Empate por 1 a 1 atrasa título do Goiás e dificulta acesso do São Caetano à série A

Azulão segue em quinto e dependerá de combinação na última rodada. Já equipe goiana será campeã se vencer o Joinville no próximo sábado

Walter finaliza no Anacleto Campanella | Luis Moura / Agência Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O São Caetano teve a vitória nos pés. Mais precisamente nos pés de Aílton. O meia perdeu pênalti no fim do segundo tempo e perdeu a grande chance de marcar o gol da vitória contra o Goiás. O empate por 1 a 1 manteve o Azulão na briga pelo acesso e adiou a conquista do título pelo Goiás, que já está garantido na Série A do ano que vem. Com 75 pontos, o time esmeraldino jogará no próximo sábado contra o Joinville, em Goiânia, e será campeão se vencer.

Já o Azulão, que chegou aos 68 pontos, terá de fazer contas. O resultado deste sábado, na penúltima rodada da Segundona, só não foi pior porque os concorrentes diretos também empataram. Para conquistar o acesso, o São Caetano precisará vencer o Guarani, fora de casa, no próximo sábado, e torcer para que o Atlético-PR perca para o Paraná, ou para que o Vitória seja derrotado pelo Ceará.

Com o acesso garantido, o Goiás começou de maneira tranquila e disposto a esperar o São Caetano para explorar uma de suas armas mais eficientes ao longo da Série B: o contra-ataque. Entretanto, o início do jogo foi o próprio time visitante que saiu mais para o jogo. O São Caetano demorou a se achar no ataque e correu alguns riscos nos minutos iniciais. Aos 13 minutos, Walter encontrou Renan Oliveira, que rolou para Ricardo Goulart. O meia saiu em boa condição para finalizar, mas chutou fraco, nas mãos de Luiz.

O primeiro bom lance do Azulão ocorreu aos 18 minutos. E não foi um lance qualquer. Danielzinho deu um belo drible em Vítor e cruzou para a área. O atacante Leandrão furou e desapontou o técnico Aílton Silva, que o escalou no lugar de Vandinho. Para piorar, Leandrão ainda se chocou com o goleiro Harlei, que precisou receber atendimento médico de quase cinco minutos.

A pequena pausa, contudo, não esfriou a equipe da casa, que finalmente parecia despertada. Aos 25, após cruzamento de Samuel Xavier, o zagueiro Valmir Lucas se esticou todo e quase marcou contra. O corte foi providencial, já que Leandrão fechava na segunda trave. O tempo passava e Danielzinho ficava mais à vontade, infernizando o lado direito de defesa do Goiás. O atacante levava vantagem em quase todos os lances e criava muito no setor ofensivo para o Azulão.

A pequena superioridade não foi traduzida em gols. Outra boa chance ocorreu aos 35. O volante Moradei chutou forte de fora da área e obrigou Harlei a fazer grande defesa. O líder da Série B voltou a atacar em dois lances isolados. O atacante Walter chutou cruzado após receber passe de Ricardo Goulart e levou perigo. Aos 45, Egídio cobrou falta, a bola desviou na barreira e quase sobrou para Renan Oliveira. Antes do meia esmeraldino, a defesa do São Caetano afastou.

Danielzinho desequilibra

No início do segundo tempo, o jogo foi um pouco mais aberto do que o primeiro, mas o cenário não mudou muito. Diferente mesmo foi a chance incrível perdida por Renan Oliveira logo no primeiro minuto da etapa complementar. Após cruzamento para área o Azulão, Walter escorou de cabeça para o meia esmeraldino, que livre, dentro da pequena área, finalizou por cima do gol de Luiz.

Assim como na etapa inicial, o São Caetano tomou mais as ações do jogo e atacou mais. O empate era ruim para as pretensões do clube, que ainda luta por uma vaga na primeira divisão. Aos dez minutos, após cobrança de escanteio, Wágner cabeceou, e a bola tirou tinta da trave de Harlei. No minuto seguinte, o então sumido Pedro Carmona chutou no canto esquerdo, e o goleiro do Goiás defendeu.

Os ataques viraram pressão e superioridade total do time da casa. Assim como no primeiro tempo, Danielzinho estava inspirado. Aos 14, o atacante recebeu na entrada da área, limpou para a direita e chutou no fundo das redes de Harlei: 1 a 0 São Caetano. Sem se acomodar, o Azulão seguiu na pressão e, por pouco, não ampliou. Pedro Carmona cruzou na cabeça de Vandinho, que finalizou por cima.

Goiás empata, e Harlei pega pênalti

Vandinho havia entrado no lugar de Leandrão no intervalo, mas não teria mais oportunidades para ajudar o São Caetano. Aos 26, após enfiada de bola, o atacante caiu na área e recebeu o cartão amarelo por simulação. Como já havia sido advertido, o atacante foi expulso pelo árbitro Leandro Vuaden. A expulsão foi uma ducha de água fria para os donos da casa, que viram o Goiás empatar pouco tempo depois. Discreto em campo, Egídio, que chegou a ser dúvida, cruzou para Amaral, que cabeceou dentro da área e empatou: 1 a 1.

No fim da partida, o zagueiro Valmir Lucas, do Goiás, também foi expulso. O jogador cometeu falta dura em Danielzinho, levou o segundo amarelo e também teve de deixar o gramado. Ainda restava uma esperança. Com dez jogadores para cada lado, o São Caetano voltou a atacar. Danielzinho era o melhor em campo. Aos 41, ele foi derrubado dentro da área, e o juiz marcou pênalti. Aílton foi para a cobrança e chutou forte. Porém, Harlei caiu bem no canto esquerdo e fez a defesa que garantiu o empate em São Caetano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES