Sorteio às 14h define o caminho do Brasil na Copa do Mundo 2014

Após seis anos de expectativa, seleções saberão nesta sexta-feira quem vão enfrentar e para onde vão viajar durante a Copa do Mundo do Brasil

Sorteio às 14h define o caminho do Brasil na Copa do Mundo 2014 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Contra quem o Brasil vai abrir a Copa do Mundo no dia 12 de junho de 2014? Quais serão os primeiros rivais no caminho do tão sonhado hexacampeonato da Seleção? Que zagueiros terão a árdua missão de parar Messi e Cristiano Ronaldo? Aliás, o argentino e o português vão se enfrentar? E a Espanha, atual campeã, vai exibir seu futebol envolvente em que cidades do país?

Todas essas perguntas, e muitas outras, serão respondidas nesta sexta-feira, no Sorteio Final da Copa, que será realizado a partir das 14h no horário de Brasília, 13h na Costa do Sauípe. Desde que o Brasil foi anunciado como sede do Mundial, há pouco mais de seis anos, torcedores e fanáticos pelo esporte mais popular do planeta sonham com a chance de receberem o torneio novamente depois de 64 anos.

A partir desta sexta, eles poderão desenhar em suas mentes as partidas, os lances, os gols, os estádios... É o pontapé inicial da Copa do Mundo na imaginação do público, e um passo muito importante na preparação das seleções, que saberão em que cidades vão atuar e, a partir disso, definirão suas bases entre os meses de junho e julho do ano que vem.

Em busca de exterminar de vez o tão falado fantasma de 1950, quando perdeu o Mundial no Maracanã para o Uruguai, o Brasil é quem tem cenário mais definido. Sabe que será o cabeça de chave do Grupo A, vai abrir a Copa no dia 12 de junho, em São Paulo, e depois jogará em Fortaleza e Brasília nos dias 17 e 23, respectivamente.

Os outros cabeças de chave foram definidos com base no ranking da Fifa de outubro, medida que causou polêmica ao tirar seleções tradicionais como Itália e Inglaterra de seus lugares habituais. Vão encabeçar os demais grupos os sul-americanos Argentina, Uruguai e Colômbia, além das europeias Alemanha, Espanha, Bélgica e Suíça.

Outra decisão polêmica foi a de alterar a regra que determinaria qual seleção do Velho Continente vai migrar do pote 4 para o pote 2. Inicialmente seria a equipe de pior ranking, no caso a França. Na terça, porém, a Fifa anunciou que haveria um sorteio entre as nove europeias que não são cabeças de chave.

- Quando se muda algo que já está decidido, fica menos transparente. Pode até ser melhor, mais lógico, mas não me parece certo. Tem de se manter até o fim - contestou Carlos Queiroz, técnico do Irã, apenas um dos que se manifestaram contrários à decisão da entidade.

A primeira torcida, portanto, será entre os europeus. Ninguém quer se mudar para o pote 2, pois essa seleção terá, obrigatoriamente, que enfrentar um sul-americano e outro vizinho da Europa já na primeira fase.

- É o pior! - bradou o italiano Fabio Capello, técnico da Rússia, bem-humorado enquanto isso é apenas uma hipótese para a equipe.

Até o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, admitiu que entender todo o mecanismo do Sorteio Final não está entre as tarefas mais fáceis. O GloboEsporte.com facilitou ao criar um infográfico que explica detalhadamente cada passo do evento.

As comissões técnicas deverão acompanhar a retirada das bolinhas com mapas em mãos. As distâncias entre as cidades assustam. A seleção que ocupar a posição 4 no Grupo G terá de viajar por quase 5,6 mil quilômetros apenas na primeira fase. Já o cabeça de chave do Grupo H vai percorrer menos de 700 quilômetros. Uma diferença significativa no planejamento.

E quem já deu tantas alegrias com os pés será responsável por decidir o futuro dos países com as mãos. Craques eternos vão sortear as bolinhas: do capitão do penta, Cafu, ao carrasco de 50, Ghiggia, desfilarão no palco, dirigidos por Valcke, o francês Zidane, o italiano Cannavaro, o argentino Kempes, o alemão Matthaus, o espanhol Hierro e o inglês Hurst.

Pelé também vai participar, só não se sabe como. A presença do melhor jogador de futebol de todos os tempos é um enigma. Vai haver música: Alcione, Alexandre Pires, Emicida, Vanessa da Mata, Margareth Menezes, Olodum e a coreógrafa Deborah Colker vão se apresentar. Enquanto a Brazuca, bola da Copa, não rola, as bolinhas roubarão a cena.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES