segunda vez prêmio de melhor jogadora da temporada | Divulgação/FIVB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atleta brasileira de vôlei de praia Duda (SE), que forma parceria com Ágatha (PR), foi anunciada  como a melhor jogadora da temporada 2019 do Circuito Mundial. A divulgação do prêmio individual foi realizada pela Federação Internacional de Voleibol (Fivb), que confirmou mais dois prêmios: melhor saque feminino, que também ficou com Duda, e melhor saque masculino, vencido pelo quinto ano seguido pelo carioca Evandro.

Duda, 21 anos, já havia sido eleita melhor jogadora do mundo na temporada passada, repetindo o feito. No início da semana, a Fivb já havia anunciado a sergipana como melhor jogadora ofensiva do Circuito Mundial 2019. Ao contrário das edições anteriores, nesta temporada os prêmios foram divulgados aos poucos, ao longo de toda semana, com o balanço final sendo conhecido neste domingo (15).

Duda comentou a vitória pelo segundo ano no prêmio principal, de melhor jogadora da temporada, e destacou a importância da comissão técnica nas conquistas.

"Não tenho palavras para descrever a felicidade. Foi um ano intenso com a corrida olímpica, com várias equipes brasileiras muito fortes competindo por apenas duas vagas aos Jogos de Tóquio e felizmente alcançamos o primeiro objetivo principal. Fico feliz por esse reconhecimento, mas estou representando um time. Sem nossa comissão técnica, sem a Ágatha, não venceria nada", disse Duda, que completou.

"O prêmio de melhor saque é muito gostoso, pois passei a treinar desde 2017 o saque viagem com mais frequência, tentando aperfeiçoar o movimento, equilibrar força e técnica. Mérito também da comissão técnica, que me incentivou a evoluir nesse fundamento", disse.

Duda é a terceira brasileira a vencer o prêmio de melhor jogadora da temporada, criado somente em 2005. Larissa (2006 e 2015) e Juliana (2009, 2010, 2011) também conquistaram o prêmio. A sergipana tricampeã mundial sub-19 e bicampeã mundial sub-21 já soma sete premiações individuais do Circuito Mundial (veja todas abaixo).

Evandro quebra recorde

O carioca Evandro (RJ), parceiro de Bruno Schmidt (DF) e também classificado aos Jogos Olímpicos de Tóquio, venceu pelo quinto ano seguido o prêmio de melhor saque, quebrando um recorde. Unanimidade na categoria desde 2015, Evandro comentou o diferencial para manter a sequência de vitórias e a importância da comissão técnica no processo.

“Fico feliz em me tornar o maior vencedor no saque. Nos primeiros anos, a minha altura e força eram os diferenciais, mas os times passaram a estudar meu saque. A minha comissão técnica foi importante demais para manter o destaque neste fundamento. Passamos a treinar outros estilo de saques, muitas vezes saques curtos, ou cruzados na linha, para que gere dúvida nos times. Divido o mérito também com meu parceiro, Bruno Schmidt, que me dá muita segurança na defesa para sacar e chegar à rede para bloquear", declarou Evandro, de 29 anos.

O quinto título como melhor sacador também faz Evandro bater um recorde importante. Ele ultrapassa com o russo Igor Kolodinsky, que venceu a categoria entre 2007 e 2010 e era o jogador com mais títulos no fundamento.

O Brasil é o país com maior número de premiações individuais de pós-temporada: 123 com a categoria vencida por Duda nesta terça-feira. Ao todo, 23 atletas diferentes já receberam alguma premiação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES