Duplas olímpicas revelam expectativa para estreia no Circuito Nacional

Os jogos começam na quinta-feira (17.09), com o torneio qualifying (classificatório), mas as duas duplas olímpicas entram na fase de grupos, a partir de sexta-feira (18.09), pela posição no ranking de entradas

Rebecca e Ana Patrícia, atuais campeãs brasileiras, estão garantidas em Tóquio | Wander Roberto/Inovafoto/CBV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rebecca e Ana Patrícia, atuais campeãs brasileiras, estão garantidas em Tóquio (Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

A temporada 2020/2021 do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia começa nesta semana, após mais de seis meses de paralisação nas competições por conta da pandemia da COVID-19. E os dois times do país classificados para os Jogos em Tóquio - Ágatha/Duda (PR/SE) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), estão confirmadas e não escondem a expectativa para entrar em ação no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), onde o torneio acontece.

Os jogos começam na quinta-feira (17.09), com o torneio qualifying (classificatório), mas as duas duplas olímpicas entram na fase de grupos, a partir de sexta-feira (18.09), pela posição no ranking de entradas. Além de voltar a competir de maneira oficial, os times apontam a volta do tour como fundamental visando a preparação para Tóquio.

“As medidas de seguranças estão sendo tomadas e é importante voltarmos a competir. Muito do que realizamos nos treinamentos é colocado em teste nos jogos. Além disso, o nível do Circuito Brasileiro é muito alto e vai nos ajudar nessa preparação. Estamos sempre pensando um passo de cada vez e felizes em poder voltar a fazer o que amamos”, disse Ana Patrícia.

Ana Patrícia e Rebecca são as atuais campeãs brasileiras e chegam para o torneio no CDV como cabeça de chave número 1. A temporada 19/20 foi encerrada faltando uma etapa, mas a parceria comandada pelo técnico Reis Castro tinha grande vantagem de pontos e precisava somente entrar em quadra no último evento para garantir matematicamente a conquista, e com isso foi declarada campeã.

Ágatha e Duda também celebraram o retorno. A dupla disputou neste último final de semana o torneio King of the Court, na Holanda, em formato exibição, com regras diferentes. Ágatha comentou o retorno do Circuito e as adaptações para garantir a segurança de todos.

“Amamos jogar com arena lotada, mas sabemos que isso não é possível e que este formato é o ideal para a fase que vivemos. Estamos felizes em poder voltar nesse esquema interno em Saquarema. A preparação para Tóquio será justamente o caminho que vamos percorrer, os torneios que vamos jogar até lá para nos prepararmos. E ter competições já no nosso calendário é muito bom”, declarou a medalhista olímpica.

As chaves de Ágatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca serão conhecidas na quinta-feira, após o qualifying. Além delas, outros 10 times já estão garantidos pelo ranking de entradas e wild card (convite). São eles Talita/Carolina Solberg (AL/RJ), Victoria/Tainá (MS/SE), Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Juliana/Josi (CE/SC), Hegê/Ângela (CE/DF), Val/Aline Lebioda (RJ/SC), Andressa/Vitoria (PB/RJ), Andrezza/Neide (AM/AL), Elize Maia/Thâmela (ES) e Taiana/Paula Pequeno (CE/SP).

Formato de disputa

Os 16 times (12 já garantidos e quatro que sairão da disputa do qualifying) serão divididos em quatro grupos com quatro duplas. Os primeiros colocados de cada grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória a mais, da repescagem. Quem termina na última posição de cada grupo na primeira fase está eliminado. O torneio segue em formato eliminatório direto, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Protocolo de prevenção

Todos os atletas farão um teste inicial para COVID-19 antes da competição. O resultado será enviado à CBV e, só diante disso, será confirmada sua inscrição. O atleta que testar positivo não irá competir. Um dia antes da competição, os atletas chegarão a Saquarema, responderão a um questionário, aferirão a temperatura, oximetria e farão novo teste de COVID-19.

Em caso de mais um resultado negativo, o atleta entra na disputa. A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia para retorno. O protocolo será exatamente o mesmo com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV.

A segunda etapa da temporada também será realizada em Saquarema, em outubro, entre os dias 15 a 18 (feminino) e 22 a 25 (masculino). As outras três etapas da temporada 20/21 ainda terão locais definidos, mas já possuem datas. A terceira parada será de 5 a 8 de novembro (feminino) e 12 a 15 de novembro (masculino). O quarto torneio será de 2 a 6 de dezembro, e o quinto de 16 a 20 de dezembro, com possibilidade de realização dos dois naipes.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES