Carioca: Em clima de despedida, Dedé faz gol e pênalti, e Vasco vence o Quissamã por 3 x 1

Vasco bate Quissamã por 3 a 1 e rebaixa adversário. Dedé admite proposta do Cruzeiro e pode não vestir mais a camisa cruz-maltina em São Januário

Dedé comemora gol em possível despedida de São Januário | Bruno Turano/Agência Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Arquibancadas quase às moscas, com 871 pagantes, podem ter testemunhado o último jogo de Dedé em São Januário neste sábado. E com gol, pênalti e vitória. O Vasco bateu o Quissamã por 3 a 1, pela penúltima rodada da Taça Rio, em jogo útil apenas para o técnico Paulo Autuori fazer observações - já que os cruz-maltinos foram a campo sem chances de classificação para as semifinais. Tenorio, outro com possibilidades de sair, fez o segundo, Thiaguinho marcou o terceiro e Gustavo descontou para o time do norte fluminense, em pênalti cometido por Dedé. Com a derrota, o Quissamã está rebaixado.

O próprio zagueiro admite ter uma proposta do Cruzeiro. Ele não se vê em condições de garantir que seguirá no clube. Reconhece a possibilidade de sair. Não por acaso, ouviu gritos de "Fica, Dedé" dos torcedores. Ao fazer o gol, beijou o escudo que defendeu a ponto de ganhar o apelido de "Mito".

- Meu nome está igual a uma bolinha de pingue-pongue, batendo lá e cá. O que sei de concreto é que tem uma proposta do Cruzeiro. Tenho um carinho especial pelo Vasco e procuro fazer minha parte da melhor maneira. Ainda não sei o que pode acontecer - afirmou o defensor.

O jogo foi um bom teste para o Vasco. O time deu sinais de evolução, especialmente no primeiro tempo. Autuori teve a chance de analisar alternativas - Nei na lateral esquerda, Thiaguinho na frente, Dakson mais liberado para chegar ao ataque. Com a vitória, o Gigante da Colina subiu para sete pontos, na quinta colocação do Grupo A. A equipe se despede do Campeonato Carioca no próximo sábado, contra o Madureira, fora de casa. O Quissamã, com apenas dois pontos, visita o Friburguense no domingo.

Usar a cabeça

O Vasco usou a cabeça no primeiro tempo. E não apenas para fazer os dois gols, com Dedé e Tenorio. Também usou para pensar. O time deu sinais de lucidez, algo tão raro na temporada, e foi capaz de trocar passes, elaborar jogadas, fazer infiltrações - em parte, graças à evidente fragilidade do Quissamã.

A equipe comandada por Paulo Autuori dominou o adversário. Só abriu o placar aos 32 minutos, mas poderia ter alcançado o gol bem antes. Dakson foi figura bastante ativa em campo. Arriscou dois chutes a gol, ambos defendidos pelo arqueiro rival. Também deixou Thiaguinho na cara do gol, mas o atacante chutou em cima do goleiro Ricardo. O próprio Thiaguinho, porém, foi eficiente ao colocar a bola na cabeça de Dedé. Livre, o zagueiro desviou e faz aquele que pode ter sido seu último gol pelo vasco. Em seguida, Tenorio, também de cabeça, em cruzamento de Bernardo, ampliou.

O jogo estava sob domínio absoluto do Vasco, mas aí Dedé falhou. Em disputa de bola com Marquinho, ele derrubou o adversário na área. Gustavo cobrou e descontou para o Quissamã.

Sob controle

O Quissamã não teve forças para reagir no segundo tempo. O Vasco seguiu superior. Teve o jogo sob controle. Ora com Dakson, ora com Bernardo, o time comandado por Autuori seguiu mais perto do gol do que seu adversário. Ricardo voltou a trabalhar para evitar um placar mais gordo. Romário, que foi a campo no intervalo, no lugar de Tenorio, foi mais um observado pelo treinador vascaíno. Apresentou boa movimentação. Filippe Souto e Pedro Ken entraram no decorrer da etapa final - nas vagas de Sandro Silva e Bernardo.

Quase no fim da partida, Dakson foi derrubado na área. A torcida pediu para Dedé bater. Ele aplaudiu, mas fez um sinal de negativo. Thiaguinho partiu para a cobrança. Bateu forte, no canto esquerdo do goleiro, e fechou o placar: 3 a 1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES