Empresas vão custear DNA para achar restos mortais de Garrincha

A administração do cemitério não sabe onde o corpo do atleta está

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos três empresas já demonstraram interesse em custear os exames de DNA que deverão ser realizados para descobrir se os restos mortais do ex-jogador do Botafogo e da seleção brasileira Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, estão enterrados em um dos dois túmulos onde consta o nome do craque, no cemitério de Raiz da Serra, em Magé, na Baixada. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira, pela prefeitura da cidade. O município vai pedir que laboratórios especializados façam o exame. Para possibilitar um confronto com as ossadas, será necessário que parentes de Garrincha cedam seu material genético.

A administração do cemitério não sabe onde o corpo do atleta, sepultado há 34 anos, está. Admite, inclusive, que possa ter sido perdido num processo de exumação nos anos 80.

Segundo o procurador-geral do Município, Paulo Henrique Pinto de Mello, uma reunião está sendo agendada com os familiares do bicampeão mundial com o objetivo de obter a autorização para exumação dos restos mortais nas duas sepulturas, uma delas de uso coletivo de parentes do craque.

— Já existem empresas querendo fazer a doação desse serviço (DNA) —disse.

Neto de Garrincha, Luiz Marques acredita que o corpo continue no primeiro túmulo. Segundo ele, a reunião de família sobre o assunto será até a semana que vem. O craque teve nove filhos. Mas, na prática, para a exumação bastaria o aval de João Rogoginsky, de 70 anos, sobrinho do atleta e titular do jazigo coletivo, onde o jogador foi originalmente sepultado, dia 20 de janeiro de 1983. O outro túmulo, feito em 1985, pertence à prefeitura.

Investigação policial

Rosângela Santos, uma entre nove filhos de Garrincha, esteve nesta quarta-feira no cemitério e encontrou o prefeito Rafael Tubarão. Ouviu dele a promessa que, após a localização dos restos mortais de seu pai, um novo túmulo será construído pela prefeitura para receber a ossada do ex-jogador. Os dois já existentes estão em péssimo estado de conservação.

O delegado Antônio Silvino, da 66ª DP (Piabetá) disse que vai abrir uma investigação sobre o caso.

— Vamos solicitar a cópia do exame de DNA. Também vamos aguardar que parentes do ex-jogador que se sentirem lesados venham à delegacia — disse.

A ex-prefeita Núbia Cozzolino disse que seu falecido pai, o ex-prefeito Renato Cozzolino, nada tem a ver com o fato de a ossada de Garrincha ter localização incerta.

— Meu pai morreu em 1986 e apenas construiu o obelisco — disse.

Repercussão internacional

A notícia divulgada dando conta de que a Prefeitura de Magé e parentes de Garrincha não sabem onde está enterrado o atleta teve repercussão internacional. O site do jornal espanhol “Marca” destacou a história e lembrou que o jogador foi ídolo do Botafogo e da seleção brasileira. Já o português “A Bola” deu destaque ao fato de a administração do cemitério cogitar a hipótese de os restos mortais de Garrincha terem se perdido”. O argentino “La Nacion” disse que o Brasil está “entre a incerteza e a indignação”.

Biógrafo de Garrincha, o escritor Ruy Castro, autor do livro “Estrela solitária”, que conta a história do ídolo, comentou o destino incerto da ossada do craque.

— O que foi levado foram as ossadas. O corpo e a alma foram embora com ele vivo graças à incapacidade do Brasil em lidar com o alcoolismo — concluiu.

A assessoria do Botafogo disse em nota que o clube “está acompanhando o desenrolar” das investigações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES