Duelo entre Timão e Fla promete muita emoção

Atacantes chegam a jogo decisivo desta terça

| GloboEsporte.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dagol, Robgol, "Zé do Gol"... Apelidos que levam "gol" na alcunha e acabam mais conhecidos do que os próprios nomes dos atacantes aparecem às vezes no futebol. Dois deles estão atualmente na elite do Brasil e podem travar o primeiro duelo nesta terça-feira, no jogo Flamengo x Corinthians, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, valendo vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O GloboEsporte.com transmite o jogão ao vivo, assim como a Globo e o SporTV. Informações do site Globoesportes.com.

Gabigol e Gustagol chegam em fases distintas para a partida. Enquanto o camisa 9 rubro-negro é titular absoluto e tem fama de carrasco do Corinthians, o número 19 alvinegro perdeu a posição após lesão e ficará como opção de Fábio Carille no banco de reservas. Porém, os dois são os artilheiros de seus clubes e, até por isso, surgem como esperanças de bola na rede no Maracanã.

Quem vai gritar "gol" nesta terça-feira no Maracanã? 

Gabigol já marcou 13 vezes em 23 jogos em 2019, está empatado com Bruno Henrique no posto de goleador do Flamengo no ano e tem média de um gol a cada 1,7 duelo. Por sua vez, Gustagol anotou 10 em 25 partidas na temporada (incluindo um amistoso contra o Santos), tem cinco a mais que o titular, Vagner Love, e média de uma bola na rede a cada 2,5 confrontos.

E pela primeira vez eles podem se enfrentar. Com pouco mais de dois anos de diferença (Gabigol é mais novo, ainda vai fazer 23 em 2019, enquanto Gustagol acabou de completar 25 em março), eles são de diferentes gerações e só estiveram relacionados para uma mesma partida: foi na vitória do Criciúma por 3 a 0 sobre o Santos no Heriberto Hülse, pelo Brasileirão 2014.

Naquela jogo, os dois eram garotos, sequer tinham os atuais apelidos ainda e estavam na reserva. E só Gustavo entrou: o então centroavante do Criciúma substituiu Bruno Lopes aos 33 minutos do segundo tempo. Recém promovido da base na época, Gabriel não saiu do banco na ocasião. Será que nesta terça os dois vão se enfrentar pela primeira vez?

Artilheiro do último Campeonato Brasileiro com 18 gols, Gabigol chegou ao Flamengo como principal reforço ao lado de Arrascaeta. O centroavante, emprestado pela Internazionale, da Itália, herdou a camisa 9 de Guerrero e sequer deixou a torcida com saudades do peruano ex-Corinthians. Após demorar seis jogos para desencantar, fez logo nove gols em oito partidas.

Seus gols e sua interação com os torcedores nas redes sociais deram a ele uma idolatria quase instantânea. Status que se perdeu conforme o desempenho do camisa 9 foi caindo em campo, principalmente quando passou a jogar como ponta-direita por opção de Abel Braga. E ele passou a ver os elogios se transformarem em cobranças e críticas no início do Brasileiro.

De volta à posição de centroavante, mas no melhor estilo "falso 9" (se movimentando bastante e saindo bastante da área, como gosta de jogar), Gabigol está recuperando o prestígio e a fama de goleador: fez três gols nos últimos dois jogos e foi decisivo nas vitórias sobre Athletico-PR e Fortaleza. Contra o Corinthians, surge como arma rubro-negra para a classificação.

E o atacante já foi algoz do Timão na Copa do Brasil. Em 2015, quando estava no Santos, Gabigol marcou dois gols sobre o rival nas oitavas de final, sendo um deles dentro da Arena Corinthians, na vitória por 2 a 1. Pelo Flamengo, depois de passar em branco no jogo de ida, em Itaquera, o camisa 9 rubro-negro tentará repetir a fama de carrasco alvinegro no Maracanã.

Apesar da reserva, Gustagol vive no Corinthians um ano de afirmação após uma primeira passagem muito apagada em 2016, quando disputou apenas nove jogos e sequer foi às redes. Mas após viver grande fase emprestado ao Fortaleza no ano passado, quando foi o maior goleador de 2019 no Brasil marcando 30 vezes em 45 partidas, ele recebeu uma nova chance no Timão.

O início de temporada foi animador, fazendo oito gols em 11 partidas. Mas embora seja artilheiro do Corinthians no ano, Gustagol vem ficando no banco de reservas da equipe nos últimos jogos. Sua última partida como titular foi na final do Paulistão contra o São Paulo, no dia 21 de abril. Depois, porém, um edema muscular na coxa direita atrapalhou sua sequência.

Ao retornar, a boa fase de Vagner Love, que se firmou como referência do ataque alvinegro, dificultou a volta de Gustagol à equipe titular. Mesmo assim, o centroavante vem sendo utilizado por Carille no decorrer das partidas, tendo participado dos últimos quatro compromissos do Timão. Contra o Deportivo Lara, na Copa Sul-Americana, por exemplo, não só entrou como marcou um gol.

Gustagol ainda estava machucado e sequer ficou no banco na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no jogo de ida em Itaquera. Agora relacionado, e com o Corinthians precisando vencer no Maracanã para garantir a classificação às quartas de final da Copa do Brasil, o camisa 19 se torna uma importante arma para entrar no decorrer no jogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES