Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Duplas masculinas se enfrentam no Circuito de vôlei de praia

Os olímpicos Alison/Álvaro Filho e Evandro/Bruno Schmidt estarão na competição que acontece em Saquarema (RJ)

Duplas masculinas se enfrentam no Circuito de vôlei de praia
Voleibol | Saulo Cruz/COB
Compartilhe

Saulo Cruz/COB

A disputa do torneio feminino do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open na semana passada marcou a retomada das competições da modalidade no país. A dupla olímpica Ana Patrícia/Rebecca venceu a primeira etapa. Agora será a vez dos homens entrarem em ação. Os jogos ocorrem de quinta-feira (24.09) a domingo (27.09), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ).

O primeiro torneio do naipe masculino após a paralisação do calendário pela pandemia da COVID-19 terá diversos protocolos de prevenção, transmissão de todas as partidas e novidades na interação com os fãs, já que não haverá presença de público. Os torcedores poderão assistir os duelos pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br, Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e, a partir das semifinais, pelos canais SporTV.

Uma das presenças confirmadas na competição é do campeão mundial e atleta olímpico Evandro, que junto de Bruno Schmidt irá representar o Brasil nos Jogos de Tóquio no próximo ano. O carioca falou sobre a retomada da modalidade de maneira segura e a importância das competições para recuperar o ritmo de jogo.

“Estou muito feliz em poder voltar a fazer o que amo, estar novamente competindo, colocando nosso time à prova. Voltamos aos treinamentos há cerca de dois meses, mas o ritmo de jogo volta somente jogando os torneios, será muito importante para nossa caminhada. Os protocolos são necessários para que possamos voltar em segurança, vimos que tudo transcorreu bem no feminino e acredito que o mesmo acontecerá agora”, disse Evandro.

Uma das novidades da temporada será a estreia de algumas duplas. Entre elas a do carioca Guto, melhor defensor da temporada 17/18, com o bloqueador Arthur Mariano, terceiro colocado geral na última edição do circuito. O paraibano Vitor Felipe, vice-campeão da temporada passada ao lado de Ricardo, começará uma nova parceria no torneio desta semana. O medalhista pan-americano atuará ao lado do campeão mundial Sub-21 Arthur Lanci. 

Formato de disputa

A fase principal do torneio é formada por 16 duplas - 12 já classificadas pelo ranking e quatro que saem do qualifyig -, começando na sexta-feira (25.09). Um dia antes, na quinta, ocorre o torneio qualiying (classificatório), onde até 20 times que estão fora do ranking principal disputam as últimas quatro vagas em jogos eliminatórios diretos.

Os 12 times já garantidos pelo ranking são André Stein/George, Alison/Álvaro Filho, Evandro/Bruno Schmidt, Guto/Arthur Mariano, Pedro Solberg/Vinícius, Vitor Felipe/Arthur Lanci, Hevaldo/Saymon, Renato/Adrielson, Oscar/Thiago, Allison Francioni/Fábio Bastos, Bernardo Lima/Eduardo Davi  e Jô/Bruno de Paula.

Os 16 times então serão divididos em quatro grupos com quatro duplas para a fase de grupos. Eles jogam duas vezes no grupo. Quem vence as duas partidas, sai em primeiro, quem vence um dos dois duelos, fica em segundo ou terceiro, e o time derrotado duas vezes, termina em quarto, eliminado na primeira fase.

Os primeiros colocados de cada grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória a mais, da repescagem. Quem termina na última posição de cada grupo na primeira fase está eliminado. O torneio segue em formato eliminatório direto, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Protocolo de prevenção

Todos os atletas realizaram um teste inicial para COVID-19 antes da competição. O resultado foi enviado à CBV e, só diante disso, confirmada a inscrição. Um dia antes da estreia na competição, os atletas chegam a Saquarema, respondem a um questionário sobre sintomas, aferem a temperatura, oximetria e realizam novo teste de COVID-19.

Em caso de mais um resultado negativo, o atleta entra na disputa. A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia para retorno. O protocolo será exatamente o mesmo com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV.

A segunda etapa da temporada também será realizada em Saquarema, em outubro, entre os dias 15 a 18 (feminino) e 22 a 25 (masculino). As outras três etapas da temporada 20/21 ainda terão locais definidos, mas já possuem datas. A terceira parada será de 5 a 8 de novembro (feminino) e 12 a 15 de novembro (masculino). O quarto torneio será de 2 a 6 de dezembro, e o quinto de 16 a 20 de dezembro, com possibilidade de realização dos dois naipes.  (Fonte: CBV)



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar